E nunca gostei de equipamentos das primeiras séries ou de pré-serie...
São neles que se descobrem os defeitos e erros do projecto.
Que venha o KC-390 mas com calma...
Não podia estar mais de acordo.

Preferia que a FAP adquirisse, por exemplo, o KC-390 na versão C - ou seja, KC-390C se esta nomenclatura um dia se aplicar -, e não a A. E muito menos uma aquisição impulsionada por outros factores que não necessidades operacionais, se bem que a FAP esteja a acompanhar o projecto de perto e a apreciar até agora os resultados obtidos pelos protótipos.
O passo de se avançar para a modernização dos nossos C-130 peca por tardio, e posso mesmo dizer que foi pela dedicação, abnegação e mestria de muitas tripulações de terra e de voo que não aconteceram incidentes de maior relevo até hoje com a frota Hércules da FAP. E se de facto o horizonte temporal da retirada dos aparelhos modernizados for 2030, acho que o Governo fez bem em não se comprometer para já com a aeronave brasileira, apesar da Letter of Intent (LoI).
O KC-390 traria, ou trará, uma nova realidade para a FAP: o reabastecimento aéreo. Das aeronaves hoje ao serviço da Força Aérea, só o C-295M e o EH101 Merlin poderiam eventualmente receber combustível em voo, isto caso se opte pela aquisição das lanças de reabastecimento para ambas as frotas que já possuem provisões para isso. Seria uma excelente adição às capacidades do ramo, quer em situações de combate ou em busca e salvamento.
Quem viver verá.
