A passagem da Bíblia, em que Saramago se inspira para o livro, é esta:
4 Caim e Abel - 1*Adão conheceu Eva, sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: «Gerei um homem com o auxílio do SENHOR.» 2Depois, deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor, e Caim, lavrador.
3Ao fim de algum tempo, Caim apresentou ao SENHOR uma oferta de frutos da terra. 4*Por seu lado, Abel ofereceu primogénitos do seu rebanho e as suas gorduras. O SENHOR olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, 5mas não olhou com agrado para Caim nem para a sua oferta. Caim ficou muito irritado e andava de rosto abatido.
6O SENHOR disse a Caim: «Porque estás zangado e de rosto abatido? 7Se procederes bem, certamente voltarás a erguer o rosto; se procederes mal, o pecado deitar-se-á à tua porta e andará a espreitar-te. Cuidado, pois ele tem muita inclinação para ti, mas deves dominá-lo.»
8*Entretanto, Caim disse a Abel, seu irmão: «Vamos ao campo.» Porém, logo que chegaram ao campo, Caim lançou-se sobre o irmão e matou-o.
9O SENHOR disse a Caim: «Onde está o teu irmão Abel?» Caim respondeu: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» 10*O SENHOR replicou: «Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim. 11*De futuro, serás amaldiçoado pela terra, que, por causa de ti, abriu a boca para beber o sangue do teu irmão. 12Quando a cultivares, não voltará a dar-te os seus frutos. Serás vagabundo e fugitivo sobre a terra.» 13Caim disse ao SENHOR: «A minha culpa é excessivamente grande para ser suportada. 14Expulsas-me hoje desta terra; obrigado a ocultar-me longe da tua face, terei de andar fugitivo e vagabundo pela terra, e o primeiro a encontrar-me matar-me-á.» 15*O SENHOR respondeu: «Não! Se alguém matar Caim, será castigado sete vezes mais.» E o SENHOR marcou-o com um sinal, a fim de nunca ser morto por quem o viesse a encontrar. 16Caim afastou-se da presença do SENHOR e foi residir na região de Nod, ao oriente do Éden.
Descendência de Caim - 17*Caim conheceu a sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Henoc. E começou, depois, a edificar uma cidade, à qual deu o nome de seu filho Henoc. 18De Henoc, nasceu Irad, que gerou Meujael; Meujael gerou Metusael; Metusael gerou Lamec.
19Lamec teve duas mulheres: uma chamava-se Ada, e o nome da outra era Cila. 20Ada deu à luz Jabal, que foi o pai de quantos habitavam em tendas e conduziam rebanhos. 21O nome do seu irmão era Jubal, que foi pai de quantos tocam cítara e flauta. 22Por seu lado, Cila deu à luz Tubal-Caim, pai daqueles que fabricavam todos os instrumentos de cobre e ferro. A irmã de Tubal-Caim era Naamá.
23Lamec disse às suas mulheres: «Ada e Cila, escutai a minha voz; mulheres de Lamec, ouvi a minha palavra: Matei um homem porque me feriu, e um rapaz porque me pisou. 24Se Caim foi vingado sete vezes, Lamec sê-lo-á setenta vezes sete.»
A lição que se tira não é assim tão má, mas enfim.
Ainda me atrevo a tecer mais uma ou duas considerações.
A Bíblia não é um livro de história é um livro religioso, com algum equadramento histórico, mas é um código moral e religioso. Os acontecimentos a que se refere têm entre 4.000 e 1.900 anos, não 2.000. A forma de escrever era diferente da nossa e sofreu diversas traduções, que, eventualmente alteraram algumas frases iniciais. O livro "Caim" é um livro de ficção, nada mais. Saramago é um bom escritor, escritor não politico, teólogo, etc (basta ver o que ele disse sobre Cuba). Escritor. O que ele diz tem a validade que tem. E, finalmente, liberdade de expressão não é dizer o que se quer, é dizer o que se deve mas honestamente, não desvirtuando as coisas, torcendo, omitindo e mentindo.
Cumprimentos.