Eu não sou especialista, mas o acidente do stall deve ter afectado a estrutura e os sistemas desta célula de forma mais profunda do que a Embraer e a FAB conseguiram antever.
@Vítor Não penso (nem desejo) que estes dois acidentes venham a colocar em causa o futuro do programa KC-390. Simplesmente, não acho que, no futuro imediato, esta seja a aeronave que faz falta à FAP. Portugal já optou demasiadas vezes por sistemas novos e não testados (por vários anos de utilização) que só trouxeram problemas, passando por elevados níveis de inoperacionalidade ao cancelamento de programas.
Se há, como parece haver, vontade política para adquirir o KC-390, então que se façam as coisas de forma pensada. O que, quanto a mim, passaria pela modernização da actual frota de C-130H ou, melhor ainda, pela aquisição de 4 J ou J-30 novos e, posteriormente (5 a 10 anos), pela aquisição de 2 ou 3 KC-390 (de preferência de uma versão B, alongada e com maior raio de acção, cujo desenvolvimento pela Embraer penso ser inevitável para o sucesso do programa).