Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2670 em: Setembro 11, 2024, 08:26:37 am »
O modernizado C-130H-30 "16801" ficou encarregue dos batismos de voo em Sintra no fim-de-semana, durante mais um Dia da Base Aberta. :)

(Fotos: Jorge Ferreira)




« Última modificação: Setembro 11, 2024, 08:34:25 am por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2671 em: Setembro 11, 2024, 01:22:55 pm »
Zero problemas em ter uma Força Aérea especializada numa função dentro do contexto de uma Aliança Multinacional em que o que interessa é a capacidade agregada.

Isso seria uma calinada de um calibre maior que as peças do Yamato!! Nem existindo uma defesa europeia comum, que como se sabe náo existe.
Penso que nem algum Governo português seria capaz de fazer tal disparate em matéria de Defesa...

Existe NATO e se deixasse de existir seria por saída dos EUA nalgum harakiri geoestratégico, caso em que a estrutura da NATO seria absorvida pela UE.
Há zero situações em que Portugal entre em guerra fora destes dois contextos, a menos que declaremos nós guerra a um membro da NATO e se vamos planear para essa situação então nada de comprar equipamentos Americanos ou Europeus, mas também entre os F-16 e aviões de papel 80g o resultado final vai dar ao mesmo.

Quanto a conversas sobre submarinos vindas sabe-se lá de onde e traumas constantemente repetidos com as ex-colónias nem vou responder.

Traumas sobre ex colónias tem os jacarés, por isso andam lá metidos e quase consideram aquela merda como segunda casa. Por isso os sustentam com dezenas de milhões por ano em dádivas e despesas diversas, à conta do contribuinte que depois não tem cá o que faz falta.
Mas que interessa isso aos jacarés que se orientam ou orientam amigos por lá?
Podres

Sobre "guerras" com Nato ou sem, com UE ou sem, a obrigação das FA nacionais é obvia perante uma responsabilidade Atlântica desta dimensão e que pretendem ser maior.
Mas claro essa perspectiva é diferente de quem só conhece Carcavelos e Oeiras e até se esquece que temos dois arquipélagos bem distantes.

Pior, ainda temos a responsabilidade de Cabo Verde e São Tomé, vai lá saber-se porque razão

Se não precisamos de frotas de combate sejam submarinos Fragatas ou F16, menos ainda de tanto transportador naval e aéreo



https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/09/10/podemos-fazer-sair-os-nossos-f-16-sem-sermos-observados-do-espaco/393085/

Isto é importante. Com os F16, ou melhor ainda com uma Esquadra de F35

Não tucanitos para agradar, untar mãos e interesses empresarias duvidosos
« Última modificação: Setembro 11, 2024, 05:18:32 pm por Pescador »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2672 em: Outubro 04, 2024, 03:49:46 pm »
O C-130H-30 "16806" foi hoje a Beirute para mais uma missão de evacuação.




Neste momento de regresso a Portugal já a sul de Itália, entre a "ponta da bota" e a Sicília.


https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c84
« Última modificação: Outubro 04, 2024, 03:53:37 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2673 em: Outubro 04, 2024, 06:19:04 pm »
Não havia a impossibilidade de autorização das autoridades Libanesas no uso de aviões militares (sendo essa a razão de termos utilizado o Falcon na primeira vez)?
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2674 em: Outubro 04, 2024, 06:26:49 pm »
Não havia a impossibilidade de autorização das autoridades Libanesas no uso de aviões militares (sendo essa a razão de termos utilizado o Falcon na primeira vez)?

Segundo me disseram, da primeira vez foi o Falcon 50 por ser menos conspícuo, isto numa altura em que os raides aéreos israelitas eram quase constantes. Agora aparentemente as coisas estarão mais calmas por Beirute, razão pela qual foi dada hoje luz verde à utilização de um Hércules para a missão de evacuação. Todavia, esta é uma explicação oficiosa, e não oficial.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2675 em: Outubro 04, 2024, 07:32:57 pm »
Não havia a impossibilidade de autorização das autoridades Libanesas no uso de aviões militares (sendo essa a razão de termos utilizado o Falcon na primeira vez)?

Eu acho que tinham medo de fazer algum risco ao carro novo.  :mrgreen:
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2676 em: Outubro 10, 2024, 07:56:08 am »
https://cnnportugal.iol.pt/forca-aerea/montijo/treino-de-largada-de-carga-de-um-c-130h-da-forca-aerea-atinge-dois-carros-no-montijo/20241009/6706c56cd34e94b829061733

Citar
Treino de largada de carga de C-130H da Força Aérea atinge dois carros no Montijo

A carga eram caixotes com água e corante no interior e atingiu um carro abandonado, parcialmente desmantelado, e um outro carro que apenas ficou manchado pela mistura
Um treino de largada de carga de um avião C-130H da Força Aérea acabou com danos materiais em duas viaturas, apurou a CNN Portugal, depois de a carga atingir terrenos privados na zona de Sarilhos Pequenos, junto à Base Aérea N.º 6, no Montijo. Apesar dos danos materiais registados, o incidente não causou vítimas.

Fonte da Força Aérea explica à CNN Portugal que foram apenas atingidos dois carros, um deles abandonado e parcialmente desmantelado, enquanto o outro ficou manchado devido à carga largada.

A mesma fonte explica que estes exercícios aéreos ocorrem a baixa altitude e que a carga eram caixotes com água e corante no interior, uma mistura que normalmente é utilizada neste tipo de treinos para que o terreno fique pintado e seja possível encontrar, posteriormente, a zona de impacto.

“De imediato, foram contactadas as Forças de Segurança locais e deslocados meios próprios para o local, por forma a avaliar a ocorrência, quer por meios terrestres quer com recurso a uma aeronave não tripulada”, explica a Força Aérea através de comunicado, referindo que “ao mesmo tempo, o treino foi cancelado e o avião C-130H aterrou em segurança pelas 16h23 na BA6”.

A Força Aérea garante ainda que os danos materiais “serão alvo de avaliação e compensação” e que o material lançado da aeronave é “biodegradável e não corrosivo, o que, pela sua composição, não representa perigo para as pessoas, animais ou ambiente”.

A ocorrência aconteceu por volta das 16:00 desta quarta-feira. A Força Aérea esclarece também que “realiza treinos regulares de várias tipologias de missão como garantia de sucesso nas operações, selecionando os locais de operação na garantia da máxima segurança das populações”.


Bom dia, umas duvidas que me assaltaram, os C-130 podem fazer combate a fogos ( nos EUA são usados) será que pode estar previsto parte dos que estamos a modernizar poderem executar esta função? Dado que vamos fica com excesso de aviões de transporte?
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2677 em: Outubro 10, 2024, 10:54:23 am »
"Dado que vamos fica com excesso de aviões de transporte?"


Pois, Faz parte da FA de logística e não combatente(é feio) Tirando ir para missões


Provavelmente vão acabar por os vender quando tiverem cá os KC todos
« Última modificação: Outubro 11, 2024, 10:50:16 am por Pescador »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2678 em: Outubro 10, 2024, 01:05:56 pm »
O C-130H-30 "16801" anteontem na base aérea de Eindhoven, Países Baixos.



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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2679 em: Outubro 10, 2024, 01:58:46 pm »
O C-130H-30 "16801" anteontem na base aérea de Eindhoven, Países Baixos.



Não gosto nada da pintura do bisonte... Naquela zona, e durante muito tempo, sempre me pareceu um borrão  :P
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2680 em: Outubro 10, 2024, 03:45:01 pm »
Não gosto nada da pintura do bisonte... Naquela zona, e durante muito tempo, sempre me pareceu um borrão  :P

Sacrilégio! Nunca profiras tamanha heresia perto dum Bisonte, ou os loadmasters levam-te a ver as vistas com a porta de carga descida. :mrgreen:
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2681 em: Outubro 10, 2024, 04:37:02 pm »
Não gosto nada da pintura do bisonte... Naquela zona, e durante muito tempo, sempre me pareceu um borrão  :P

Sacrilégio! Nunca profiras tamanha heresia perto dum Bisonte, ou os loadmasters levam-te a ver as vistas com a porta de carga descida. :mrgreen:

E desde quando é que isso seria um castigo?  ;D
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2682 em: Outubro 10, 2024, 04:55:41 pm »
E desde quando é que isso seria um castigo?  ;D

Show off!  :-P :mrgreen: ;)
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2683 em: Outubro 11, 2024, 09:50:34 am »
O C-130H-30 "16806" foi hoje a Beirute para mais uma missão de evacuação.




Neste momento de regresso a Portugal já a sul de Itália, entre a "ponta da bota" e a Sicília.


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 :arrow: https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/videos/1220144609293383/
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2684 em: Outubro 11, 2024, 08:50:10 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/forca-aerea/montijo/treino-de-largada-de-carga-de-um-c-130h-da-forca-aerea-atinge-dois-carros-no-montijo/20241009/6706c56cd34e94b829061733

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Treino de largada de carga de C-130H da Força Aérea atinge dois carros no Montijo

A carga eram caixotes com água e corante no interior e atingiu um carro abandonado, parcialmente desmantelado, e um outro carro que apenas ficou manchado pela mistura
Um treino de largada de carga de um avião C-130H da Força Aérea acabou com danos materiais em duas viaturas, apurou a CNN Portugal, depois de a carga atingir terrenos privados na zona de Sarilhos Pequenos, junto à Base Aérea N.º 6, no Montijo. Apesar dos danos materiais registados, o incidente não causou vítimas.

Fonte da Força Aérea explica à CNN Portugal que foram apenas atingidos dois carros, um deles abandonado e parcialmente desmantelado, enquanto o outro ficou manchado devido à carga largada.

A mesma fonte explica que estes exercícios aéreos ocorrem a baixa altitude e que a carga eram caixotes com água e corante no interior, uma mistura que normalmente é utilizada neste tipo de treinos para que o terreno fique pintado e seja possível encontrar, posteriormente, a zona de impacto.

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A Força Aérea garante ainda que os danos materiais “serão alvo de avaliação e compensação” e que o material lançado da aeronave é “biodegradável e não corrosivo, o que, pela sua composição, não representa perigo para as pessoas, animais ou ambiente”.

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Não é eficiente.
Cada sistema MAFFS2 custa cerca de 5 milhões de euros, não é anfíbio e a eficácia de combate é muito discutível.

Além do mais não vamos ficar com aviões a mais, provavelmente menos. Porque a tendência é transformar a FAP numa empresa de transportes.
Frota Aerotransportadora de Portugal - serve tudo, desde o fogo ao hospital.
 
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