A França começou a rearmar-se anos mais tardes que a Alemanha, daí encontrar-se numa desvantagem relativa em termos de equipamentos novos (modernos) como camiões, tanques, aviões
Quem se começou a armar mais tarde foi o exército britânico.
O francêscomeçou a armar-se com tanques, pelo menos ao mesmo tempo dos alemães.
A prove, é que quando ocorreu a invasão, os franceses tinham tanques muito melhores que os tanques alemães.
Da mesma maneira que os franceses tinham carros pelo menos tão bons quanto os alemães, também poderiam ter outro tipo de veículos, mas a opção da França não foi essa.
A opção "oficial" dos militares franceses, foi uma opção táctica, perfeitamente justificada e documentada em documentos militares.
Um cavalo ou uma mula não tem que esperar pelo combustível, não correndo o risco de parar uma ofensiva.
Os franceses consideravam que as munições poderiam ser transportadas utilizando a força das bestas, bem assim como uma parte considerável da artilharia rebocada, ere de facto puxada por cavalos.
Os tanques franceses era suposto andaram à velocidade da infantaria, e a ideia de grandes movimentações mecanizadas era vista pelos generais franceses como inviável e impraticável.
Por incrivel que pareça, mesmo as comunicações via rádio eram consideradas como pouco fiáveis.
Por incrível que pareça, em 1940, o Quartel General francês não tinha rádios, e em vez disso tinha estafetas equipados de motos ou de cavalos, para levarem as ordens escritas às tropas na frente.
Os franceses consideravam a arma blindada, como uma arma secundária, para ser utilizada pontualmente, mas a existência da linha Maginot, levou a que a sua utilização fosse diferente, servindo de apoio à infantaria.
Em termos de rearmamento e desenvolvimento, basta comparar tanques franceses de 1935 e tanques alemães do mesmo ano.
O primeiro tanque a sério construido na Europa, e reunindo as características dos tanques modernos, não foi nenhum dos Panzer, mas sim o S-35 Somua, que já tinha canhão de 47mm e 20 toneladas de peso e atingia 37Km/H.
A má qualidade dos motores franceses, é inegável, mas a qualidade dos projectos franceses (e a sua superioridade relativamente aos alemães) é inegável.
Os franceses conseguiram construir tanques que eram revolucionarios para a época, mesmo não tendo o tanque a preferência entre os genrais franceses.
A queda da França, não tem nada a ver com o poder das colunas blindadas alemãs (que em 1940 eram na sua maioria pouco mais que tractores armados com metralhadoras). Tem sim, a ver com a rapidez de movimentos no seu conjunto. As tácticas alemãs ganharam a batalha da França, não os tanques, nem qualquer atraso no armamento francês.
As armas foram muito menos relevantes que os motores e as mecânicas.
Foram os motores da Opel, Daimler-Benz, BMW ou Maybach que venceram na França, por causa dos desenvolvimentos na industria automovel, e não na industria do armamento, onde a Alemanha não tinha em 1940 a supremacia.
cumprimentos