Miguel, queimar livros não serve de nada.
As ideias do Saramago estão erradas por estarem erradas, e não é queimando livros que se esclarecem as mentes.
O Saramago pode ser patético nas suas afirmações e pode estar empolgado com o actual momento ibérico-maçónico, mas Saramago não é um historiador é um escrevedor de romances.
É um homem que de facto está politicamente do lado errado da História e por isso há que manter as devidas distâncias quando um homem que escreve romances se põe a fazer futurologia.
O problema do Iberismo não foi inventado pelo Saramago, já existe há muito tempo.
Aliás, o Iberismo, na sua versão normal até nem teria absolutamente nada de mau.
O problema do Iberismo, é o facto de a Espanha ser na realidade um Império e ao estarmos a «aderir» à Espanha, estarmos de facto a aderir a um império construido com sangue e violência.
Um império onde é preciso ser castelhano e respeitar as regras castelhanas.
A maioria dos espanhóis já está tão habituada a elas que até fica espantada quando lhes falam nisso.
A adesão à Espanha é a adesão a um país que fala castelhano, pensa em castelhano, respira em castelhano, come tapas e vai às touradas ver matar o touro.
Isso é a Espanha e esse é o problema.
O Iberismo «puro» que implicaria a possibilidade de acordos entre os países da peninsula, da mesma maneira que os há entre os paises da escandinavia não teria problema nenhum.
O problema, são os castelhanos. Sempre os castelhanos e as elites castelhanas, que estragaram tudo, e na realidade como eu costumo dizer mataram a Hespanha (a tal anterior à unificação)
Os castelhanos mataram a «Hespanha». Mataram-na e depois roubaram-lhe o nome.
Esse também é o problema. Nós não somos anti-espanhóis, somos anti-castelhanos. Somos forçados a ser anti-espanhóis, porque os castelhanos controlam completamente o que hoje se chama Espanha.
Antes de começar a queimar livros Miguel, talvez seja melhor le-los primeiro.
Boicote por boicote, fariamos muito melhor em pura e simplesmente não comprar livros do Saramago.
Eu por mim já o fiz, e já convenci várias pessoas a faze-lo.
Quando as pessoas entendem o tio de posicionamento que o Saramago tem relativamente à independência de Portugal normalmente não gostam.
Talvez ele acabe por desinfectar e ir de vez lá para Lanzarote, de onde não devia sair para nos vir chatear o juízo...