Pareciera que Portugal no está en la misma Península que los árabes llamaban Al-Andalus, y que Lisboa nunca hubiera sido una villa musulmana. A ver si después de todo nos enteraremos de que los extraterrestres son los portugueses...
É um facto que os muçulmanos estiveram durante 50 anos na área de onde origina pelo menos 80% da população portuguesa.
Já na região mais populosa de Espanha eles estiveram durante quase 800 anos.
Talvez uma influência de 800 anos deixe influências um bocadinho (só um bocadinho) mais significativas que uma de meio século...
A tradição espanhola da vida nocturna, não é uma invenção do turismo dos anos 60. Está descrita na História há muitos muitos anos e a única explicação para essa actividade comercial nocturna, é a mesma que se encontra nos países árabes, e que também tem a ver com o clima.
= = =
Sr. mllom.
Já sabemos as suas opiniões pessoais sobre a minha pessoa.
Mas atacar o mensageiro escondendo uma resposta paagada e sem fundamentação no meio da sua mensagem não muda nada.
Se você analisar a língua catalã, encontra um numero de galicismos enorme. A Catalunha e o sul da região dos Pirineus foram parte da Marca Hispanica de Carlos Magno e sempre mantiveram por isso uma identidade própria que nada tem a ver com o centro da peninsula (castelhanos / mouros) ou com o ocidente da peninsula (portugueses e galegos).
Nos dice que los andaluces somos casi moros
Eu não lhe digo nada. Embora ler o que eu escrevo não lhe fizesse mal nenhum se você não parecesse cego.
É a música, é a cultura são os monumentos da Andaluzia, é a maneira de ser dos castelhanos que dizem preto-no-branco, que a Espanha castelhana tem uma absoluta influência árabe/muçulmana.
Os espanhóis são muito mais «mouros» que os Turcos, que têm uma cultura mais parecida com a dos países balcânicos. Se ao revés e invés de muçulmanos os turcos fossem cristãos ortodoxos, não haveria diferenças significativas entre a Turquia e a Russia.
Será verdad que intenta comparar la Historia de España con la del Imperio Ruso o el Austro-Húngaro?
Eu não tento comparar nada.
Eu limito-me a ler a História. O Império Austro-Hunbgaro, é o ramo oriental dos Habsburgos, enquanto que a Espanha é o que resta do ramo ocidental dos Habsburgos.
Aliás, ainda no século XIX (repito século XIX) o império Austro-Hungaro, tinha regras de etiqueta na corte imperial de Viena, que tinham sido importadas da corte castelhana.
Os Habsburgos representam não só uma família, como representam uma ideia de governo de nações, que existe desde a criação do Sacro Império Romano-germânico.
E é isso que explica a existência ainda hoje de correntes independentistas com as características das que existem em Espanha.
Le repito somos un país plural y a lo mejor eso le molesta. Tan plural que aquí tiene a 3 compatriotas, uno gallego (Manuel), otro murciano (AMRAAM) y un andaluz que siendo diferentes nos sentimos iguales
Se você procurar na Internet, encontrará russos, ucranianos e letões, que lhe vão dizer que ainda se sentem cidadãos da Nação que se chamava União Soviética.
Muitos Sérvios, também lhe dirão que continuam a ser jugoslavos.
O nacionalismo soviético continua a existir naqueles que absorveram o nacionalismo russo como seu.
O nacionalismo jugoslavo, continua a existir naqueles que absorveram o nacionalismo sérvio como seu.
O nacionalismo espanhol continua a existir naqueles que absorveram o nacionalismo castelhano como seu.
E é por isso que você encontra nacionais de outros países que se dizem espanhóis, porque acima de tudo, aceitaram que a cultura castelhana era superior, aceitaram-na e submeteram-se e hoje defendem-na.
Defendem-na como os que defenderam até ao fim a União Soviética ou a Jugoslávia, mesmo não sendo russos ou sérvios.