28 de Maio 1926

• 87 Respostas
  • 27958 Visualizações
*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Janeiro 05, 2008, 05:30:22 pm »
Ministros e Generais a serem "dispensados" porque eram progressistas e ofuscavam a "clarividência" do "Salvador da Pátria" (ex: Adriano Moreira, Gen. Deslandes, etc.)

Adriano Moreira escreveu isto no Diário de Moçambique, a proposito da morte do Doutor Oliveira Salazar:

Quando voltei a subir a breve escada do pátio, já ele estava sentado na sua velha cadeira, mergulhado nos negócios do Estado. Era a imagem de um homem de fé segura, sabendo que haveria de prestar contas. A brevidade da vida iluminada pelos valores eternos. O poder ao serviço de uma ética que o antecede e transcende.
(...)tinha a humildade de chamar os colaboradores e, em conjunto, discutir, e emendar. A grandeza natural de quem pode aceitar dos outros, sendo sempre o primeiro.
Humilde com o seu povo, orgulhoso perante o mundo.
Assim viveu, acertando ou com erros, mas sempre autêntico. Com princípios. O único remédio conhecido contra a corrupção do poder. E muito principalmente quando se trata de um poder carismático, como era o seu caso. Um desses homens raros que a fadiga da propaganda não consegue multiplicar. Porque ou as vozes vêm do alto ou não existem. Não há processo de substituir o carisma. Por isso, também, essa luz, que tão raramente se acende, é toda absorvida pelo povo, o único herdeiro. Soma-se ao património geral. Inscreve-se no livro de todos. Pertence à História. Transforma-se em raiz.

Quem demitiu o General Venâncio Deslandes foi, precisamente, Adriano Moreira.

Senhor PereiraMarques e amigos foristas, é inegável que o país, em 1974, antes da revolução, estava melhor do que está hoje.

Portugal está na posição 29 do Índice de Desenvolvimento Humano,em 1974, antes da revolução estava na posição 26.

Portugal gastou 178 milhões de contos com os 13 anos de guerra no ultramar.
Segundo o jornal O Tempo de 4/3/1976 gastou 172 milhões com a sua entrega.

Portugal abandonou, com a descolonização, em investimentos privados e públicos, no Ultramar cerca de 3 biliões e 200 milhões de contos!

Em 26 de Abril de 1974 foram soltos os presos políticos que se encontravam nas prisões nacionais, 150. No auge do PREC chegaram a estar presas 3000 pessoas por motivos políticos.
(Fonte: Relatório Oficial de Sevícias e Torturas)

Segundo li no Diário de Noticias Online, neste momento temos 383 toneladas de ouro. Pois saibam que antes do 25 de Abril tínhamos 889 toneladas. Também tínhamos uma reserva de divisas estrangeiras de 2 mil milhões de dólares  Americanos.
Não tínhamos, praticamente, dívida externa. Hoje representa 70% do PIB.

Antes do 25 de Abril reflorestava-se mais do triplo do que ardia. Hoje arde mais do que se planta.

Agora existem mais do dobro dos governantes e o dobro dos deputados da altura!

Em 1974 era estimado que em 4 anos iríamos atingir o nível de vida da Espanha. E agora?

E mais uma vez, lembrem-se de uma coisa importante: Só estamos assim por causa dos biliões que nos foram dados pela CEE/UE. Se não fosse isso estávamos muito pior!

*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Janeiro 05, 2008, 05:38:32 pm »
Citação de: "Rui Monteiro"
Desculpem meus senhores ...

O Estado Novo ERA UMA REPUBLICA ... não nos esqueçamos disso  :evil:

Não nos esqueçamos também que Sua Majestade Fidelíssima El-Rei D.Manuel de Bragança apoiou Salazar e que Salazar o fez sepultar com honras de estado.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #47 em: Janeiro 05, 2008, 06:42:58 pm »
Desculpem meus senhores ...

O Estado Novo ERA UMA REPUBLICA ... não nos esqueçamos disso  c34x .

Mussolini também governou sobre o Reinado de Vítor Emanuel III, também Franco designou como sucessor Juan Carlos I...logo qual é conclusão que devemos tirar... :roll:

Sinceramente...

*

Rui Monteiro

• 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Janeiro 05, 2008, 06:50:50 pm »
Não sei para quê a comparação de monarquias estrangeiras com as de cá.

Sinceramente não sei qual a lógica. A lógica que sei é que os 48 anos de Estado Novo foram em Republica e por culpa dos presidentes da republica que podiam destituir Salazar.
Quanto a Salazar sepultar com honras de estado D.Manuel II, era o mínimo que se podia fazer por um Chefe de Estado legítimo e que foi sempre patriota até ao fim da vida.

Além disso caso não saibam Portugal entrou na 1ª Guerra por pressão de D.Manuel II que mesmo já não sendo Chefe de Estado tinha muito poder, com objectivo de assim Portugal proteger as colonias dos Alemães. Mas quem foi o republicano que durante a 1ª Guerra esteve na linha da frente com a Cruz Vermelha a ajudar os soldados na Guerra ??? Nenhum ... foi um monarquico El-Rei D.Manuel II que ganhou uma medalha de mérito do Rei do Reino Unido. Assim se vê como vai o patriotismo de alguns ou melhor a coragem ...

E já falando de estrangeiros : CUBA, COREIA DO NORTE, CHINA, IRAO, são Republicas LOLOLOLOLOLOLOL

Já agora não me diga que Salazar era monárquico e que todos os governantes de 1926 a 1974 eram monárquicos ... demagogia tem limites :)
Causa Monarquica : http://www.causa-monarquica.tk
Forum Realistas : http://www.realistas.org
Instituto da Democracia Portuguesa : http://www.democraciaportuguesa.org/

*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Janeiro 05, 2008, 07:02:38 pm »
Já agora não me diga que Salazar era monárquico e que todos os governantes de 1926 a 1974 eram monárquicos ... demagogia tem limites :)

Não vou dizer isso porque é mentira, já o que eu disse, não é.

Que razões tem para me chamar demagogo ou insinuar que faço demagogia?Posso apresentar fontes de tudo o que disse. Se vai contra o que pensa ou contra o que lhe foi ensinado, não tenho culpa. Mas não me insulte.

*

Rui Monteiro

• 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Janeiro 05, 2008, 07:18:51 pm »
Meu caro JPM não estava a chamar demagogo a si.

Peço desculpa se pensou isso, acho que é pura demagogia andar sempre a dizer "em Republica é que é bom" quando a história nos diz que não foi bom.

Quanto a Salazar deixo a minha opinião, independentemente de se viver numa ditadura Salazar teve o mérito de levantar a economia e defender-nos da entrada na 2ª Guerra Mundial. Isso quer se seja de esquerda ou direita tem de ser aceite.
Outra coisa são os direitos e liberdades que é óbvio que foram postas em causa pela ditadura, isso é que é condenável. Salazar não lidou bem com a questão colonial na minha opinião, mas o homem já tinha mais de 80 anos já tinha idade para descansar.

Sobre o que disse concordo em parte mas não digo que é demagogo, longe disso. É óbvio e só um cego não vê que Portugal caiu a pique economicamente desde 1974.

E isto não é ser de direita é ser realista até porque não sou uma pessoa de direita. Ser patriota que eu saiba não é ser de direita e muito menos ser monárquico, se patriota é ser de direita então não sei o que são os traidores da Pátria.
« Última modificação: Janeiro 05, 2008, 07:27:11 pm por Rui Monteiro »
Causa Monarquica : http://www.causa-monarquica.tk
Forum Realistas : http://www.realistas.org
Instituto da Democracia Portuguesa : http://www.democraciaportuguesa.org/

*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Janeiro 05, 2008, 07:25:55 pm »
Meu caro JPM não estava a chamar demagogo a si.
Peço desculpa se pensou isso, acho que é pura demagogia andar sempre a dizer "em Republica é que é bom" quando a história nos diz que não foi bom.

Quem pede desculpa sou eu, interpretei mal as suas palavras, então.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #52 em: Janeiro 05, 2008, 07:55:24 pm »
Citação de: "JPM"

Quem demitiu o General Venâncio Deslandes foi, precisamente, Adriano Moreira.

Tem razão e peço desculpa pelo erro.

Portugal está na posição 29 do Índice de Desenvolvimento Humano,em 1974, antes da revolução estava na posição 26.

Gosta de ter acesso a esses dados porque a própria ONU apenas apresenta dados a partir de 1975.

No auge do PREC chegaram a estar presas 3000 pessoas por motivos políticos.
(Fonte: Relatório Oficial de Sevícias e Torturas)

Mas o PREC já lá vai e para o bem de todos, sejam de Esquerda, Direita, Republicanos ou Monárquicos. Trata-se "apenas" de mais uma triste página da nossa história. O meu enfâse é no presente e principalmente no futuro.

Segundo li no Diário de Noticias Online, neste momento temos 383 toneladas de ouro. Pois saibam que antes do 25 de Abril tínhamos 889 toneladas. Também tínhamos uma reserva de divisas estrangeiras de 2 mil milhões de dólares  Americanos.

Face ao valor actual do dólar :arrow: https://www.cia.gov/library/publication ... 6rank.html

Antes do 25 de Abril reflorestava-se mais do triplo do que ardia. Hoje arde mais do que se planta.

Um dos problemas reside precisamente nessa "reflorestação", claro que não é o único mas é estruturante. Foi precisamente essa "reflorestação" acelerada de espécies mais "rentavéis" (e mais inflamáveis e de combustão mais rápida) como Pinheiros e Eucaliptos, por oposição a espécies de crescimento mais lento como os Carvalhos, os Castanheiros, as Azinheiras e os Sobreiros, que facilita a propagação de incêndios. Claro que as causas concretas que iniciam os incêndios são de outras naturezas...

E mais uma vez, lembrem-se de uma coisa importante: Só estamos assim por causa dos biliões que nos foram dados pela CEE/UE. Se não fosse isso estávamos muito pior!

Mesmo sendo verdade, o que isso tem a ver com a discussão geral :?:

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #53 em: Janeiro 05, 2008, 08:16:46 pm »
Não sei para quê a comparação de monarquias estrangeiras com as de cá.

Então esta discussão não começou com o facto de que os Países da Europa Ocidental eram desenvolvidos, porque a maioria deles eram Monárquias? Foi V.ª Ex.ª que introduziu na discussão as monarquias estrangeiras.

A lógica que sei é que os 48 anos de Estado Novo foram em Republica e por culpa dos presidentes da republica que podiam destituir Salazar.

Tal como D. Carlos podia destituir João Franco e Victor Emanuel III Mussolini. Esses Presidentes eram "fantoches" colocados no lugar pelo próprio Salazar.

Quanto a Salazar sepultar com honras de estado D.Manuel II, era o mínimo que se podia fazer por um Chefe de Estado legítimo

Também não vejo qualquer problema, se foi Chefe de Estado merece Honras de Estado.

Além disso caso não saibam Portugal entrou na 1ª Guerra por pressão de D.Manuel II que mesmo já não sendo Chefe de Estado tinha muito poder

A sério :)[/quote]

Nunca afirmei nada disso, como já deve ter reparado a minha tónica é na Democracia. Antes Democracia em Monárquia, do que Ditadura em República, claro que o melhor é mesmo Democracia em República.

Agora se V.ª Ex.ª prefere Monárquia acima de tudo, independente de ser em Democracia ou Ditadura. :roll:

*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Janeiro 05, 2008, 09:11:22 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Gosta de ter acesso a esses dados porque a própria ONU apenas apresenta dados a partir de 1975.

Vou retirar a afirmação que fiz, não por ser errada, mas por não a poder provar neste momento, por não ter comigo, neste momento, a fonte dos dados que indiquei.
Vou por outro lado, então.

Em 1950 éramos o 27 país do mundo com maior PIB per capita
Em 1973 já estávamos em 21 lugar.
Hoje estamos em 57 lugar. Mesmo tirando os que na altura(1950 e 1973) não eram mesuráveis ou não existiam, não passamos do 40º lugar.

Confirme aqui: http://www.nationmaster.com

Face ao valor actual do dólar :?:

Tem a ver com o facto de ter dito que a politica económica do Estado Novo, depois da segunda grande guerra, era má e que estávamos mal nessa altura. É uma grande mentira, que disse, certamente, por desconhecer os factos. Só estou a mostrar que não era assim.

Como é que se pode queixar, falando de economia, de uma época em que estávamos tão bem como não tínhamos estado em centenas de anos e não voltámos a estar?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #55 em: Janeiro 05, 2008, 10:55:16 pm »
Hoje estamos em 57 lugar. Mesmo tirando os que na altura(1950 e 1973) não eram mesuráveis ou não existiam, não passamos do 40º lugar.

E não seria porque o nosso PIB estava "artificialmente" em alta, face às "riquezas" das possessões coloniais? Também devemos considerar o aumento do PIB per capita dos países exportadores de petróleo e, claro, o descalabro motivado pelo PREC (nacionalizações, reforma agrária, etc.) e, mais recentemente, a crise económica que nos vem a abalar desde 2002.

O ouro só serve para comprar a dívida externa? Onde foi retirar essa afirmação? O ouro, tanto na altura como agora, serve para as mesmas coisas que servem as divisas monetárias.
Na altura, o valor das divisas equivalia a uma quantidade de ouro. Por essa razão, o escudo era uma moeda muito forte. Tão forte que alguns comerciantes no estrangeiro aceitavam pagamentos directamente em escudos.
Em relação ao dólar, o seu valor naquela altura era muito superior ao actual, como de certo sabe.

(...)

Com o mal dos outros ando eu a cantarolar. Também por essas razões andam os Americanos a tremer de medo de uma segunda depressão e a comprar ouro às toneladas com medo que o dólar caia a pique.

Mas o padrão-ouro já foi abandonado à muito tempo, dai a menor importância do ouro. Quanto à política monetária em Portugal, para o bem ou para o mal, agora dependemos do Euro.

E então? Estivessem as florestas cuidadas como estavam na altura, que arderiam bem menos.

E o custo dessas florestas bem cuidadas não era a manutenção de elevados contingentes demográficos (sub-)empregues em actividades primárias de subsistência, com crianças de 13/14/15 anos a trabalhar na colheita e transporte de resina? Outro aspecto negativo, que deve também ser salientado, foi no pós-25 de Abril a extinção dos serviços florestais, dos seus guardas e cantoneiros, substituídos por valorosos, mas pouco eficientes, bombeiros voluntários.

Tem a ver com o facto de ter dito que a politica económica do Estado Novo, depois da segunda grande guerra, era má e que estávamos mal nessa altura. É uma grande mentira, que disse, certamente, por desconhecer os factos. Só estou a mostrar que não era assim.

Como é que se pode queixar, falando de economia, de uma época em que estávamos tão bem como não tínhamos estado em centenas de anos e não voltámos a estar?

E os milhares de imigrantes (económicos) que tivemos na altura, em direcção aos principais países da Europa Ocidental? O que dizer a esses senhores? E olhe que até temos filhos de imigrantes aqui no fórum, eles, se não se importarem, que venham contar as suas histórias familiares.

*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Janeiro 05, 2008, 11:32:32 pm »
Com o mal dos outros ando eu a cantarolar. Também por essas razões andam os Americanos a tremer de medo de uma segunda depressão e a comprar ouro às toneladas com medo que o dólar caia a pique.

Mas o padrão-ouro já foi abandonado à muito tempo, dai a menor importância do ouro. Quanto à política monetária em Portugal, para o bem ou para o mal, agora dependemos do Euro.

Não me devo ter feito entender. Quem anda a comprar o ouro são os investidores e a população americana, não o governo. O ouro é visto como uma protecção contra a desvalorização das divisas nacionais.

E os milhares de imigrantes (económicos) que tivemos na altura, em direcção aos principais países da Europa Ocidental? O que dizer a esses senhores? E olhe que até temos filhos de imigrantes aqui no fórum, eles, se não se importarem, que venham contar as suas histórias familiares.

Tem aqui um neto de emigrantes, pela parte paterna.
 O fenómeno emigratório não é novo em Portugal e sempre existiu até à década de 70. Curiosamente a partir dessa data, abrandou consideravelmente, ainda durante o Estado Novo. Resta dizer, que durante os anos 60, também se verificou um grande fluxo emigratório na Espanha e na Itália, entre outros países europeus.
Hoje em dia também existe também uma grande emigração, embora nem toda a gente se aperceba disso. A imigração está muito mais na ordem do  dia.

*

JPM

• Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Janeiro 05, 2008, 11:49:27 pm »
E não seria porque o nosso PIB estava "artificialmente" em alta, face às "riquezas" das possessões coloniais?

Não sei, francamente, se nas estatísticas estão incluídos os dados das colónias. Mas caso estejam, não era nada artificial.
Nas colónias estava o nosso futuro. Na década de 60 investimos bastante nelas e já estávamos a ver um grande retorno. Até Timor estava com saldo comercial positivo (isto com receitas de produção agrícola e florestal).
Tantos bravos morreram para  conquistar e manter os territórios ultramarinos e foram uns traidores dá-los de bandeja.

A ideia de que eram indefensáveis e que era errado ter colónias era pura propaganda. Ainda hoje muitos países ocidentais têm colónias e veja se alguém os chateia.

A propaganda que foi feita pelos abrileiros, e que continua a ser feita, fez danos irreparáveis na moral e nas gentes nacionais. Hoje é quase crime ser nacionalista, quando desde 1143 até 1974 era o normal para todos os Portugueses honrados e de bem.

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 545
  • Recebeu: 124 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +33/-3
(sem assunto)
« Responder #58 em: Janeiro 06, 2008, 12:59:22 am »

Confirme aqui: http://www.nationmaster.com

Já agora, e segundo o site indicado por si, em 1960 o PIB per capita Português estava em 115º no ranking mundial (fiquei surpreso  :shock:) com 348,381 dolares por pessoa, em 1973 estavamos em 66º no ranking mundial e em 2005 estavamos em 30º!

http://www.nationmaster.com/time.php?st ... definition

O que você estava a falar era do PIB per capita em PPP (purchasing power parity) e isso é outra conversa muito diferente... Imagino que tentar encontrar o PPP de uma economia em 1950 com os dados que existem seja perfeitamente inexacto, mas de certeza temos economistas aqui no forúm que podem explicar isto muito melhor do que eu.

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 545
  • Recebeu: 124 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +33/-3
(sem assunto)
« Responder #59 em: Janeiro 06, 2008, 01:04:16 am »
E não seria porque o nosso PIB estava "artificialmente" em alta, face às "riquezas" das possessões coloniais?

Não sei, francamente, se nas estatísticas estão incluídos os dados das colónias. Mas caso estejam, não era nada artificial.
Nas colónias estava o nosso futuro. Na década de 60 investimos bastante nelas e já estávamos a ver um grande retorno. Até Timor estava com saldo comercial positivo (isto com receitas de produção agrícola e florestal).
Tantos bravos morreram para  conquistar e manter os territórios ultramarinos e foram uns traidores dá-los de bandeja.

A ideia de que eram indefensáveis e que era errado ter colónias era pura propaganda. Ainda hoje muitos países ocidentais têm colónias e veja se alguém os chateia.

A propaganda que foi feita pelos abrileiros, e que continua a ser feita, fez danos irreparáveis na moral e nas gentes nacionais. Hoje é quase crime ser nacionalista, quando desde 1143 até 1974 era o normal para todos os Portugueses honrados e de bem.

:shock:

As colónias eram o nosso "futuro"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!