Onde é que anda o JLRC e o seu arquivo : ) ?
edit : já agora, só uma pequena correcção, os Invicible já não operam os Sea Harrier, mas têm feito uso dos Harrier da RAF, portanto continuam com aparelhos de asa fixa, na prática.
Oi Spectral, já cá estou depois de umas "férias" inesperadas e forçadas no Hospital Garcia de Orta. Que tal vai o doutoramento?
Bom vamos lá a ver se posso ajudar. Como o Luís já se encarregou da Grã-Bretanha e da França vou passar à Alemanha.
Efectivos. 25.000 h
Aviação naval:
8/P-3C Orion (ex-holandêses),
2/Breguet Atlantic 1 BR 1150 modificados para SIGINT e que vão serem substituídos por 1/Euro Hawk (UAV derivado do RQ-4 Global Hawk Block 20),
4/Dornier DO 228 LM para luta anti-poluição, ligação e transporte,
22/Sea Lynx Mk 88 para ASW e AsuW,
21/Sea King Mk 41 para SAR e ASuW.
Estão encomendados 38 NH-90 para substituírem os Sea King em 2012 e os Lynx em 2015 para ASW, ASuW e SAR.
A marinha alemã está organizada em 2 flotilhas navais (Einsatzflottille 1, QG Kiel e Einsatzflottille 2, QG Wilhelmshaven), o Instituto Médico Naval (Schiffahrtsmedizinisches Institut, Kiel), e 2 flotilhas aéreo-navais (MGF 3 (Marinefliegergeschwader 3 “Graf Zeppelin”), Nordholz, MGF 5 (Marinefliegergeschwader 5), Westerland e Warnemünde)
SUBMARINOS
0 + 2 SSK do tipo 213 – Est.: ThyssenKrupp Marine Systems.
S 185 U 35 2007 2012 Eckernförde
S 186 U 36 2008 2013 Eckernförde
Nota: Desenvolvimento do tipo 212A
4 SSK do tipo 212A – Est.: ThyssenKrupp Marine Systems, Kiel (A); Nordseewerke, Emden (B).
S 181 U 31 09-98 03-02 19-10-05 Eckernförde
S 182 U 32 2000 04-12-03 19-10-05 Eckernförde
S 183 U 33 2001 13-09-04 13-06-06 Eckernförde
S 184 U 34 2002 01-07-05 02-05-07 Eckernförde
D : 1 500 t/superfície, 1 830/submerso
V : 12/superfície, 20/submerso
Dim : 55,90 x 6,90 x 5,75.
A : 6 TLT/533 (12 torpedos DM-2 A 4) – 24 minas externas.
EE : Radar : 1/1007 – Sonar : 1/Conjunto DBQS-40 – CM : FL-1800 U – engodos anti-torpedos TAU-2000. Fully Integrated Control System.
M : 1 diesel MTU 16 V 396 – 1 motor eléctrico Siemens – 1 hélice com sete pás – 2 400 cv (1 765 kW) – sistema de propulsão auxiliar em circuito fechado PERMASYN da Siemens (AIP), com pilhas de combustível PEM a hidrogénio.
DT : 8 000/8 (superfície), 420/8 (submerso)
Guarnição : 5 ofic. + 22 h.
Observações : Encomendados em 06-07-94. Programa reduzido de 12 a 4 unidades mais 2/4 eventuais. Destinados a operar no Báltico. O casco pressurizado compreende duas pontes a vante e é em aço desmagnetizado.
8 costeiros SSK do tipo 206A – Est.: (A) – Howaldswerke, Kiel; (B) – Rheinstall Nordseewerke, Emden.
S 194 U 15 01-06-70 15-06-72 17-07-74 Eckernförde
S 195 U 16 01-11-70 29-08-72 09-11-73 Eckernförde
S 196 U 17 01-10-70 10-10-72 28-11-73 Eckernförde
S 197 U 18 01-04-71 31-10-72 19-12-73 Eckernförde
S 171 U 22 18-11-71 27-03-73 26-07-74 Eckernförde
S 172 U 23 05-03-72 05-05-73 02-05-75 Eckernförde
S 173 U 24 20-03-72 26-06-73 16-10-74 Eckernförde
S 174 U 25 01-07-71 23-05-73 14-06-74 Eckernförde
D : 450 t/superfície, 520 t/submerso
V : 10/superfície, 17/submerso
Dim : 48,6 x 4,6 4,3.
A : 8 TLT/533 (16 torpedos DM-2 A 3 - eventualmente 12 minas em cintura exterior ou 16 minas utilizando os TLT.
EE : Radar : 1/Calypso - Sonares : 1/DBQS-21 D activo - 1/GHG AN 5039 A 1 passivo - CM : detector DR 2000.
M : 2 diesel MTU 12 V 493 AZ x 441 kW, compreendendo cada um gerador de 405 kW - 1 hélice (diam. : 2,30) - 1 motor eléctrico de propulsão de 1.100 kW.
DT : 4.500/5 com o schnorchel, 200/5 imerso.
Guarnição : 4 ofic. + 18 h.
Observações : A modernização destes submarinos começou em 1987 com o U 29 e terminou em 04-92 com o U 26.
DESTROYERS AAW
3 do tipo 124, da classe Sachsen.
F 219 SACHSEN 01-02-99 20-01-01 31-12-03 Wilhelmshaven
F 220 HAMBURG 01-09-00 16-08-02 13-12-04 Wilhelmshaven
F 221 HESSEN 14-09-01 26-07-03 21-04-06 Wilhelmshaven
D : 4.200 t, 5.600 tcp
V : 29
Dim : 143 (132,15 pp) x 17,44 x 5.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – SSM : 8/Harpoon (IV x 2) – SAM : 1/VLS Mk 41 (32 células com XXVIII x 1 – 28 mísseis SM-2 Block III A e IV x 4 – 16 mísseis Evolved Sea Sparrow) – CIWS : 2/sistemas Mk 49 (XXI x 2 – 42 mísseis RAM) – ASW : 4 TLT/ASW (II x 2) Mk 32 – 2/helicópteros NH-90.
EE : Radares : 1/APAR 3-D – 1/SMART-L -1/CT – 1/Scout – Sonares : 1/DSQS-23BZ – 1/ATASS – CM : FL-1800 Stage 2 – 6/lança-engôdos SRBOC Mk 36.
M : CODAG : 1 TG GE LM 2500 – 31.500 cv (23.150 kW) – 2 motores a diesel MTU 20 V 1163 TB93 x 10.065 cv (7.400 kW) – 2 hélices de passo variável – 52.180 cv (38.350 kW).
DT : 4.000/18
PE : 4.000 kW
Guarnição : 230 h. (alojamentos para 243 h.).
Observações : Encomendadas em 13-06-96. Equipamentos estudados em comum com a Espanha e a Holanda. A sua missão principal será a luta antiaérea e anti míssil. Mesmo casco e aparelho propulsivo que as fragatas do tipo 123.
FRAGATAS POLIVALENTES
0 + (4?) do tipo 125.
F 222 N …….. 2010
F 223 N …….. 2012
F 224 N …….. 2013
F 225 N …….. 2014
D : 5.500 tcp
V : 27
Dim : 139,0 x 18,0 x 5,0.
A : 1/127 OTO-Melara Vulcano – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – 5/met. 12,7 OTO-Melara HITROLE – 1/lança-foguetes MLRS (XXII x 1) – SSM : 8/RBS-15 Mk 3 (IV x 2) – CIWS : 2/sistemas Mk 49 (XXI x 2 – 42 mísseis RAM) – 2/helicópteros NH-90 – 2/canhões de água.
EE : Radares : 1/Phased Array Radar – 2/navegação – Sonar : ? – IFF – CM : FL 1800S.
M : CODLAG (Combined Diesel-elecric And Gasturbine) : 4 geradores a diesel (2,9 MW) – 2 motores eléctricos (4,7 MW) – 1 turbina a gás – 27.200 cv (20 MW) – 2 hélices – 1 propulsor na roda da proa - 1.360 cv (1 MW).
DT : 4.000
Autonomia : 90 dias
Guarnição : 110 h. + 50 h. comandos.
Observações: deverão substituir as fragatas tipo 122, da classe Bremen. O número foi reduzido de 8 para 4 devido aos cortes feitos nas forças armadas alemães em 2003/04
4 do tipo 123, da classe Brandenburg.
F 215 BRANDENBURG 11-02-92 28-08-92 14-10-94 Wilhelmshaven
F 216 SCHLESWIG-HOLSTEIN 01-07-93 08-06-94 24-11-95 Wilhelmshaven
F 217 BAYERN 16-12-93 30-06-94 15-06-96 Wilhelmshaven
F 218 MECKLENBURG-VORPOMMERN 23-11-93 23-02-95 01-12-96 Wilhelmshaven
D : 3.600 t, 4.490 tcp
V : 29 (18 com os diesel)
Dim : 138,85 (126,9 pp) x 16,7 x 6,3.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact SR – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – SSM : 4/MM 38 Exocet (II x 2) – SAM : 1/VLS Mk 41 mod 3 para Sea Sparrow (16 células para mísseis RIM-7 Sea Sparrow) – CIWS : 2/sistemas RAM (XXI x 2, 42 mísseis RAM) – ASW : 4 TLT/ASW (II x 2) Mk 32 - 2/helicópteros Sea Lynx.
EE : Radares : 2/navegação Raypath – 1/vigilância aérea LW-08 – 1/vigilância combinada SMART-S – 2/CT dos mísseis STIR 180 – Sonar : 1/DSQS-23 BZ no casco – CM : FL-1800 S Stage II – 2/lança-engôdos SCLAR.
M : CODOG : 2 TG General Electric LM 2500 – 51.680 cv (37.990 kW) – 2 motores a diesel MTU 20 V 956 TB 92 – 10.340 cv (7.600 kW) – 2 hélices Escher-Wyss de passo variável.
DT : 4.000/18
PE : 3.000 kW (4 x 750)
Guarnição : 219 h.
Observações : Encomendadas em 28-06-89. Construídas segundo o conceito modular Meko com locais reservados para novos armamentos ou modificação dos existentes.
8 do tipo 122A, da classe Bremen.
F 207 BREMEN 09-07-79 27-09-79 07-05-82 Wilhelmshaven
F 208 NIEDERSACHSEN 09-11-79 09-06-80 15-10-82 Wilhelmshaven
F 209 RHEINLAND-PFALZ 25-09-79 03-09-80 09-05-83 Wilhelmshaven
F 210 EMDEN 23-06-79 17-12-80 07-10-83 Wilhelmshaven
F 211 KÖLN 16-06-80 29-05-81 19-10-84 Wilhelmshaven
F 212 KARLSRUHE 10-03-81 08-01-82 19-04-84 Wilhelmshaven
F 213 AUGSBURG 04-04-87 17-09-87 03-10-89 Wilhelmshaven
F 214 LÜBECK 01-06-87 15-10-87 19-03-90 Wilhelmshaven
D : 2.950 t, 3.800 tcp
V : 30
Dim : 130,5 (121,8 pp) x 14,57 x 6.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact – 2/27 AA (I x 2) Mauser-Werke – SSM : 8/Harpoon (IV x 2) – SAM : 1/Nato Sea Sparrow Mk 29 (VIII x 1 + 8 mísseis RIM-7 M de reserva) – CIWS : 2/sist. RAM (XXI x 2, 42 mísseis RAM) – ASW : 4 TLT/ASW (II x 2) Mk 32 – 2/helicópteros WG-13 Lynx (com torpedos Mk 46).
EE : Radares : 1/TRS-3D 32 com antena IFF separada - 1/3 RM-20 de superfície - 1/WM-25 de vigilância combinada - 1/CT STIR - Sonares : 1/DSQS-21 BZ a MF - 1/TAS 6-3 - sist. TMS (Track Management System) - CM : FL-1800 S Stage II - 4/lança-engôdos SRBOC Mk 36 - 1/SLQ-25 Nixie.
M : Sist. CODOG : 2 TG General Electric LM 2500 de 25.000 cv (18.400 kW) – 2 motores a diesel MTU 20 V 956 TB 92 de 5.200 cv (3.820 kW) – 2 hélices com 5 pás orientáveis.
DT : 4.700/16
PE : 3.000 kW (4 geradores a diesel de 750 kW)
Guarnição : 27 ofic. + 172 h.
Observações : Ailerons estabilizadores. Cidadela NBQ. O sonar em bolbo na proa foi especialmente concebido para o Mar do Norte onde as águas são pouco profundas. Foi feito um grande esforço para diminuir os ruídos irradiados.
CORVETAS
2 + 3 do tipo 130, da classe Braunschweig.
F 260 BRAUNSCHWEIG 03-12-04 19-04-06 05-07 Warnemünde
F 261 MAGDEBURG 19-05-05 06-09-06 2007 Warnemünde
F 262 ERFURT 22-09-05 29-03-07 2008 Warnemünde
F 263 OLDENBURG 19-01-06 2008 2008 Warnemünde
F 264 LUDWIGSHAFEN 20072008 11-08 Warnemünde
D : 1.650 t, 1.840 tcp
V : 26
Dim : 89,12 (82, 80 pp) x 13,38 x 3,40.
A : 1/76 OTO DP – 2/27 – SSM : 4/RBS 15 Mk 3 – CIWS : 2/sist. RAM Block 1A (XXI x 2, 42 mísseis RAM) – 2 helicópteros UAV ASLW teleguiados.
EE : radares : 2/Pathfinder – 1/multifunções TRS-3D – IFF : MSSR 2000i – CT : 2/Mirador – Sonares : casco e rebocado – CM : 2 lança-engodos TKWA MASS (Multi Ammunition Softkill System) – 1/lança-engodos anti-torpedo TAÜ (previsto mas não montado – ESM : 1/empastelador KJS N 5000 – 1/detector SPS N 5000.
M : 2 motores a diesel – 2 hélices – 20.130 cv – (14.800 kW).
Guarnição : 65 h.
PE : 4 x 550 kW.
DT : 2.500/15
Autonomia : 7 dias sem navio de apoio, 21 dias com navio de apoio.
Observações: Projectadas para substituírem os navios de patrulha a partir de 2007. Esta previsto um segundo batch de 5 unidades, provavelmente com armamento diferente, com início em 2008.
PATRULHAS LANÇA-MÍSSEIS
• 10 do tipo 143 A, da classe Gepard – Est. : Kröger, Rendsburg (73, 75 e 77) ; Lürssen, Vegesack (os outros).
P 6121 GEPARD (S 71) 25-09-81 15-12-82 Donau
P 6126 FRETTCHEN (S 76) 26-01-83 14-12-83 Donau
P 6122 PUMA (S 72) 08-02-82 24-02-83 Donau
P 6127 DACHS (S 77) 14-12-82 22-03-84 Donau
P 6123 HERMELINB (S 73) 08-12-81 28-04-83 Donau
P 6128 OZELOT (S 78) 07-06-83 12-07-84 Donau
P 6124 NERZ (S 74) 18-08-82 14-07-83 Donau
P 6129 WIESEL (S 79) 08-08-83 12-07-84 Donau
P 6125 ZOBEL (S 75) 30-06-82 29-09-83 Donau
P 6130 HYÄNE (S 80) 05-10-83 13-11-84 Donau
D : 300 t, 391 tcp
V : 36 (32 tpc)
Dim : 57,6 (54,40 pp) x 7,76 x 2,57.
A : 1/76 AA OTO-Melara Compact – SSM : 4/MM 38 – CIWS : 1/sist. RAM (21 células) – minas.
EE : Radares : 1/3 RM-20 – 1/HSA WM-27 – CM : FL-1800 Stage II – 2/lança-engôdos Hot Dog-Silver Dog (VI x 2).
M : 4 motores a diesel MTU 16 V 956 TB 91 – 4 hélices – 16.000 cv (11.768 kW).
DT : 600/30, 2.600/16
PE : 540 kW
Guarnição : 44 h.
Observações : Encomendados em 1978 no lugar dos 10 hidrofólios do tipo 162. Casco em madeira. Rails de lançamento de minas.
NAVIOS ANTIMINAS
10 caça-minas costeiros (MHC) do tipo MJ-332, da classe Frankenthal – Est. : Abeking und Rasmussen, Lemwerder (A) ; Kröger, Rendsburg (B) ; Lürssen, Vegesack (C).
M 1061 ROTTWEIL 17-04-90 12-03-92 07-07-93 Kiel
M 1062 SULZBACH-ROSENBERG 01-09-92 27-04-95 23-01-96 Kiel
M 1063 BAD BEVENSEN 19-11-90 21-01-93 09-12-93 Kiel
M 1064 GRÖMITZ 02-04-91 29-04-93 23-08-94 Kiel
M 1065 DILLINGEN 15-01-92 26-05-94 25-04-95 Kiel
M 1067 BAD RAPPENAU 20-02-91 03-06-93 19-04-94 Kiel
M 1068 DATTELN 11-11-91 27-01-94 08-12-94 Kiel
M 1069 HOMBURG 17-02-92 21-04-94 26-09-95 Kiel
M 1058 FULDA 1996 29-09-97 29-05-98 Kiel
M 1059 WEILHEIM 1966 18-02-98 25-11-98 Kiel
D : 590 t, 660 tcp
V : 18
Dim : 54,5 (51 pp) x 9,2 x 2,84.
A : 1/27 – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2).
EE : Radar : 1/SPS-64 - Sonar : 1/DSQS-11 M (Krupp-Atlas) – CM : 1/DR 2000 (Thomson/CSF) -2/lança-engôdos Silver Dog-Hot (VI x 2).
M : 2 motores a diesel MTU 16 V 396 TB 84 – 2 hélices – 5.500 cv (4.080 kW).
PE : 690 kW
Guarnição : 5 ofic. + 37 h.
Observações : Estão equipados com uma câmara de descompressão. Têm um sistema de caça-minas MWS-80/4 da Krupp-Atlas, um sistema de comando SATAM, 2 peixes autopropulsionados Pinguin B3 e sistema de navegação MC 500 da Ferranti. Têm um motor auxiliar para as velocidades lentas.
5 caça-minas costeiros (MSC) do tipo MJ-333, da classe Kulmbach – Est. : Abeking e Rasmussen, Lemwerder (A), Kröger, Rendsburg (B).
M 1091 KULMBACH 14-09-87 15-06-89 24-04-90 Kiel
M 1095 ÜBERHERRN 15-12-86 30-08-88 19-09-89 Kiel
M 1096 PASSAU 01-07-88 01-03-90 18-12-90 Kiel
M 1097 LABOE 02-03-87 13-09-88 07-12-89 Kiel
M 1099 HERTEN 30-06-88 22-12-89 26-02-91 Kiel
D : 590 t, 635 tcp
V : 18
Dim : 54,4 (51 pp) x 9,2 x 3,2.
A : 2/27 Mauser – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2) – podem lançar 60 minas.
EE : Radares : 1/SPS-64 – 1/WM-20/2 de CT (HSA) – Sonar : 1/DSQS-11 M – CM : 1/DR 2000 (Thomson/CSF) – 2/lança-engôdos Silver Dog-Hot Dog (VI x 2).
M : 2 motores a diesel MTU 16 V 396 TB 84 – 2 hélices de passo variável – 6.080 cv (4.469 kW).
PE : 1.050 kW
Guarnição : 37 h.
Observações : Desenvolvimento do tipo 332. Equipados com o sistema de comando e de controlo de caça-minas TAKIS destruindo minas de fundo ou fundeadas com o engenho teleguiado SEEFUCHS.
5 draga-minas costeiros (MSC) do tipo MJ-352, da classe Ensdorf – Est. : Kröger, Rendsburg (A) Lürssen, Vegesack (B).
M 1090 PEGNITZ 06-07-87 13-03-89 09-03-90 Kiel
M 1092 HAMELN 18-06-86 15-03-88 29-06-89 Kiel
M 1093 AUERBACH/OBERPFALZ 03-01-89 18-06-90 07-05-91 Kiel
M 1094 ENSDORF 15-03-88 08-12-89 25-09-90 Kiel
M 1098 SIEGBURG 12-10-87 14-04-89 17-07-80 Kiel
D : 590 t, 635 tcp
V : 18
Dim : 54,4 (51 pp) x 9,2 x 2,5.
A : 2/27 Mauser – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2) – possibilidade de lançar 60 minas.
EE : Radares : 1/SPS-64 - 1/WM-20/2 de CT (HSA) – Sonar : 1/DSQS-11 M – CM : 1/DR 2000 (Thomson/CSF) – 2/lança-engôdos Silver Dog-Hot Dog (VI x 2).
M : 2 motores a diesel MTU 16 V 396 TB 84 – 2 hélices a passo variável – 6.080 cv (4.469 kW).
PE : 1.050 kW
Guarnição : 4 ofic. + 33 h.
Observações : Foram modificados entre 1999 e 2001 para operarem o sistema Troika Plus.
12 draga-minas telecomandados MSC do tipo HL-352 (Seepferd) – Est. : Abeking & Rasmussen, Lemwerder.
SEEPFERD 1 a SEEPFERD 12
D : 99 tcp
V : 18
Dim : 25,65 x 14,26 x 2,7.
M : diesel-eléctrico.
Observações : Casco catamaran do tipo SWATH em aço amagnético. Operam em grupos de dois, telecomandados a partir de um draga-minas do tipo MJ-352.
NAVIO BASE DE MERGULHADORES-DESMINADORES
1 ex-navio de testes do tipo 742 – Est. : Burmester, Bremen.
M 1052 MÜHLHAUSEN (ex-A 1410 Walther von Ledebur) 30-06-66 21-12-67 Kiel
D : 775 t, 825 tcp
V : 19
Dim : 63,2 x 10,6 x 3.
A : nenhum
EE : Radar : 1/Kelvin-Hughes 14/9.
M : 2 motores a diesel Maybach - 2 hélices - 5.200 cv (3.822 kW).
Guarnição : 19 h + 13 mergulhadores.
Observações : Utilizado anteriormente como navio de testes para a guerra anti-minas e modificado em 1995 para executar a nova missão. Casco em madeira.
ANFÍBIOS
2 LCU do tipo 520, da classe Barbe – Est. : Howaldtswerke, Hamburgo.
L 762 LACHS 17-02-66 24-03-66
L 765 SCHLEI 17-05-66 26-07-66
D : 166 t, 403 tcp
V : 11
Dim : 30 (36,7 pp) x 8,8 x 2,10
M : 2 motores a diesel MWM – 2 hélices – 1.200 cv (882 kW)
EE : Radar : 1/Kelvin Hughes 14/9.
DT : 1.200/11
PE : 130 kW
Guarnição : 17 h.
Observações : Rampas a vante e a ré. Sobreviventes de uma série de 22 dos quais 8 transferidos à Grécia. Utilizados pelas forças especiais. Baseados em Eckernförd.
NAVIOS HIDROGRÁFICOS
1 do tipo 751 – Est. : Nordseewerke (NSWE), Emden.
A 1450 PLANET 04-03 12-08-03 31-10-03
D : 3 500 tcp
V : 15
Dim : 73 x 25 x 6,8
M : diesel-eléctrico – 2 motores a diesel – 2 hélices.
DT : 5.000/15
Trip : 25 h + 20 cientistas.
Observações : Casco SWATH (Small Waterplane Area Twin Hull).
NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO
2 reabastecedores de combate AOR do tipo 702 (KSV 90) da classe Berlin.
A 1411 BERLIN 1997 11-04-01 Wilhelmshaven
A 1412 FRANKFURT AM MAIN 1998 27-05-02 Kiel
D : 8.265 t, 20.240 tcp
V : 20
Dim : 174 x 24 x 7,4.
A : 4/20 AA – convés e hangar para 2 helicópteros
M : Diesel-eléctrico – 2 motores a diesel – 2 hélices – 15.000 cv (10.680 kW).
Guarnição : 60 + 50 grupo hospitalar + 30 grupo aéreo + 94 passageiros.
Observações : Alojamentos para 94 passageiros. Castelo à ré ; 1 pórtico de reabastecimento e 2 gruas de 12,5 t. Capacidade : 9.540 t de fuel, 450 t de água, 160 t de munições, 280 t de alimentos, 100 t de carga seca, 32 contentores. Instalações hospitalares. Designados EGV : Einsatzgruppenversorger. São os maiores navios da Marinha alemã e possibilitam que a autonomia das fragatas passe para 45 dias. Está prevista a construção de outros dois.
6 reabastecedores polivalentes ARL do tipo 404, da classe Elbe.
A 511 ELBE 11-05-92 24-06-92 28-01-93 Warnemünde
A 512 MOSEL 29-12-93 22-04-93 22-07-93 Kiel
A 513 RHEIN 07-10-92 11-03-93 22-09-93 Kiel
A 514 WERRA 11-11-92 17-06-93 09-12-93 Kiel
A 515 MAIN 03-08-92 15-06-93 23-06-94 Eckernföerd
A 516 DONAU 25-06-93 24-03-94 22-11-94 Warnemünde
D : 3.580 tcp
V : 15
Dim : 100,46 (87 pp) x 15 x 4,05.
A : 2/20 AA (I x 2) – 2/sist. Stinger-Fliegerfaust (IV x 2)
EE : Radar : 1/navegação.
M : 1 motor a diesel Deutz-MWM SBV 12 M-628 – 1 hélice – 3.260 cv (2.400 kW).
DT : 2.000/15
Guarnição : 4 0 h + 50 técnicos/passageiros.
Observações : Construídos segundo as normas comerciais. Castelo à ré; plataforma para helicóptero mas sem hangar; 5 porões; 1 grua de 12,5 t a 15 m (3 t a 21 m). 1 propulsor à proa. Sistema Inmarsat. Capacidade: combustível: 461 t; água doce: 150
1 transporte de munições AEL do tipo 760, da classe Westerwald – Est. : Orenstein & Koppel, Lübeck.
A 1435 WESTERWALD 03-11-65 25-02-66 11-02-67 Wilhelmshaven
D : 3.460 t, 4.014 tpc
V : 17
Dim : 105,27 x 14,02 x 3,7 (4,50 max.).
A : 2/40 AA (II x 1) Breda-Bofors
EE : Radar : 1/Kelvin-Hughes 14/9.
M : 2 motores a diesel Maybach MD 874 – 2 hélices de passo variável Escher-Wyss – 5.600 cv (4.118 kW).
DT : 3.500/17
PE : 1.285 kW
Trip : 31 h.
Observações : 2 gruas de 3t. Propulsor na roda da proa. Carga : 1 080 t. Tripulação civil. Do mesmo tipo, A 1436 Odenwald foi transferido para o Egipto em 04-04-03.
PETROLEIROS
2 AOL do tipo 704, da classe Rhön – Est. : Krögerwerft, Rendsburg.
A 1443 RHÖN (ex-Okene) 25-01-74 23-08-74 13-11-74 Wilhelmshaven
A 1442 SPESSART (ex-Okapt) 23-08-74 13-02-75 24-04-75 Kiel
D : 14 200 tcp
V : 16,3
Dim : 130,15 x 19,33 x 8,20.
A : nenhum
EE : Radar : 1/navegação.
M : 1 motor a diesel MAK 12 cil. – 1 hélice a passo variável KA.ME.WA – 8 000 cv (5.884 kW).
DT : 7 400/16
PE : 2 000 kW
Trip : 42 h.
Observações : Ex-petroleiros da Bulke Acid Carriers de Monróvia, comprados em 1976 e entrados em serviço em 09-77. Capacidade : gasóleo : 9.500 m3 – mazute : 1.650 m3 – água destilada : 200 m3 – água doce : 200 m3.O equipamento de transferência, 1 poste de cada bordo, foi recuperado de petroleiros desarmados. Tripulação civil.
4 AOL do tipo 703, da classe Walchensee –Est. : Lindenauwerft, Kiel.
A 1425 AMMERSEE 28-03-66 09-07-66 02-03-67 Kiel
A 1426 TEGERNSEE 21-04-66 23-10-66 23-03-67 Wilhelmshaven
D : 2.174 tcp
V : 12,5
Dim : 71,94 x 11,22 x 4,28.
A : nenhum
EE : Radares : 2/navegação.
M : 2 motores a diesel MWM – 1 hélice a passo variável KA.ME.WA – 1.200 cv (822 kW).
DT : 3.250/12
PE : 635 kW.
Trip : 21 h.
Observações : Tripulação civil. Capacidade : mazute : 1.200 m3 – água doce : 60 m3. Do mesmo tipo A 1424 Walchensee e A 1427 Westensee foram desarmados.
REBOCADORES OCEÂNICOS
1 oceanico do tipo 720B, da classe Helgoland – Est. : Schichau, Bremerhaven
A 1458 FEHMARN 23-04-65 25-11-65 01-02-67 Kiel
D : 1.304 t, 1.558 tcp
V : 17
Dim : 67,91 x 12,74 x 4,20.
A : 2/40 AA Breda-Bofors (II x 1)
EE : Radar : 1/KH 14/9.
M : Propulsão diesel-eléctrica : 4 motores a diesel MWM/4 geradores de 600 kW – 2 motores eléctricos de propulsão – 2 hélices – 3 300 cv (2 425 kW).
DT : 6.000/16
Trip : 34 h.
Observações : Tracção a um ponto fixo : 35 t. Serve de navio de apoio aos submarinos. Está equipado para o combate aos incêndios e para a localização de destroços. Casco reforçado contra os gelos. Tripulação civil. Do mesmo tipo, A 1457 Helgoland foi transferido para o Uruguai em 1998 e rebaptizado Oyardvide.
2 do tipo 722, da classe Wangerroge – Est. : Schichau, Bremerhaven.
A 1451 WANGEROOGE 09-04-68 Wilhelmshaven
A 1452 SPIEKEROOG 14-08-68 Kiel
D : 854 t, 1.025 tcp
V : 13
Dim : 51,78 x 12,11 x 4,20.
EE : Radar : 1/Kelvin-Hughes 14/9
M : Diesel-eléctrica : 4 motores a diesel MWM – 4/geradores de 405 kW – 2 motores eléctricos – 2 hélices - 2.400 cv (1.765 kW).
DT : 5.000/10
Trip : 31 h.
Observações : Tracção ao ponto fixo : 33 t. Casco reforçado contra os gelos. Tripulação civil. Do mesmo tipo, A 1455 Norderney foi abatido em 2006.
REBOCADORES COSTEIROS E PORTUÁRIOS
6 do tipo 725 – Est. : Orenstein & Koppel, Lübeck (A) ; Husumer Schiffswerft (B).
Y 812 LÜTJE HÖRN 1990 31-05-90
Y 816 VOGELSAND 30-01-87 14-04-87
Y 814 KNECHTSAND 1990 16-11-90
Y 817 NORFSTRAND 24-10-86 20-01-87
Y 815 SCHARHÖRN 1990 01-10-90
Y 819 LANGENESS 04-12-86 15-05-87
D : 445 tcp
V : 12
Dim : 30,25 (28 pp) x 9,10 x 2,55.
M : 2 motores a diesel Deutz SBV 6 M 628 – 2 hélices Voith-Schneider – 2.230 cv (1.640 kW).
Trip : 10 h.
Observações : Tracção ao ponto fixo : 23 t.
NAVIOS COLECTORES DE INFORMAÇÕES
3 navios de vigilância electrónica do tipo 423, da classe Oste – Est. : Neue Flensburger Schiffsbau.
A 50 ALSTER 14-03-88 04-11-88 05-10-89 Eckernförd
A 52 OSTE 21-11-86 15-05-87 30-06-88 Eckernförd
A 53 OKER 15-12-86 24-09-87 10-11-88 Eckernförd
D : 2.375 t, 3.200 tcp
V : 20
Dim : 83,5 (75,7 pp) x 14,6 x 4,2.
EE : Radares : 2/navegação - Sonar : 1/AISYS passivo de Krupp-Atlas.
M : 2 motores a diesel Deutz 8 BV 16 M 628 – 2 hélices – 2 motores eléctricos (560 kW) – 8.800 cv (6.470 kW).
DT : 5.000/18
Guarnição : 6 ofic. + 34 h. + 40 missão cientifica.
Observações : Estão dotados com o sistema de vigilância de transmissões ECAM. Pertencem ao 1º esquadrão de submarinos.
Existem mais navios auxiliares de vários tipos (testes, recuperadores de torpedos, veleiros, etc)