Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Lightning

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« Responder #465 em: Fevereiro 09, 2009, 11:27:00 pm »
Citação de: "Instrutor"
Penso que as esquadras se vao manter, embora a uniformização dos aparelhos seja urgente as missoes atribuidas a cada esquadra é diferente, a 201 tem por missao controlo do espaço aereo portugues e a 301 missoes de ataque ao solo e bombardeamentos cirurgicos

Apesar de isso ser o que acontece actualmente, porque o F-16 MLU tem uma melhor capacidade ar-solo que o F-16 OCU, e também porque a designação numérica das esquadras também indicar isso mesmo, esquadra 201 (caça) e esquadra 301 (ataque), mas no site da Força Aérea indica exactamente as mesmas missões para ambas as esquadras, talvez já a prever quando ambas as esquadras operarem o mesmo avião???

Citar
contudo o motivo pelo qual a esq. 301 operar F-16 MLU e a esq. 201 operar F-16 OCU é a seguinte:
com a chegada dos F-16 a Portugal em 1994, a esquadra 201 operava o velhinho e obsoleto A7P Corsair, um aviao mais vocacionado para ataque ao solo do que combate aereo, a esquadra 301 estava estacionada em Beja e operava os entao Alpha Jett, essa vintena de F-16 OCU vieram novos e foram direitinhos para as maos da esq. 201 que rapidamente substituiu os entao A7 pelos F-16. Uma segunda remessa de 25 F-16 chegaram ja em segunda mao em 1999 e decidiu-se empregar este aviao graças a sua alta manobridade para ataque ao solo, entao estes F-16 OCU em segunda mao, foram para a esquadra 301 estacionada em Beja que mais tarde passou para Monte Real, deixando de operar os Alpha Jett, como os F-16 do segundo lote eram em 2ª mao decidiu-se por começar por estes os programa MLU, por isso é que a esq. 301 ja opera cerca de 12 F-16 MLU e a esquadra 201 opera os F-16 OCU que tambem aguardam a sua modernização.


Como já foi referido por outros foristas, no geral concordo consigo, quando os A-7P foram abatidos ao serviço, as esquadras 302 e 304 foram desactivadas, os primeiros 20 F-16 que vieram nos anos 90 só davam para uma esquadra, logo reactivou-se a 201.

Com a vinda de mais 25 F-16, havia várias hipoteses, ou reactivava-se uma segunda esquadra de caças (como se falou durante uns tempos), ou aproveitava-se uma esquadra já existente que tivesse em vias de ser desactivada, (esquadra 301 sediada em Beja e equipada com Alpha Jets), que operava uma aeronave desactualizada para o campo de batalha moderno, além de ser uma esquadra Tiger que convinha preservar, deste modo mantem-se as heranças históricas de várias aeronaves e esquadras que existiram no passado.

A esquadra 201 é a herdeira dos F-86 e dos A-7 e a esquadra 301 é a herdeira dos Fiats e dos Alpha Jet (operacionais), actualmente estas duas correntes convergiram para um ponto comum que é o F-16 MLU.
 

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Johnnie

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« Responder #466 em: Fevereiro 10, 2009, 03:32:43 pm »
Citação de: "Instrutor"
Esquadra 201 - 0 F-16MLU - 15 F-16 A/B Block 15
Esquadra 301 - 12 F16 MLU AM/BM


15 ? Não serão 19 ??  :roll:
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papatango

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« Responder #467 em: Fevereiro 10, 2009, 03:52:08 pm »
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A esquadra 201 é a herdeira dos F-86 e dos A-7 e a esquadra 301 é a herdeira dos Fiats e dos Alpha Jet (operacionais), actualmente estas duas correntes convergiram para um ponto comum que é o F-16 MLU.


A título de mera curiosidade (não estou a corrigir ninguém), não deixa de ser engraçado misturar os F-86 com os A-7. Os A-7 não eram aeronaves de caça ou de intercepção mas sim de ataque, portanto a esquadra que operou os A-7, acabou por operar na realidade uma aeronave de ataque.

Portugal recebeu os A-7 e nessa altura ficou sem um caça interceptor puro.
Dificilmente um F-16 poderia ser herdeiro de um A-7 «Corsair»

= = = =

Uma outra curiosidade:
Pelo que percebo do que aqui e noutros lugares foi dito, as duas esquadras poderão ter funções diferentes mas operar o mesmo avião. O que muda é a configuração da aeronave e as missões que lhe forem atribuidas.

Um F-16AM/BM (ou F-16 MLU) é superior a um F-16A/B (block 15) em praticamente tudo. A sua capacidade para ataque nocturno, visão digital do terreno, possibilidade de utilizar armas inteligentes etc... tornam-no superior a qualquer aeronave de ataque.
A sua capacidade para funcionar como interceptor e identificar alvos a maior distância tornam-no superior ao F-16 A/B (Block 15).

A utilização de aeronaves de um tipo ou de outro por uma unidade não se deverá por isso destinar a «separar as águas» devendo provavelmente ser resultado de necessidades pontuais.

Um exemplo: Pilotos que se vão embora dentro de pouco tempo, poderiam continuar a voar F-16 A/B, porque não vale a pena investir neles. A organização ou reorganização de uma força, depende de muitos (muitíssimos) factores e não apenas do material disponível num determinado lugar numa determinada altura.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #468 em: Fevereiro 10, 2009, 04:29:08 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "General Spínola"
Desculpem a minha ignorância, mas porque razão estão todos os MLU na esquadra Jaguares e nenhum na dos Falcões?

Penso que a razão se chama uniformização, isto é, uma esquadra tem um unico tipo de aeronave (salvo raras exepcções) para pilotos e mecanicos operarem, é por isso que não existem F-16 ou EH101 espalhados por todas as bases da Força Aérea.


Convém não esquecer que os primeiros F-16AM (15133 e 15121) foram atribuídos inicialmente à Esq. 201 "Falcões" porque a 301 ainda operava em Beja com os Alpha-Jet A. Durante algum tempo pensou-se que os MLU iriam ser operados pela Esq. 202 "Galos", a ser criada, mas o passo mais lógico (visto os MLU introduzirem a função ar-solo) seria a sua atribuição aos Jaguares, algo que aconteceu em Novembro de 2005 com a reactivação da Esquadra na Base Aérea de Monte Real.

Porquê os MLU nos Jaguares? Pelo facto dos MLU serem verdadeiros caças multi-role. Têm mais capacidade na arena ar-ar que os OCU Block 15? Têm, mas a ênfase foi dada a missões ofensivas (ASFAO), missão primária da Esq. 301. Os OCU não possuem capacidade para operar com boa parte dos sistemas que entretanto foram adquiridos para os MLU e daí o passo lógico de atribuir primeiro os F-16 MLU aos Jaguares.

A seu tempo, toda a frota F-16 portuguesa estará modificada para o padrão MLU, algo que trará claros benefícios não só pela capacidade acrescida dos aparelhos em teatro ar-ar e ar-superfície, mas também pela mais vasta panóplia de armamento disponível:

ar-ar: AMRAAM, IRIS-T/AIM-9X, AIM-9Li;
ar-solo: pod de designação de alvos Litening AT, bombas de ferro convencionais, bombas guiadas por laser Paveway, bombas guiadas por GPS JDAM, NVGs, JHMCS, etc.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #469 em: Fevereiro 10, 2009, 04:52:46 pm »
Citação de: "papatango"
Citar
A esquadra 201 é a herdeira dos F-86 e dos A-7 e a esquadra 301 é a herdeira dos Fiats e dos Alpha Jet (operacionais), actualmente estas duas correntes convergiram para um ponto comum que é o F-16 MLU.

A título de mera curiosidade (não estou a corrigir ninguém), não deixa de ser engraçado misturar os F-86 com os A-7. Os A-7 não eram aeronaves de caça ou de intercepção mas sim de ataque, portanto a esquadra que operou os A-7, acabou por operar na realidade uma aeronave de ataque.

Portugal recebeu os A-7 e nessa altura ficou sem um caça interceptor puro.
Dificilmente um F-16 poderia ser herdeiro de um A-7 «Corsair»

O meu colega setubalense Papatango não está a corrigir ninguém até porque não há nada para corrigir.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lightning

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« Responder #470 em: Fevereiro 10, 2009, 11:54:36 pm »
Não vou citar ninguém senão tinha muito para citar :lol: . Eu percebo que a nivel de numeração de esquadras e do tipo de aeronave não tem lógica que se diga que o F-16 é herdeiro do A-7, o A-7 é um avião de ataque e as esquadras eram 302 e 304, esquadras de ataque, nesse aspecto é F-86 Sabre - vazio - F-16 fighting Falcon. Mas a nivel das pessoas que trabalham na Força Aérea não é isso que acontece, os ultimos pilotos do F-86 foram os primeiros do A-7P e os ultimos pilotos do A-7P foram os primeiros dos F-16, e a nivel dos mecanicos a mesma coisa, logo para eles é uma sequencia directa F-86 - A-7P - F-16.

Alias, a esquadra de ataque 302, que operou o A-7P Corsair, quando foi activada, herdou além do pessoal, o nome "Falcões" dos F-86 Sabre, logo penso que sempre se considerou sucessor um do outro.
 

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Pedro Monteiro

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« Responder #471 em: Fevereiro 11, 2009, 11:40:43 pm »
Algumas informações recentes sobre a frota MLU e as esquadras de F-16:
http://www.defesanet.com.br/nato/pt_real_thaw.htm



Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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nelson38899

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« Responder #472 em: Fevereiro 23, 2009, 05:12:47 pm »
primeiro falcão MLU já voa:

O primeiro voo de um OCU modificado para MLU, que ocorreu na passada quarta-feira, dia 18 de Fevereiro

fotos

http://passarodeferro.blogspot.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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P44

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« Responder #473 em: Fevereiro 25, 2009, 02:27:08 pm »
Citar
Lockheed wins $797 mln deal for Turkish fighters


Tue Feb 24, 2009 6:15pm EST

WASHINGTON, Feb 24 (Reuters) - Lockheed Martin Corp (LMT.N) has won a $797 million contract modification to supply 14 F-16C and 16 F-16D Block 50 fighter jets to the Turkish government, the Pentagon said on Tuesday.

The Air Force modified an earlier firm, fixed-price contract with Lockheed, the Pentagon said in its daily digest of major arms deals.

In September 2006, the Pentagon approved the sale to Turkey of the 30 fighter jets, engines, radar and electronic warfare equipment, a deal valued at $2.9 billion if all options were exercised.

At the time, it said the sale would improve Turkey's ability to defend its own borders and better contribute to U.S.-led anti-terrorism efforts and NATO operations.

Lockheed, which signed a contract with Turkey in May 2007 for its part of the work, a deal valued at $1.78 billion, won an initial amount of $187 million in July 2007 to begin purchasing long-lead items for the fighter jets.

Tuesday's contract announcement paved the way for actual production work to begin on the aircraft, said a Lockheed spokeswoman. (Reporting by Andrea Shalal-Esa; Editing by Gary Hill and Jeffrey Benkoe)


http://www.reuters.com/article/marketsN ... 0220090224
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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pchunter

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« Responder #474 em: Fevereiro 25, 2009, 02:39:06 pm »
Uma coisa que me salta à vista é o facto destes novos f-16 não virem equipados com radares AESA mas sim com Northrop Grumman APG-68(V)9. Não esta em causa a qualidade do mesmo mas como a Northrop Grumman esta a desenvolver um radar AESA para os f-16 inclusive para os A/B sem qualquer alteração estrutural e com um alcance de 160Km chamado SABR.
Agúem pode esclarecer esta escolha?
 

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Lightning

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« Responder #475 em: Fevereiro 25, 2009, 02:40:16 pm »
Citação de: "P44"
Citar
Lockheed wins $797 mln deal for Turkish fighters


Tue Feb 24, 2009 6:15pm EST

WASHINGTON, Feb 24 (Reuters) - Lockheed Martin Corp (LMT.N) has won a $797 million contract modification to supply 14 F-16C and 16 F-16D Block 50 fighter jets to the Turkish government, the Pentagon said on Tuesday.

The Air Force modified an earlier firm, fixed-price contract with Lockheed, the Pentagon said in its daily digest of major arms deals.

In September 2006, the Pentagon approved the sale to Turkey of the 30 fighter jets, engines, radar and electronic warfare equipment, a deal valued at $2.9 billion if all options were exercised.

At the time, it said the sale would improve Turkey's ability to defend its own borders and better contribute to U.S.-led anti-terrorism efforts and NATO operations.

Lockheed, which signed a contract with Turkey in May 2007 for its part of the work, a deal valued at $1.78 billion, won an initial amount of $187 million in July 2007 to begin purchasing long-lead items for the fighter jets.

Tuesday's contract announcement paved the way for actual production work to begin on the aircraft, said a Lockheed spokeswoman. (Reporting by Andrea Shalal-Esa; Editing by Gary Hill and Jeffrey Benkoe)

http://www.reuters.com/article/marketsN ... 0220090224


Essa noticia não é sobre os F-16 portugueses, por isso vai ser tranferida para as noticias das Forças Aéreas:

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 596#148596
 

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« Responder #476 em: Fevereiro 25, 2009, 07:16:38 pm »
este é um exemplo do novo F-16 block 52 + marroquinos será entregue fora para começar no próximo ano  :wink:

 

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MARIA JOSE

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« Responder #477 em: Fevereiro 25, 2009, 07:20:33 pm »
Muy bonito el F-16 MLU portugues.
 

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pedro

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« Responder #478 em: Fevereiro 25, 2009, 09:36:56 pm »
Maria Jose cuantos años tiene osted?
Saludos
 

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MARIA JOSE

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« Responder #479 em: Fevereiro 26, 2009, 09:06:39 am »
Muchos mas que usted seguro. ¿Por qué lo pregunta?.