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Substituiçao dos F-16's

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Johnnie

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4845 em: Junho 20, 2025, 01:18:29 pm »
Há quem defenda que o Exército deveria ser o ramo menos prioritário... quando vejo "20 F-35A Block 4 e 20 Typhoon Tranche 2" (e parece-me que Tranche 2 algo "limitado", mas isso é secundário) começo desconfiar que só a Força Aérea não será "menos prioritário" e, mesmo aí, só haverá aviação de caça. Mas talvez seja má vontade minha devido a descobrir que os F-16 que temos não se podem passar para V (nem têm HV).

"Off Topic" - Bom sinal ontem o Primeiro-ministro ter recebido o CHEGA e o PS e todos terem concordado com os 2% "já".

Porque não poderiam ser convertidos para V? Tawian tinha caças praticamente iguais aos nossos, que foram convertidos para V. https://www.f-16.net/f-16_users_article19.html
Técnicamente não vejo obstáculo escolher as melhores celulas para essa modernização.

Por outro lado aquilo que acredito que vai acontecer é a substituição de todos os F-16 Por outro avião, seja o F-35 ou outro. Não estou a ver Portugal a operar 2 tipos de caças diferentes ao mesmo tempo a não ser neste cenário de transição e não a longo prazo o que exclui o Typhoon (e era logo este).

O problema é que os nossos tem alguns "problemas" que a médio prazo poderá não se justificar o investimento para o V ou V-.
Cps

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4846 em: Junho 20, 2025, 01:31:33 pm »

O problema é que os nossos tem alguns "problemas" que a médio prazo poderá não se justificar o investimento para o V ou V-.
Cps

Podes elaborar?

Esta é a grande questão e que, aparentemente, ninguém estava à espera (em especial para os do Peace Atlantis I)... se houvesse uma Comissão de Defesa decente haveriam de ter de explicar.
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4847 em: Junho 20, 2025, 01:44:18 pm »
Atenção também ao preço. Um upgrade completo com sensores e eletrónica, além do motor vai para os 3 mil milhões. Se calhar com reforço da célula são mais mil milhões. Por cinco mil milhões e meio temos um caça novo e de quinta geração.

Saudações 

« Última modificação: Junho 20, 2025, 01:46:33 pm por mafets »
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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4848 em: Junho 20, 2025, 01:59:02 pm »
A questão é "porquê" não se pode considerar essa hipótese, que motivos técnicos existem; outra é o custo e se vale a pena ganharmos tempo antes de adquirirmos novos aparelhos (ou ficarmos com mix)  - apesar desses valores (para upgrade V) serem mais altos do que tinha visto aqui...  :-\
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4849 em: Junho 20, 2025, 02:15:31 pm »
Poder pode-se, a questão é se vale a pena. Antes da Guerra na Ucrânia, um upgrade dos F16 com o motor ficaria na ordem dos 2 mil milhões. Com o preço inflacionado e um reforço estrutural acrescenta-se à vontade mais no mínimo mil milhões de euros, nas contas finais, que ainda poderiam acrescer armamento e sistemas de ECM.  E estamos a falar de aviões que já não são novos e que ainda por cima iriam ser mais caros de operar e manter. Fora se estivéssemos a falar de um upgrade aos bocados como os dos F16Am.

Saudações

P.S. Mesmo que estivéssemos a falar de aviões novos, aparelhos de 4ª geração dificilmente ficariam  abaixo dos 3000 milhões a 4 mil milhões. Novamente se por 5,5 milhões temos um caça novo de 5ª geração (e duvido que mesmo um futuro K21 ou Kaan fique abaixo deste preço).

 

P.S. 2 - Para ficar com um caça ligeiro novo tinha ido para o T50 ou 346, além de que faz treino avançado.





 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4850 em: Hoje às 01:27:09 am »
Tenho sérias dúvidas acerca dessas contas. Marrocos em 2019 contratualizou o upgrade a 23 F-16 para V, por 985M de dólares o que na altura dava cerca de 880M de euros (pouco mais caro que o programa KC).

Se assumirmos que isto é sem motores, os 23 motores não custariam 500M. No caso português, se em 2019 quiséssemos modernizar todos os 28, este valor deveria ficar abaixo dos 1500M, incluindo motores. Claro que um pacote de armamento seria contabilizado à parte.

Hoje em dia, talvez o upgrade à frota toda ficasse pelos 2000-2500M.

É legítimo questionar se valia a pena isto, ou simplesmente dar já o salto geracional. Mas também era legítimo fazer upgrade a pouco mais de metade da frota, e em simultâneo adquirir 1 esquadra de F-35, com um pacote de armamento a ser "partilhado" entre os dois programas.


Agora o que continua a não fazer sentido, é a fantasia dos Eurofighter. Entre custo de aquisição, custos associados à criação de logística em torno desta frota, o custo com a formação de pessoal, incluindo pilotos para um avião completamente diferente, mais o custo do upgrade, ao mesmo tempo que se quer 20 F-35, é algo completamente descabido.

Com isto tudo, e feitas as contas, 20 F-35 + 20 Typhoon Tranche 2, ficavam quase ao preço de 40 F-35 novos, com estes últimos a ter a vantagem a médio/longo prazo de se ter que sustentar apenas um modelo.


Do que estou a ver,  com tantas invenções, ainda acabam é por comprar 20 Typhoon ou Gripen, e cagam nos F-35 para ir comprar STs e KCs. Isto de juntar lobbies com incompetência das chefias militares e estupidez política, tem tudo para dar certo.
 
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