Mloom, repara, a questão não é o que a ETA quer ou deixa de querer, O Pais Basco e os Bascos têm o direito á auto-determinação, é um povo que nada tem haver com espanha ou frança, tem a sua propria identidade cultural, lingua, costumes, e mesmo genéticamente são muito muito difrentes. A ETA simplesmente veio tornar conhecida a sua causa ao mundo, pena que através de actos terroristas (que eu não apoio, nunca é de mais repetir).
Existem povos no mundo que merecem ser independentes, outros não, assim como acho que o kosovo devia ser incorporado na albania e a ossetia do sul e abkhazia na russia, acho que nações como os paises catalaes, o pais basco, a corsega, a bretanha, a escócia, etc..... merecem a independencia...
Nao á lugar mais "espanhol" que o territorio que é e foi o antigo Reino de Navarra,Pais Vasco incluido, pois eles ai conservan tuda a essencia, desde a lingua vasca que é o que falaba-se em gran parte do norte da peninsula ate grandes conquistadores en nome de Navarra, por vezes de Castela e depois de Espanha.
O fenomeno abertzale e relativamente novo, a partir de que o racista SAbino Arana, filho de CArlistas, inventou una bandeira e procuro quer diferenciar-se artificialmente com un falso nacionalismo e factor de sangue do resto. Passaram os anos e chegou a ditadura do Franco e criou-se a ETA, e alguns veram com boms olhos, mas a ditadura terminou e eles continuaram a matar a gente inocente, ate ja contou pessoal abertzale e proetarra, que nas decadas dos anos 80 traficaram com droga para financiar-se e assasinaban a outros traficantes para eles ter o control do mercada, pura camorra ou mafia.
Assim, pois alguns como algun de voces, achan simpatias com eles, que ja podem achar como queram mas se querem falar com criterio estudiem profundamente o caso.
O Pais VAsco ate faz relativamente pouco nao tinha un sentimento nacional pois cada valhe, cada vila ou ate cada caserio tinhan diferenças linguisticas, culturais e ate frecuentamente estaban enfrentados entre eles. Anos passados o governo vasco inventou literalmente una nova lingua vasca o "batua" para unificar a lingua, assim pois, partes do territorio con un vasco diferente e totalmente incromprensivel por outros vascos foi aniquilada, ate o ponto de que em certos valhes como os de Batzan ou Roncal, tinhan que ir linguistas a ver a ultima pessoa que falaba esse vasco diferente.
Chegamos nos dias atuais onde os vascos tradicionais, falantes do vasco, catolicos e conservadores , que no passado nao tinhan nenhum sentimenteo nacionalista estao cohartados pelos novos abertzales, esquerdistas anticatolicos por regra geral, antitudo sao, com conomes como Garcia, Perez, etc...sem falar vasco querem ser os mais radicais para ser aceitados, tambem digo que tambem a con conomes vascos e que falam vasco, mas curioso é.
Antigamente cuando o atual pais vasco deixo de fazer parte do Reino de Navarra, o reino mais antigo da peninsula, nao tornou-se directamente no Pais VAsco, nao, criaram-se os "senhorios" onde cada territorio tinha o seu governante, ate inclusive alguns formaram parte de Castela, por exemplo.
Algunos de voces so tem que ir a Vitoria, na plaça da casa da vila, na praça de Espanha e ver o monumento no meio, conmemorativo na guerra ao frances, onde diz perfeitamente...pela independencia de ESpanha...assim pois, nao faz tanto no pais vasco nao existia o abertzalismo atual. Agora, a parafernalia proetarra se faz ver com força, mas anos atras quando eram partidos legais nunca ganharam eleiçoes se tao independentistas foram acho que tinhan ganhado.
O caso vasco e muito fixe de estudiar e apasionante, estudien e se sao capaces de debatir com criteria historico, linguistico e cultural, unicamente, eu gostosamente tambem faz.