Programa de substituição do C-130

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2880 em: Novembro 24, 2025, 01:27:49 pm »
Já me ia esquecendo de colocar isto aqui


https://x.com/Kosak_Daniel/status/1991863284077875655?s=20

Quando um MDN estrangeiro é mais prestável que o do teu país :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vou fazer de advogado do diabo: se a FAP tem aviões de transporte pesados em sobra o que até lhe possibilita o aluguer desses seus meios a outras FA's então para o quê se adquiriu o 6º KC???

Para rigorosamente nada, meu caro, e a prova-lo esta o leasing a Austria de dois dos nossos C com upgrade.

So os apaniguados da embraer sao a favor da aquisicao do sexto 390, pois temos de ajudar os amigalhacos de Alem Mar.

Como ja venho escrevendo ha alguns anos a transformacao da FAP em operador de transporte aereo continua calmamente o seu caminho.
Quanto a aquisicao de aeronaves de combate, para que as queremos ?

Abraco
« Última modificação: Novembro 24, 2025, 01:31:57 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2881 em: Novembro 24, 2025, 01:35:30 pm »
https://x.com/Drecas_2000/status/1991808115126472877

C130 leased à Polónia (?)
Austria?

Mas quase que apostava em que seria um C390.

Acho que faria mais sentido, além que o nosso C-130 está modernizado, pode ser diferente do C-130 Austríaco.

Quem parte e reparte e nao fica com a melhor parte ou e burro ou nao tem arte.

Iamos ceder dois 390 aos Austriacos e ficavamos com os C ???

Peco desculpa mas nao entendo essa ideia.

Que e que FAP tem a ver com as diferencas entre as versoes dos C's ?
A Austria ja tem tripulacoes formadas para os 390 ?
E pessoal de terra e MNT tambem tem ??

Abraco
« Última modificação: Novembro 24, 2025, 01:38:59 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2882 em: Novembro 24, 2025, 01:38:13 pm »
Então os c130 não precisava de ser substituidos? Se calhar os F-16 tb não...


Já me ia esquecendo de colocar isto aqui


https://x.com/Kosak_Daniel/status/1991863284077875655?s=20

Quando um MDN estrangeiro é mais prestável que o do teu país :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vou fazer de advogado do diabo: se a FAP tem aviões de transporte pesados em sobra o que até lhe possibilita o aluguer desses seus meios a outras FA's então para o quê se adquiriu o 6º KC???

Para rigorosamente nada, meu caro, e a prova-lo esta o leasing a Austria de dois dos nossos C com upgrade.

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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2883 em: Novembro 24, 2025, 01:38:26 pm »
Não armem os C130 e os Kc ,não. Ainda vão fazer de caça.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Os C130 e KC só serão emprestados fora da época dos fogos. E segue o circo em que se transformou este país.  ::)

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2884 em: Novembro 24, 2025, 01:48:48 pm »
Então os c130 não precisava de ser substituidos? Se calhar os F-16 tb não...


Já me ia esquecendo de colocar isto aqui


https://x.com/Kosak_Daniel/status/1991863284077875655?s=20

Quando um MDN estrangeiro é mais prestável que o do teu país :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vou fazer de advogado do diabo: se a FAP tem aviões de transporte pesados em sobra o que até lhe possibilita o aluguer desses seus meios a outras FA's então para o quê se adquiriu o 6º KC???

Para rigorosamente nada, meu caro, e a prova-lo esta o leasing a Austria de dois dos nossos C com upgrade.

So os apaniguados da embraer sao a favor da aquisicao do sexto 390, pois temos de ajudar os amigalhacos de Alem Mar.

Como ja venho escrevendo ha alguns anos a transformacao da FAP em operador de transporte aereo continua calmamente o seu caminho.
Quanto a aquisicao de aeronaves de combate, para que as queremos ?

Abraco

Meu caro, a FAP alguma vez necessita de dez cargueiros tacticos ??

Porque raio adquiriu cinco + um 390 quando os C estavam em upgrade ?

Porque nao fez como os Austriacos por exemplo ?

Esta a comparar os F's com os C muito bom acha que sao aeronaves comparaveis em termos de importancia para a defesa do espaco aereo ?
Entao se acha porque raio a FAP, nao adquiriu so uns tres 390 e usou a restante verba em MLU a uma quinzena de F' s nossos ou fez leasing a uns quantos da Dinamarca, Noruega ou ate dos Paises Baixos ?
A DN agradecia, mas interesses empresariais e particulares, mais altos " se alevantam ".

« Última modificação: Novembro 24, 2025, 01:50:37 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2885 em: Novembro 24, 2025, 02:12:19 pm »
Ainda não percebi a indignação dos indignados de sempre...
Qual é o problema? Onde está o pecado?
Não pode ter feito parte do acordo que ajudou a vender o kacete à Áustria? Não ganhamos também com isso? Não são nossos aliados? Não vão pagar ou não poderá estar incluído no pacote de treinos que supostamente seremos nós a ministrar?
Comam mais umas pastilhas de Rennie que isso passa.
Quem vos quer ver por aqui é só para deitar abaixo.
João Pereira
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2886 em: Novembro 24, 2025, 02:55:16 pm »
Ainda não percebi a indignação dos indignados de sempre...
Qual é o problema? Onde está o pecado?
Não pode ter feito parte do acordo que ajudou a vender o kacete à Áustria? Não ganhamos também com isso? Não são nossos aliados? Não vão pagar ou não poderá estar incluído no pacote de treinos que supostamente seremos nós a ministrar?
Comam mais umas pastilhas de Rennie que isso passa.
Quem vos quer ver por aqui é só para deitar abaixo.

Numa FA com tantas carências como a nossa agora o papel da FAP é actuar como agente comercial de uma empresa, comprando aviões que não necessita e/ou alugando alguns desses meios em excesso a outras FA's que nem sequer NATO são, ou vizinhos ou com os quais temos relações pde proximidade???
Onde é que mais isso acontece???

As FA's 'normais', quando têm meios em excesso vendem-nos ou desactivam-nos. Nós, como sempre, somos originais.
Quanto ao alegado pacote de treino - foi adquirida alguma coisa à FAP? Quando? Quais os termos? Não foi uma compra conjunta com a Holanda, que desempenha um papel de charneira no processo?

Era só.....
Cumprimentos,
 

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Red Baron

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2887 em: Novembro 24, 2025, 03:18:15 pm »
Já me ia esquecendo de colocar isto aqui


https://x.com/Kosak_Daniel/status/1991863284077875655?s=20

Quando um MDN estrangeiro é mais prestável que o do teu país :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vou fazer de advogado do diabo: se a FAP tem aviões de transporte pesados em sobra o que até lhe possibilita o aluguer desses seus meios a outras FA's então para o quê se adquiriu o 6º KC???

Os C-130H também eram 6.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2888 em: Novembro 24, 2025, 03:51:22 pm »
Já me ia esquecendo de colocar isto aqui


https://x.com/Kosak_Daniel/status/1991863284077875655?s=20

Quando um MDN estrangeiro é mais prestável que o do teu país :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vou fazer de advogado do diabo: se a FAP tem aviões de transporte pesados em sobra o que até lhe possibilita o aluguer desses seus meios a outras FA's então para o quê se adquiriu o 6º KC???

Os C-130H também eram 6.

E também existiam então 2 KC??  E mais 12 C-295 (O C-212 pouco transporte podia fazer....

Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2889 em: Novembro 24, 2025, 03:57:57 pm »
E no entanto quem esteve recentemente na Áustria, participando inclusivamente no desfile aéreo comemorativo do seu dia nacional, foi um KC-390 da FAP.

O KC-390 "26901" participou no desfile aéreo comemorativo de mais um Dia Nacional da Áustria, que se realizou em Viena a 26 de Outubro. Isso permitiu à população presente observar o substituto dos seus C-130.

(Fotos: Michael Haberl)






Mais aqui: https://www.austrianwings.info/2025/10/fotostrecke-c-390-fuer-luftparade-zum-nationalfeiertag-in-oesterreich-gelandet/

O comunicado do MDN austríaco até parece dar a entender que o acordo de empréstimo engloba tanto os Hércules, como os Millennium.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Subsea7

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2890 em: Novembro 24, 2025, 07:41:00 pm »
Até comentava, mas não posso...
 
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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2891 em: Novembro 24, 2025, 07:42:33 pm »
Ainda não percebi a indignação dos indignados de sempre...
Qual é o problema? Onde está o pecado?
Não pode ter feito parte do acordo que ajudou a vender o kacete à Áustria? Não ganhamos também com isso? Não são nossos aliados? Não vão pagar ou não poderá estar incluído no pacote de treinos que supostamente seremos nós a ministrar?
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Numa FA com tantas carências como a nossa agora o papel da FAP é actuar como agente comercial de uma empresa, comprando aviões que não necessita e/ou alugando alguns desses meios em excesso a outras FA's que nem sequer NATO são, ou vizinhos ou com os quais temos relações pde proximidade???
Onde é que mais isso acontece???

As FA's 'normais', quando têm meios em excesso vendem-nos ou desactivam-nos. Nós, como sempre, somos originais.
Quanto ao alegado pacote de treino - foi adquirida alguma coisa à FAP? Quando? Quais os termos? Não foi uma compra conjunta com a Holanda, que desempenha um papel de charneira no processo?

Era só.....

Penso que  a uns anitos Espanha alugou um navio reabastecedor à Austrália...
 

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saabGripen

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2892 em: Novembro 24, 2025, 07:54:23 pm »
Não entendo.

Os austríacos não são ... tipo Europeus...  percebem?
Parecidos com caucasianos, ou primos distantes?  Yá?

Então agora á franja da Janja do Forum Defesa junta-se uma nova que não gosta da ideia de ajudarmos estes nossos irmãos teutónicos?
O saabGripen só não gosta de aranhas e Visigodos.

Procuro ser um exemplo para os restantes foristas.

Páz, Yá?
« Última modificação: Novembro 24, 2025, 09:07:50 pm por saabGripen »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2893 em: Novembro 24, 2025, 07:54:57 pm »
Quando são os EUA a alugar aviões de transporte para europa tudo normal quando um país da UE aluga meios a outro país UE é um problema. Era bem bom que portugal aluga se mais aviões ou navios dentro da UE ou NATO era sinal estamos a ser úteis.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2894 em: Novembro 24, 2025, 07:55:57 pm »
Ainda não percebi a indignação dos indignados de sempre...
Qual é o problema? Onde está o pecado?
Não pode ter feito parte do acordo que ajudou a vender o kacete à Áustria? Não ganhamos também com isso? Não são nossos aliados? Não vão pagar ou não poderá estar incluído no pacote de treinos que supostamente seremos nós a ministrar?
Comam mais umas pastilhas de Rennie que isso passa.
Quem vos quer ver por aqui é só para deitar abaixo.

Numa FA com tantas carências como a nossa agora o papel da FAP é actuar como agente comercial de uma empresa, comprando aviões que não necessita e/ou alugando alguns desses meios em excesso a outras FA's que nem sequer NATO são, ou vizinhos ou com os quais temos relações pde proximidade???
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Berdá

Citar
Partnership with Spanish Navy: The Spanish Navy's AOR, the ESPS Cantabria, was deployed to Australia to provide training and knowledge sharing with the RAN.



"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas