« Responder #1028 em: Novembro 01, 2025, 05:23:21 pm »
Desconhecia esta embarcação..

🏡"Cais 5"
.Base Naval Lisboa. 🇵🇹
1972
O Navio da República Portuguesa "Cruzeiro do Sul", foi um antigo iate construído em Inglaterra em 1935, e apresado pelas autoridades Portuguesas numa operação de contrabando, e depois convertido em Lancha Hidrográfica, sendo aumentado aos Navios da Armada, em 1 Novembro de 1968.
Entre as várias atividades realizadas, destaca-se o facto de a bordo do NRP Cruzeiro do Sul, ter decorrido o primeiro estudo de poluição no rio Tejo, marco pioneiro da investigação científica ambiental conduzida pela Marinha Portuguesa.
Entre os trabalhos que participou, destaca-se também o cruzeiro "MALAC 1971", para apoiar cientificamente as atividades piscatórias da pesca do atum no Algarve, e os levantamentos hidrográficos dos portos de Huelva e Sines, e da barra do porto de Lisboa.
Efetuou levantamentos hidrográficos no rio Guadiana, que tiveram por finalidade, resolver o seu assoreamento, de modo a permitir o acesso a navios de maior calado, atendendo á importância da área portuária situada numa área fronteiriça.
Em 13 de agosto de 1975, o navio foi desarmado, sendo posteriormente abatido ao efetivo dos navios da Armada, em 7 de julho de 1976.
O seu legado perdura como exemplo do papel científico e técnico da Marinha Portuguesa, na investigação e valorização do mar nacional.
O nome do navio alude à constelação do Cruzeiro do Sul, que foi dada a conhecer à Europa no século XVII pelo navegador português Pedro Fernandes de Queirós (o mesmo que descobriu a ilha a que chamou Austrália do Espírito Santo, no atual Vanuatu).

Registado
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas