Guarda Prisional

• 823 Respostas
  • 308975 Visualizações
Re: Guarda Prisional
« Responder #465 em: Novembro 09, 2010, 10:40:59 am »
Bom dia a todos, alguem por aqui tem uma noção acerca do que consiste a 1ª fase dos teste psicologicos?
Se sao exames de calculos com tempo limite ou se sao perguntas de caracter pessoal.

Agradeço resposta

Pedro

*

Jorgenaz

• 356
  • +0/-0
« Responder #466 em: Novembro 09, 2010, 02:22:09 pm »
yaps , é isso mesmo .
primeiro ex. de calculo , raciocinio rapido , cubos etc

depois ( no mesmo dia ) questoes sobre nos e sobre como agiamos em determinada situação ...

ex : quando esta sozinho , tem necessidade de falar com outras pessoas ?

eles dao tipo hipoteses de resposta . do genero ( ja nao me lembro bem ) muito imenso nunca...

outro ex : este saiu no ultimo concurso

mesmo sabendo que nunca era apanhado/descoberto declararia todos os produtos na alfandega ? eu respondi sim

dois colegas meus responderam ; não .

eu passei eles não .

claro que não foi por esta pergunta que chumbaram , mas por muitas outras do genero , em que cada um tem uma resposta diferente do colega , ou simplesmente nao leram bem o que lhes era pedido e responderam mal por isso.

porque conheço bem esses dois colegas e tenho quase a certeza que nao ia "roubar" nada numa situação dessas e mesmo que fossem roubar como é obvio nao o iam dizer mt menos num concurso  para uma força de segurança.

*

Tânia Lopes

• 49
  • +0/-0
« Responder #467 em: Novembro 18, 2010, 07:58:45 pm »
Bem agora quanto tempo teremos que esperar até sairem os resultados!?

Achei os testes psicotecnicos da GP bem mais acessiveis que os da PSP, mas muitas vezes o que se apresenta como acessivel tem as suas rasteiras!

A ver vamos ... Cumps pessoal!
Entrega e Dedicação versus Vitória.

*

smseixas

• 7
  • +0/-0
« Responder #468 em: Novembro 27, 2010, 03:56:06 am »
Eu também achei os da PSP mais complicados, tive 8.5 se não estou em erro, correram-me mal, fiquei logo conciente que não me ia safar e assim foi..
Os da GP acho que foram mais asseciveis mas mesmo assim complicados, o nervosismo é muito, pelo menos da minha parte, ainda bem que me safei e venha lá a 2º fase.
Já agora alguem me pode dizer como é essa fase!? Em que consiste? Quais as provas que vamos realizar? É so entrevista?

Obrigado
Sérgio Miguel Seixas

*

rhuyh

• 1
  • +0/-0
« Responder #469 em: Novembro 28, 2010, 07:04:55 pm »
Alguem me pode dizer como vou ver os resultados da 1ª fase dos psicotecnicos??

*

Carlos Lucas

• 58
  • +0/-0
« Responder #470 em: Novembro 28, 2010, 07:22:23 pm »
Citação de: "rhuyh"

Boa noite rhuyh
Tens de ir ao site da guarda prisional, http://www.dgsp.mj.pt/. Depois de aberta a pagina clica em recursos humanos/concursos e procuras o que interessa-te.

Cumprimentos

*

rafa

• 11
  • +0/-0
« Responder #471 em: Novembro 29, 2010, 03:17:23 pm »
Citação de: "smseixas"
Eu também achei os da PSP mais complicados, tive 8.5 se não estou em erro, correram-me mal, fiquei logo conciente que não me ia safar e assim foi..
Os da GP acho que foram mais asseciveis mas mesmo assim complicados, o nervosismo é muito, pelo menos da minha parte, ainda bem que me safei e venha lá a 2º fase.
Já agora alguem me pode dizer como é essa fase!? Em que consiste? Quais as provas que vamos realizar? É so entrevista?

Obrigado
Sérgio Miguel Seixas

as provas que vamos realizar são as que constam na abertura de concurso,provas psicomotoras, despistes de daltonismo e assim.

a entrevista é só na 3º fase com a prova de grupo.

*

Rms

• 123
  • +0/-0
« Responder #472 em: Novembro 29, 2010, 07:59:40 pm »
Citação de: "Carlos Lucas"
Citação de: "rhuyh"

Boa noite rhuyh
Tens de ir ao site da guarda prisional, http://www.dgsp.mj.pt/. Depois de aberta a pagina clica em recursos humanos/concursos e procuras o que interessa-te.

Cumprimentos

Muito bem:)cerca de 300elementos do sexo Masculino e 60elementos do sexo Feminino, no nosso concurso por esta
fase já só eramos cerca de 226.
Parabens aos que passaram, e agora penso que estão encaminhados, o pior já terá passado.
Abraços

*

Jorgenaz

• 356
  • +0/-0
« Responder #473 em: Novembro 29, 2010, 11:44:36 pm »
pois mas mesmo assim não baixaram o padrão de exigência , se bem me recordo entraram muito menos do que esses 226... eu fiquei pelos psicomotores ( injustamente ou não ) . Se não estou em erro só meteram 180 .

mas a vida continua ... entrei depois na Policia Municipal de Mafra e neste momento na PSP. ( em que posso dizer os métodos de selecção eram bem mais exigentes ) , por isso não facilitem em nada , nem tomem nada por garantido ....

*

Rms

• 123
  • +0/-0
« Responder #474 em: Dezembro 08, 2010, 01:21:53 am »
Ola Jorgenaz, fico contente por pelo menos teres entrado na PSP, lembro muito bem de ter-mos conversado sobre a tua situação:(.
Só entramos para o curso198, no fim ficamos 194/195.
Agora para a rapaziada do novo curso....Especial pedido do SmSeixas e Miguel baptista ai vai

Na segunda fase faz-se 4 provas que são;
1ª - Num livro que eles apresentam têm de descobrir um numero numa pagina aliatória(é igual ao livro que vos mostraram na prova médica)para fazer teste ao daltonismo;
2ª - Existe uma caixa com uma luz para a qual tem de se olhar e vai apagando e acendendo alternadamente e através de um joystick tipo pêra que vos dão têm de carregar no botão do joystick o mais rápidamente possivel quando a luz acender;
3ª - É uma caixa onde tem um percurso e tem de se controlar um ponto com duas manetes da forma que não toque nas paredes do percurso, aquilo tem uns auscultadores e quando saírem fora do percurso aquilo faz um som.
E a 4ª é uma caixa que tem uma visor onde apareçe um número de cada vez e por baixo estão vários números e tem de se meter uma ficha na ranhura do número que apareçe no visor, as ranhuras estão na transversal, horizontal e vertical consoante o número e os números estão todos baralhados, não estão por ordem.

As provas estão por ordem na sala mas não quer dizer que seja esta a ordem de execução, depende do pessoal que estiver na sala a fazer os exercicios e da máquina que esteja livre.

Quanto á dinâmica de grupo, 3ªFase aconselho a falarem muito e não exitem a falar, o tema que nos deram era a que se devia o aumento da criminalidade, e ai é debater mas nada de botar abaixo o camarada, é preciso falar e deixar falar e chegar a um concenso.
Na entrevista perguntam variadas coisas, a mim perguntaram-me porque tinha concorrido, no que trabalhava, que empregos já tinha tido, que desportos praticava e os meus pontos fortes e fracos. Sejam vocês mesmos, convictos da realidade para onde vão trabalhar, se têm todo apoio da familia namorada esposa...e atenção as perguntas de personalidade que vos fizeram na tal folha da 1ªFase dos psicotécnicos, é aqui que aparecem as tais perguntas tão simples e é aqui que eles vão saber se são coerentes e verdadeiros.

O conteúdo da entrevista varia de psicólogo para psicólogo.

A mim a dinâmica de grupo não me correu muito bem mas felizmente fiquei apto.

Eles no final da 3ª fase dão logo um papel onde consta se ficaram aptos ou não.
Vai correr tudo bem pessoal,
Abraço

*

ripcool

• 24
  • +0/-0
« Responder #475 em: Dezembro 10, 2010, 06:02:31 pm »
Citação de: "Rms"
Ola Jorgenaz, fico contente por pelo menos teres entrado na PSP, lembro muito bem de ter-mos conversado sobre a tua situação:(.
Só entramos para o curso198, no fim ficamos 194/195.
Agora para a rapaziada do novo curso....Especial pedido do SmSeixas e Miguel baptista ai vai

Na segunda fase faz-se 4 provas que são;
1ª - Num livro que eles apresentam têm de descobrir um numero numa pagina aliatória(é igual ao livro que vos mostraram na prova médica)para fazer teste ao daltonismo;
2ª - Existe uma caixa com uma luz para a qual tem de se olhar e vai apagando e acendendo alternadamente e através de um joystick tipo pêra que vos dão têm de carregar no botão do joystick o mais rápidamente possivel quando a luz acender;
3ª - É uma caixa onde tem um percurso e tem de se controlar um ponto com duas manetes da forma que não toque nas paredes do percurso, aquilo tem uns auscultadores e quando saírem fora do percurso aquilo faz um som.
E a 4ª é uma caixa que tem uma visor onde apareçe um número de cada vez e por baixo estão vários números e tem de se meter uma ficha na ranhura do número que apareçe no visor, as ranhuras estão na transversal, horizontal e vertical consoante o número e os números estão todos baralhados, não estão por ordem.

As provas estão por ordem na sala mas não quer dizer que seja esta a ordem de execução, depende do pessoal que estiver na sala a fazer os exercicios e da máquina que esteja livre.

Quanto á dinâmica de grupo, 3ªFase aconselho a falarem muito e não exitem a falar, o tema que nos deram era a que se devia o aumento da criminalidade, e ai é debater mas nada de botar abaixo o camarada, é preciso falar e deixar falar e chegar a um concenso.
Na entrevista perguntam variadas coisas, a mim perguntaram-me porque tinha concorrido, no que trabalhava, que empregos já tinha tido, que desportos praticava e os meus pontos fortes e fracos. Sejam vocês mesmos, convictos da realidade para onde vão trabalhar, se têm todo apoio da familia namorada esposa...e atenção as perguntas de personalidade que vos fizeram na tal folha da 1ªFase dos psicotécnicos, é aqui que aparecem as tais perguntas tão simples e é aqui que eles vão saber se são coerentes e verdadeiros.

O conteúdo da entrevista varia de psicólogo para psicólogo.

A mim a dinâmica de grupo não me correu muito bem mas felizmente fiquei apto.

Eles no final da 3ª fase dão logo um papel onde consta se ficaram aptos ou não.
Vai correr tudo bem pessoal,
Abraço

Boas Rms e demais candidatos ao CGP.

Reparei que foste candidato do último curso que houve e que hoje és Guarda Prisional.
Aproveito aqui a oportunidade, uma vez que sou candidato no actual concurso, agora que exerces a função, queria que comentasses a tua nova experiência como por exemplo o teu dia-a-dia na E.P., os diferentes serviços, camaradagem com os demais colegas, chefias, relação com a sociedade reclusa, como lidas com a pressão psicológica, se é que existe, e algo mais que queiras acrescentar. Pergunto também, se a actual experiência excede as tuas expectativas de quando eras candidato ou se de alguma forma te desapontou. Por fim, vês-te na profissão, sem reservas, até à reforma?

Cumprimentos e agradeço a atenção.

*

Rms

• 123
  • +0/-0
« Responder #476 em: Dezembro 14, 2010, 11:53:26 am »
Ola Ripcool

Seria uma resposta muito longa, mas vou tentar responder breve e a tudo.
Estou numa das piores cadeias, isto porque a comunidade reclusa é muito jovem e com penas muito pesadas, portanto daqui para qualquer lado qualquer cadeia é melhor...reclusos na maioria entre os 18anos e os 30anos, com penas entre os 12 e os 18anos, por essa razão os reclusos são mais irreverentes e muito pouco dados a regras e disciplina.
Houve um periodo de adaptação, ninguem está habituado a passar tanto tempo no meio de reclusos, esse periodo de adaptação é tambem o tempo necessário para se perceber que tudo é diferente do que vem nos livros(curso), não há prisões perfeitas. O nosso estado continua a acreditar na politica de reinserção social, ou seja, a acreditar que o recluso entra na cadeia e que vai sair de lá homem. Acontece com 10%dos reclusos e está relacionado com o tipo de crime, não acontece com os restantes, eles continuam a delinquir mesmo lá dentro e as politicas, regras que o estado cria não os faz mudar, nem nos protegem a nós... pouco podemos fazer o que faz de nós quase um empregado de hotel, aos reclusos só falta o livro de reclamações, isso é só o que me deixa desiludido, pressão só no momento em que apetece metê-los na linha e não se pode fazer nada a não ser participar :) Em qualquer lado só quem conhece o sistema percebe onde estão os problemas.
Sim vejo-me na profissão, e tento fazer o que me pedem, as coisas estão a correr bem, tenho orgulho da farda que visto e não me arrependo de aqui estar, os mais velhos ajudam muito e estão connosco, podia ser mais como vem nos livros, mas isso tambem é impossivel.
Grande abraço

*

mojito

• 15
  • +0/-0
« Responder #477 em: Dezembro 22, 2010, 08:57:41 pm »
Boas, caro Rms, visto ser do ultimo curso da GP, gostaria de saber como funciona em termos contratuais, depois de finalizado o curso, fica-se logo efectivo, ou primeiro é contrato de alguns anos? ouvi umas coisas tou k essa duvida...
Acredito que é preciso ser-se forte psicologicamente para esta profissão.

Cumprimentos

*

btlb29

• 11
  • +0/-0
« Responder #478 em: Janeiro 05, 2011, 09:48:03 pm »
boa noite.
alguem me podia esclarecer em que consiste o curso para guarda prisional?
se tem muito treino fisico ou e mais a base de estudo?
obrigado

*

jakob1985

• 17
  • +0/-0
« Responder #479 em: Janeiro 10, 2011, 02:21:32 am »
olá a todos...
 fiquei apto na 3ª e ultima fase dos psicotecnicos, possivelmente irei ser seleccionado para frequentar o curso.
Gostaria de perguntar ao pessoal que ja frequentou este curso/formação nos anos anteriores, a data de duração, o grau de dificuldade, quais as areas de estudo, etc.

um abraço,
 jakob85