Aviadores Portugueses 1ª GM

• 6 Respostas
  • 6892 Visualizações
*

JACARÉ

• 23
  • +0/-0
Aviadores Portugueses 1ª GM
« em: Outubro 03, 2007, 05:06:29 pm »
Viva,

Gostaria de saber se alguém tem informações sobre os pilotos portugueses em França durante a Grande Guerra. Sei que ficaram espalhados por  esquadrões franceses e britânicos mas desconheço quais e que tipo de aviões pilotaram.

Qualquer info é bem vinda.

Obrigado

*

André

• Investigador
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 05, 2007, 04:31:49 pm »
1917 – No âmbito da participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial é prevista a criação dos Serviços de Aviação do Corpo Expedicionário Português que não chegam a ser activados. A maioria dos militares enviados para França para formarem o serviço integram-se em unidades de aviação francesas e britânicas, onde se tornam os primeiros aviadores portugueses a entrar em combate.

1917 – É enviada para Moçambique uma Esquadrilha Expedicionária para participar nas operações contra os alemães. A esquadrilha torna-se uma das primeiras unidades de aviação militar de África.

1918 – A aviação do Exército é reorganizada, passando a denominar-se Serviço de Aeronáutica Militar e integrando a Direcção de Aeronáutica directamente dependente do Ministro da Guerra, as Escolas Militares de Aviação e de Aerostação, as Tropas Aeronáuticas (de Aviação e de Aerostação) e o Parque de Material de Aeronáutica.

Wikipédia

*

Miguel Sá

• 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 09, 2007, 10:18:28 pm »
Esta sua questão fez-me ir à procura de uns cromos que comprei à muito tempo, à tanto tempo que já nem me lembro quando. Mas seguramente à mais de 15 anos.
Era uma coleção sobre a Aviação Militar da Grande Guerra. Nem caderneta tenho só uns cromos desenhados.
Nessa colecçaõ que fala dos vários Ases Aliados e das Potencias Centrais.
Um Português, Oscar Monteiro Torres tem direito a 3 cromos, 105-107.

Nasceu em Luanda em 1889 e era tenente de cavalaria quando começa a guerra tendo ido para o Reino Unido receber formação como piloto.
É colocado em Shoques no Esquadrão 10 da força aérea francesa, uma unidade de observação equipada com bilugares.
Fruto da amizade que tinha com o Às francês Georges Guynemer é colocado como piloto de caça na Esquadrilha SPA 55.
Faleceu em combate em 19.11.1917 quando terá caído num armadilha.
Estando em patrulha com um oficial francês comandante da Esquadrilha francesa SPA 65 do 13º Grupo de Caça, atacaram 2 aviões bilugares de reconhecimento alemães mas foram igualmente atacados por 3 Fokker alemães. O oficial francês conseguiu escapar mas o Major Oscar Monteiro Torres ficou gravemente ferido e o seu aparelho Spad colidiu com o solo.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10922
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 09, 2007, 11:29:44 pm »
Citação de: "Miguel Sá"
Esta sua questão fez-me ir à procura de uns cromos que comprei à muito tempo, à tanto tempo que já nem me lembro quando. Mas seguramente à mais de 15 anos.
Era uma coleção sobre a Aviação Militar da Grande Guerra. Nem caderneta tenho só uns cromos desenhados.
Nessa colecçaõ que fala dos vários Ases Aliados e das Potencias Centrais.
Um Português, Oscar Monteiro Torres tem direito a 3 cromos, 105-107.

"Cavaleiros do Céu"!

Tinha uma quando era um garoto da primária e perdi-a há eras geológicas atrás. E comprei-a o ano passado por uns €25. Guardem as vossas colecções. :shock:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Benny

• Perito
  • **
  • 365
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 12, 2007, 04:06:37 pm »
Meu caro Luso,

Acaso não consegue digitalizar a capa e uma ou outra folha dessa preciosidade, para que todos as possamos apreciar (e para eu matar saudades)?

E quem se recorda de uma colecção de cromos de aeronaves famosas, das pastilhas Gorila, há uns 20 e tal anos atrás?

Benny

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10922
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 12, 2007, 04:37:36 pm »
Citação de: "Benny"
E quem se recorda de uma colecção de cromos de aeronaves famosas, das pastilhas Gorila, há uns 20 e tal anos atrás?

Benny

:wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

NaVeG

• 25
  • +0/-0
Re: Aviadores Portugueses 1ª GM
« Responder #6 em: Julho 31, 2008, 09:21:46 pm »
Citação de: "JACARÉ"
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre os pilotos portugueses em França durante a Grande Guerra.

Livros:
1. «Asas de Portugal - missões de guerra», publicado em Nov62 pelo ex-alf.mil.pilav Joaquim Guilherme Diniz Ferreira (edição do autor), prefaciado pelo gen.pilav Carlos da Costa Macedo;
2. «Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX», vd ref em
http://ultramar.terraweb.biz/06livros_a ... ardoso.htm
«antes morto, que español... »[/b]