É mesmo! Que inveja! De onde veio o Mitchell?
Não se arranja ai mais umas fotos do Super Lynx, parece estar com uma pintura diferente comemorativa.
A minha contribucao:Chipimunk:
Um Airbus A310-300 da frota da TAP deixou no sábado em alarme os espectadores que assistiam à sexta edição do Portugal Air Show, em Évora, ao realizar uma manobra aparentemente perigosa, a baixa altitude. O aparelho, que fazia uma demonstração de performance, em jeito de despedida, uma vez que este modelo vai ser substituído, quase tocou com uma das asas no chão. Várias imagens captados pelos espectadores mostram o A310-300 a fazer uma aproximação à Terra e, antes de iniciar a subida, a quase tocar o chão com a asa.A sexta edição da bienal aeronáutica foi promovido pela Câmara Municipal de Évora e organizada pela empresa «Aeropress». O certame reuniu uma centena de expositores nacionais e estrangeiras ligados ao sector aeronáutico, como empresas construtoras, de manutenção e engenharia, controlo de tráfego aéreo, transportadoras, empresas de trabalho aéreo, aeroportos, handling, escolas de pilotagem e aero-clubes. Diário Digital
Airbus A310 da TAP causou alarme no Portugal Air Show CitarUm Airbus A310-300 da frota da TAP deixou no sábado em alarme os espectadores que assistiam à sexta edição do Portugal Air Show, em Évora, ao realizar uma manobra aparentemente perigosa, a baixa altitude. O aparelho, que fazia uma demonstração de performance, em jeito de despedida, uma vez que este modelo vai ser substituído, quase tocou com uma das asas no chão. Várias imagens captados pelos espectadores mostram o A310-300 a fazer uma aproximação à Terra e, antes de iniciar a subida, a quase tocar o chão com a asa.A sexta edição da bienal aeronáutica foi promovido pela Câmara Municipal de Évora e organizada pela empresa «Aeropress». O certame reuniu uma centena de expositores nacionais e estrangeiras ligados ao sector aeronáutico, como empresas construtoras, de manutenção e engenharia, controlo de tráfego aéreo, transportadoras, empresas de trabalho aéreo, aeroportos, handling, escolas de pilotagem e aero-clubes. Diário Digital
Não será ilusão óptica? É que o avião é enorme e o que parece baixo pode ser mais de 5 metros de altitude.
Citarjetway escreveu: ‹ Seleccionar › ‹ Expandir › Eu nem acredito que consigam gabar o Piloto do A310! Para mim é um tipo Perigoso ou Azelha que nao sabia a distancia a que o aparelho estava do chao nem intrepretar os avisos no cockpit! Se fosse em Inglaterra ou França ainda a esta hora estava a responder a todas as comisoes de organizaçao e estatais sobre a brincadeira! Estavam ali Homens, Mulheres e Crianças! Podia ter sido a abertura dos telejonais de todo o Mundo! Tantas conversas sobre segurança nos Festivais aereos em todo o mundo para depois se ver isto! So mesmo na Bodega deste Pais (Como diz o Wanderlei) A ponta da asa devia era sair-lhe do bolso para aprender, em vez de nós ainda pagarmos por arriscar a vida por irmos ver um festival aereo, onde aparecem tipos destes aos comandos de um Aviao daquele porte! Se era da FAP, quase que adivinho porque saiu de la! Muito Obrigado pelas Fotos, Rui! Desculpe a pergunta, mas o senhor assistiu à exibição ou é piloto qualificado para se exprimir nesses termos? Sabe quais eram as regras em vigor para exibições? Eu assisti à exibição num local privilegiado, do outro lado da pista com uma excelente vista, despojada de todo e qualquer elemento que pudesse interferir com o meu campo visual. Quase todas as imagens e comentários que aqui aparecem pertencem a pessoas que se encontravam do outro lado da pista, na zona do público e não tinham uma percepção correcta nem do local nem da manobra do piloto. E assisti acompanhado de um comandante da TAP, que nos dizia entre manobras que em momento algum a aeronave, a tripulação e o público esteve em perigo. E se têm dúvida, falem com o Comandante Munkelt Gonçalves, que acompanhou a tripulação nas sessões de simulator que antecederam esta exibição. Mas como eu não sou piloto, deixo-lhe aqui comentários de pilotos comandantes daquele aparelho na TAP: Comandante Victor Fernandes: "Boa Tarde, Começo por afirmar que, não me cabe a mim fazer qualquer tipo de comentário ou juízo de valor sobre a apresentação dos comandantes César Brito e Victor Pereira. Conheço-os e tenho por eles um enorme respeito profissional e uma grande estima pessoal. Qualquer um deles tem experiência no avião, conhecimentos técnicos "Q.B.", são ambos pilotos comandantes e instructores e reconhecidamente, profissionais de grande gabarito e sentido de dever. Olhando para esta fotografia, o que é que se pode observar? 1º - Os comandos de voo, estão todos perfeitamente nivelados (salvo uma ligeira diferença, entre os "flaperons", que indicia o início do nívelamento das asas ou o controlo (perfeito) do pranchamento, reparem que os Flight Spoilers estão todos deitados, o que confirma a não utilização abrupta ou "intensiva" dos comandos de voo; 2º - A manobra parece ser, assim, intencional, lenta e controlada, pois como se pode observar na mesma fotografia não se reconhecem indícios (pelo posicionamento dos comandos de voo) dos pilotos terem sentido necessidade de contrariar algum roll effect. 3º - A manobra, não se fez de forma brusca ou recorrendo a esforços despropositados para os resultados obtidos, i.e., os comandos de voo, estão posicionados nas (ou muito próximos das) suas posições neutrais, o que significa que o Pilot Flying estava a voar o avião com grande souplesse em perfeito controlo, avião perfeitamente coordenado e "trimado", sem esforços de material desnecessários; 4º - Salvo observação dos parâmetros de voo, habitualmente obtidos das gravações dos registos de voo, e apenas pelo que me foi dado observar no local, pelas fotos e vídeos disponíveis, parece-me que a aeronave foi voada dentro do seu Flight Envelope; Só posso dizer-vos que o A310, apesar de "velhinho" é uma grande máquina e que já estou a sentir muitas saudades do avião. Saudações Aeronáuticas, VF" Comandante Luís Rodrigues, frota A310 da TAP: "Caros amigos, estou extasiado com os vossos comentários. Desde o que acha que a passagem baixa foi o máximo expoente de uma demonstração de proficiência, ao que acha que foi uma loucura total. Um a coisa é certa: foi uma passagem baixa inesquecível e, provavelmente, inigualável. Certamente digna de ser citada como momento digno da despedida de um avião que, na minha opinião, está ao nível dos grandes aviões, como o L1011 e o B747 na sua postura quase monárquica (opinião debatível, mas é a que tenho). O Cmd. César Brito foi meu companheiro de várias aventuras desde os tempos da Força Aérea, pois entramos no mesmo curso de Pilotos Milicianos em 1982, altura em que fomos para a Ota fazer o curso de Chipmunk. Por sermos do mesmo curso, tivemos oportunidade de nos encontrar à noite nesse dia em Évora por ocasião de um jantar de comemoração dos 25 anos de entrada na Força Aérea. E, inevitavelmente, o tema da conversa passou pela GRANDE RAPADA. Eu não tive oportunidade de ver a passagem baixa pois cheguei atrasado ao PAS, mas já tinha ouvido os comentários de alguns entusiastas e mesmo de alguns pilotos de que a passagem tinha sido "perigosa" e que talvez tivesse sido um risco desnecessário. Claro que achei estranho, pois conhecendo eu o César como conheço não o estava a ver a fazer coisas "perigosas". Mas como a opinião parecia ser generalizada, fiquei-me com ela. Mais tarde, enquanto convivíamos no nosso jantar, tive a oportunidade de ouvir os comentários dos meus colegas, profissionais da aviação, e só se dizia uma coisa: GRANDE RAPADA. Para quem já esteve tempo suficiente ligado aos aviões entende o que isto quer dizer. Para os outros, terão que ver as fotos e os vídeos, mas acabam por chegar a essa mesma conclusão. O perfil do voo foi preparado em simulador e executado tal como previsto. Ainda pensei que as condições atmosféricas tivessem exigido a execução do perfil alternativo que eles também tinham treinado, mas não. Seguiram o perfil original. Quanto à ilusão que todos tiveram da asa passar muito próximo do chão, ela de facto é uma ilusão. Não se esqueçam que estão a olhar para um objecto com 43,9 m de envergadura e que o pouco que parece sobrar ainda é muito. Além disso, a perspectiva de quem olhava para a pista era numa posição mais baixa do que a pista e do outro lado existe uma área mais baixa também. Isto significa que havia de facto uma margem de segurança ainda bastante grande até ao chão. Claro que havia. Os comentários da torre não eram da torre. Eram de outro piloto que estava num avião à espera que a passagem baixa acabasse e que se "assustou", tal como todos os outros que se assustaram. Como são conhecidos, ele tratou-o por "César", daí terem ouvido o nome dele dito na frequência. Podem continuar este tópico por mais uma semana ou um mês com comentários sobre o brilhantismo ou a loucura do acto. Mas uma coisa é certa: FOI UMA GRANDE RAPADA! Parabéns César." Espero que tenham ficado mais esclarecidos e com menos vontade de denegrir a imagem da tripulação do CS-TEI.
jetway escreveu: ‹ Seleccionar › ‹ Expandir › Eu nem acredito que consigam gabar o Piloto do A310! Para mim é um tipo Perigoso ou Azelha que nao sabia a distancia a que o aparelho estava do chao nem intrepretar os avisos no cockpit! Se fosse em Inglaterra ou França ainda a esta hora estava a responder a todas as comisoes de organizaçao e estatais sobre a brincadeira! Estavam ali Homens, Mulheres e Crianças! Podia ter sido a abertura dos telejonais de todo o Mundo! Tantas conversas sobre segurança nos Festivais aereos em todo o mundo para depois se ver isto! So mesmo na Bodega deste Pais (Como diz o Wanderlei) A ponta da asa devia era sair-lhe do bolso para aprender, em vez de nós ainda pagarmos por arriscar a vida por irmos ver um festival aereo, onde aparecem tipos destes aos comandos de um Aviao daquele porte! Se era da FAP, quase que adivinho porque saiu de la! Muito Obrigado pelas Fotos, Rui!