Mas isso também acontece noutros países. Os militares nos EUA queixam-se exactamente do mesmo e não me parece que eles estejam mal servidos.
Dou-te um exemplo de que não é assim. No Iraque podes ver as evoluções da protecção dos veículos como camiões e Humvee, e também é visível a quantidade de improviso, vindo de sucatas e veículos destruídos. E estamos a falar da potência EUA e do caminho até aos MRAP com armas controladas remotamente.
http://www.radiodixie.cz/clanek/bizarre-american-gun-trucks-in-iraq



O grande problema é que temos uma economia anémica, baseada em salários baixos e em serviços. Não produzimos quase nada que tenha valor acrescentado e o pouco que produzimos e que dá algum retorno está nas mãos de algumas famílias que dominam a economia a seu bel-prazer sem qualquer concorrência (ainda me hão de explicar para que serve a Autoridade da Concorrência em Portugal) e que vão lavando os lucros através de leis à medida e do offshore da Madeira.
Plenamente de acordo. Mas é um problema estrutural que pelos menos desde os tempos da Economia de Transporte faz-se sentir.

E mais te digo, quando estalou a crise em Portugal eu tive a esperança (sou tão anjinho) que o FMI metesse alguma ordem nisto. Não passou duma oportunidade perdida para os portugueses e duma oportunidade de negócio para os grandes grupos.
A culpa é nossa mas também do FMI. Basta ver que rubricas simples como Fundações e Popós para os deputados a Troika não pegou, preferindo reduzir por exemplo pensões e subsídios de desemprego (e porque estamos a falar de defesa, os Gregos continuaram sempre com um orçamento de defesa alto
https://www.businessinsider.com/why-greeces-military-budget-is-so-high-2015-6 ).
https://sicnoticias.sapo.pt/economia/2015-10-29-Estado-gastou-mais-de-360-milhoes-de-euros-na-frota-automovel
A Dinamarca com metade da nossa população tem um PIB superior ao nosso, a Holanda então nem vale a pena falar que a diferença é abismal. A Suécia com uma população igual à nossa tem um PIB duas vezes superior ao nosso. E é por isso que eles podem pensar em comprar brinquedos novos para as suas Forças Armadas, enquanto que nós nem sequer conseguimos dar horas de voo aos nossos pilotos, temos G-3 da guerra colonial, e andamos ultimamente a viver de brinquedos em segunda mão como os Leopard, os P-3 e as Classe M, tudo dos holandeses.
E o mais estúpido disto tudo? É que o problema está diagnosticado há 200 anos e continuamos a cometer os erros de sempre.
Pois mas novamente não é tudo tão linear. A Dinamarca que até tem uma boa defesa também fruto da sua economia, por exemplo abdicou dos submarinos (além de ir comprar aquele computador com asas chamado F35

), e agora torce o nariz, até porque para armar os navios que já tem, que remédio tem em continuar sem a arma submarina (e mar não lhe falta para defender, sendo que apesar da frota ser boa, falta-lhe um elemento dissuasor que até já teve).
http://www.euro-t-guide.com/See_Coun/Denmark/CPH/DK_See_Holmen_Peder_Skram_1-1.htmSuécia, Holanda e Bélgica venderam ou desactivaram muita coisa (sorte a nossa que compramos as M e os Leo2 a preço de saldo

), e quando começou a ser visível que afinal a guerra fria apenas tinha "aquecido" ligeiramente, toca a começar a investir outra vez, o que com as flutuações cíclicas da economia não foi fácil. Por exemplo o JSS Karel Dorman tentaram vende-lo ainda no estaleiro.

Por último, a questão dos brinquedos. Num país de capelinhas, políticos da treta, grupos e grupecos de pressão, instituições ocultas, fora da lei e com uma população que privilegia (com raras excepções), a casa, o carro e as férias nos destinos da moda (além da bola e do calor), prefiro comentar os tais brinquedos. Mas deixo-te uma achega: Quando investimos no Merlin, compramos um "topo de gama", mas não assinamos os contratos de manutenção quer com o fabricante do helicóptero quer com o fabricante das turbinas, o que deu como resultado poucos a voar e re-activarmos os Puma. Alguém fez contas a quanto custou ou foi responsabilizado pela asneira ( é que pelo menos com o material em segunda mão, se não me está a escapar algo, não acontece, pelo que, se calhar...

) ?
https://ogrunho.wordpress.com/2008/11/16/ainda-sobre-a-reativacao-dos-sa-330-puma-na-fap/ 
Cumprimentos