Estou a ver que é só "vendedores" da Airbus por aqui!
Até querem que compremos um avião que para além de estar sobrevalorizado (em vários milhões), quase todas as forças aéreas que os operam estão a tentar vender grande parte deles e comprar outro tipo de avião. Porque será?
Sabemos que é um avião novo que não têm provas dadas, mas todos eles no principio eram assim e então se olharmos para o A400 demora a dar provas e a resolver os problemas.
Não sejam como os velhos do Restelo!
Não aqui é mais "vendedores" da Lockheed

, mas piadas à parte existe um problema que não tem nada a haver com as capacidades técnicas do avião ou da empresa que o fabrica e que ainda pode provocar o descarrilamento do projecto mesmo nesta fase avançada.
O C-130J deu montes de problemas ao Reino Unido mas como este era o país fabricante dos motores, aguentou uma década de situações difíceis ao nível das operações da RAF até a situação ficar resolvida.
O Airbus A400 é a novela que se sabe, mas o consórcio de países europeus que o encomendou manteve-o à tona embora cada vez com menos paciência para as "estórias" da AIRBUS
O cliente principal e até anteontem o único cliente confirmado é o brasileiro, e confiar que com os problemas que o Brasil tem ele se irá manter fiel ao projecto se aparecerem situações que obriguem a um aumento substancial do investimento previsto para os resolver é capaz de ser pedir de mais.
Pelo menos este velho do Restelo gostava de ver o avião a fazer um milhar ou dois de horas de voo em operações e ver os dados sobre os custos de manutenção/hora de voo resultantes para poder fazer uma escolha com conhecimento de causa. Isto de ser beta tester e pagar pelo privilégio não é para um país com o orçamento da defesa de Portugal.
Cumprimentos,
Ps: A acreditar na publicidade eu até acho que o avião é superior ao C-130J, mas sem a certificação dessas performances não é possível comprová-lo.