Comandos? Rangers?

  • 297 Respostas
  • 144389 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20583
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 2302 vez(es)
  • +1494/-3485
(sem assunto)
« Responder #105 em: Agosto 31, 2007, 03:55:50 pm »
Se chegares a Tancos e se disseres isso a um Sargento da velha guarda não me responsabilizo pela tua integridade fisica. Uma coisa que nos diziam desde o primeiro dia era como o Exército estava a #$%& os Páras. 1993 é visto por muitos como um ano para esquecer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11141
  • Recebeu: 2377 vez(es)
  • Enviou: 3309 vez(es)
  • +748/-1037
(sem assunto)
« Responder #106 em: Agosto 31, 2007, 04:25:46 pm »
Citação de: "zecouves"
Eu tenho outra leitura dos acontecimentos:

Basta ter em conta que deixaram de estar previstos cursos de comandos :twisted:


Isso não é bem verdade porque no CIOE ainda se deu cursos de comandos a sargentos e oficiais, mas é verdade que com o fim de praças comandos não é possivel ter unidades operacionais de comandos.

Que eu saiba não foi nem páras nem comandos, foi o governo que disse que Portugal era pequeno demais para tantas forças especiais, mas se calhar estou enganado...

...Mas como agora parece que Portugal ficou maior já podemos ter mais forças especiais :lol: ...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20583
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 2302 vez(es)
  • +1494/-3485
(sem assunto)
« Responder #107 em: Agosto 31, 2007, 05:04:58 pm »
Menos...a BAI era maior que a actual BRR.  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #108 em: Agosto 31, 2007, 05:27:58 pm »
A questão de Portugal ter deixado de ter as três forcas especiais foi por questão de conveniência e não por este pais ter sido demasiado pequeno e agora voltar a ser grande.
Os comandos tiveram a necessidade de fechar por razoes da instrução, começou a haver problemas na instrução em que sucedeu um acidente grave com um instruendo, para aliviar a situação o Estado teve a necessidade de fechar esta unidade, dai surgir a ideia da tentativa de unificar os comandos com os pára-quedistas, o que é praticamente impossível. Estes militares tiveram que ser colocados em outras unidade, dai a maioria ter ido para os pára e para os ranger’s, estes últimos a receber unicamente pessoal do quadro, o resto foi para unidades da zona de residência.

A actual BRR só está a funciona sem problemas, com autonomia e com um comando dito conjunto, porque estes militares das três forcas especiais do exercito não se encontram colocados num único quartel, cada unidade está nos seus quartéis de origem.
Quando existe as tais cerimónias da BRR era possível ver/sentir uma tenção no ar principalmente quando estes militares das três forcas especiais eram colocados num único quartel.

Unidade diferentes tradições diferentes.




Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11141
  • Recebeu: 2377 vez(es)
  • Enviou: 3309 vez(es)
  • +748/-1037
(sem assunto)
« Responder #109 em: Agosto 31, 2007, 07:22:12 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Menos...a BAI era maior que a actual BRR.  :wink:


Tem razão mas eu estava a referir a existir mais unidades diferentes não era em mais efectivos.
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #110 em: Setembro 03, 2007, 02:30:54 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se chegares a Tancos e se disseres isso a um Sargento da velha guarda não me responsabilizo pela tua integridade fisica. Uma coisa que nos diziam desde o primeiro dia era como o Exército estava a #$%& os Páras. 1993 é visto por muitos como um ano para esquecer.

Não sou parte tida nem achada na questão da integração falhada entre Páras e Comandos, pelo que duvido que a rapaziada me chegasse a roupa ao pêlo. :wink: Ora se deixam de existir cursos de comandos, naturalmente que os comandos (RV/RC) que foram para a BAI, ainda que poucos, envelheceram e gradualmente passaram à disponibilidade e não entrou sangue novo. :lol: ...[/quote]

Apesar de este assunto já ter sido debatido aqui vai: em fins de 1996 (quase 3 anos depois da suposta integração páras-comandos!) foi ministrado um curso de comandos no CIOE, somente para QP's. Este curso nunca teve como objectivo a criação de uma unidade de comandos para a BAI, mas antes rejuvenescer os QP de pessoal com o curso de comandos com vista à cooperação militar com PALOP, especialmente Angola (Centro de Instrução de Comandos em Cabo Ledo.).

Quanto a termos muitas ou poucas forças especiais, tudo depende do conceito que cada um tem de forças especiais, que é algo sobre o qual não existe consenso. Como pessoalmente não considero comandos e os páras de  forças especiais (o que quer que isso seja ... :roll:), mas somente os OE's, pelo que eacho que o que temos é bastante, apesar de ser sub-aproveitado em missões que outras unidades, ditas "regulares" cumpririam perfeitamente. (ver:
http://www.revistamilitar.pt/modules/ar ... php?id=206
http://usacac.leavenworth.army.mil/CAC/ ... /jones.pdf)

Só para terminar. O governo não mete o bedelho quanto à forma como as unidades operacionais do exército se devem organizar/reorganizar.
 

*

Sickness

  • 48
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #111 em: Setembro 03, 2007, 07:14:32 pm »
Forças especiais e uma coisa ( Para's , Comandos , Fuzileiros ) Forças de operaçoes especiais e outra ( Goe , Dae , Oe's ...)


Understand ??
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #112 em: Setembro 03, 2007, 08:26:15 pm »
Citação de: "Sickness"
Forças especiais e uma coisa ( Para's , Comandos , Fuzileiros ) Forças de operaçoes especiais e outra ( Goe , Dae , Oe's ...)


Understand ??


Percebo, percebo, mesmo quando escrevem em inglês.

OK concordo que quando escrevi Forças Especiais, devia ter escrito "Forças de Operações Especiais", ... um lapso.

Agora agradecia que me disseses onde encontras a definição de Forças Especiais? Qual é a tua referencia? Em que manual militar te baseias?Porque afirmas que os comandos e os páras são "tropas especiais"? Quais os critérios?

Muito sinceramente acho que já não tenho muita pachorra para clubismos
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #113 em: Setembro 04, 2007, 12:09:52 pm »
Citação de: "zecouves"
Citação de: "Sickness"
Forças especiais e uma coisa ( Para's , Comandos , Fuzileiros ) Forças de operaçoes especiais e outra ( Goe , Dae , Oe's ...)


Understand ??

Percebo, percebo, mesmo quando escrevem em inglês.

OK concordo que quando escrevi Forças Especiais, devia ter escrito "Forças de Operações Especiais", ... um lapso.

Agora agradecia que me disseses onde encontras a definição de Forças Especiais? Qual é a tua referencia? Em que manual militar te baseias?Porque afirmas que os comandos e os páras são "tropas especiais"? Quais os critérios?

Muito sinceramente acho que já não tenho muita pachorra para clubismos


http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #114 em: Setembro 04, 2007, 12:15:45 pm »
Citar
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial


nao me parece que esteja correcto mas...

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #115 em: Setembro 04, 2007, 12:19:38 pm »
Código: [Seleccione]
A maioria das forças policiais são Comandos, ex: SWAT (EUA), COE ( Polícia Militar do Paraná ), BOPE (Policía Militar do Rio de Janeiro), GATE (Policía Militar de São Paulo), COE (Policia Militar da Bahia/PMBA) e GOE (Polícia de Segurança Pública de Portugal).

GOE são comandos?! Esse artigo do wiki não me parece queesteja 100% correcto.
Todos nós sabemos que o wiki é uma ferramento útil para desenrrascar mas difícilmente é 100% correcta.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #116 em: Setembro 04, 2007, 02:18:05 pm »
Citação de: "nonameboy"
Citar
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_especial

nao me parece que esteja correcto mas...


De facto quem escreveu isto na wikipédia verte uma mera opinião pessoal infundada.

Continuo a aguardar que alguém me indique os critérios que permitam classificar os comandos e os páras como forças especiais/forças de operações especiais. :G-clever:
 

*

Sickness

  • 48
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #117 em: Setembro 04, 2007, 04:26:35 pm »
Epa não e difícil perceber ... eles têm um treino muito mais puxado que as tropas regulares , fazem missões que as tropas regulares não fazem ....enfim são tropas especiais isso toda a gente sabe não me venha dizer aqui que não são porque ta enganado !!
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #118 em: Setembro 04, 2007, 04:28:55 pm »
Não quererás dizer forças de elite?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Sickness

  • 48
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #119 em: Setembro 04, 2007, 04:34:15 pm »
Não não quero

Epa durante sempre foram consideradas forças especiais querem vi para aqui agora dizer que não são ?? epa tenham mais respeito pela historia e gloria destas 2 tropas  :!: