Boas pessoal,
isto é só Para o Sr. trafaria, uma Pergunta você é PSP? É de algum dos últimos dois cursos? Parece que sim.. Pois bem é com pesar que tenho que responder no vosso fórum, a Guarda Prisional é uma instituição bastante nobre e distinta, conheço muitos bons profissionais lá… Para O SR Trafaria, sou PSP há 15 anos ao qual tenho muita honra em servir, mas pelas suas intervenções neste forum tenho que intervir, e aqui vai transcrito ( não estou a inventar):
“Os Serviços Prisionais integram uma força de segurança, o Corpo da Guarda Prisional, que assegura a vigilância e a segurança dos estabelecimentos prisionais e das outras instalações da DGSP. A Guarda Prisional é, ainda, encarregue do transporte e guarda de reclusos, da custódia de detidos fora dos estabelecimentos prisionais e da recaptura de reclusos.
A Guarda Prisional inclui mais de 4000 efectivos, que constituem cerca de 2/3 do pessoal da DGSP. Como órgão superior existe o Conselho Superior da Guarda Prisional, presidido pelo director-geral dos Serviços Prisionais, que se destina dar pareceres e a pronunciar-se sob o funcionamento do Corpo.
O Corpo da Guarda Prisional integra, ainda, uma unidade especial, o Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP), responsável pela prevenção e repressão de distúrbios graves no interior dos EP, escolta a reclusos perigosos ou de alto risco, remoções de reclusos a longas distâncias e transporte e protecção do director-geral dos Serviços Prisionais. O GISP inclui unidades tácticas, designadas "esquadrões de intervenção e segurança".”
VEJA O QUE ESTA SUBLINHADO E APRENDA!
Pesa-me que pessoas que fazem comentários destes, como frustados ( possivelmente tentou concorrer para a Guarda Prisional e não conseguiu, é um dos muitos milhares), assinem por baixo Forum da PSP.
Fique sabendo que há muitos alunos do Curso que esta a terminar se não fosse este tempo de espera, tinham ido para a Guarda Prisional.
Face à conjuntura que o pais actualmente atravessa, infelizmente (espero que temporariamente), de todas as Forças de Segurança a PSP, “ é a força mais pobre”, e isso já se reflecte nas desistências dos candidatos, ou seja, Há espinhos em todas as profissões nós temos os nossos e os GP tem os deles, mas neste momento em termos de carreira estão muito melhores que nos, a nível de vencimento, regalias, folgas, anos de espera para casa, idade de aposentação, e ao que parece com o novo estatuto q esta para vir ainda vai ser melhor.
Por isso Sr. Trafaria limite-se, e como se diz na gíria de “uma tropa especial”, deixe de ser besunta.
Para os candidatos:
Tenham calma, que os processos no MJ demoram bastante tempo, e um curso não é igual a outro,- acontece também na pj.
Cumprimentos