Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
1 (1.8%)
F-35
18 (32.1%)
Rafale
8 (14.3%)
Gripen
19 (33.9%)
Eurofighter Typhoon
10 (17.9%)

Votos totais: 56

Substituiçao dos F-16's

  • 2042 Respostas
  • 310941 Visualizações
*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #90 em: Maio 20, 2008, 03:28:06 pm »
Se temos cerca de 38 F-16, uns com o modelo Block 15, outros com o modelo MLU e outros ainda por montar, porque nao fazemos o seguinte:
- Ficavamos com uma esquadra de 16 F-16 MLU de combate ar-solo;
Vendiamos os restantes F-16 depois de integrados no modelo MLU enquanto tem algum valor militar a países tipo Marrocos, e da América Latina, e compravamos uma esquadra de 20 avioes JAS39C Gripen para defesa ar-ar.
Possuíamos avioes muito mais baratos de sustentar e muito mais modernos.
Ai se eu fosse Ministro da Defesa ou se fosse rico oferecia uma esquadra de Gipens à nossa FAP :lol:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

JMM

  • 89
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #91 em: Maio 20, 2008, 03:49:01 pm »
E ficávamos com duas cadeias logísticas separadas? Má ideia e caro... duas esquadras de 12 Gripen NG cada e mais 2 ou 4 para rotação e reserva e eu garanto-vos que apanhava uma das grandes...
 :G-beer2:
Saudações
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #92 em: Maio 20, 2008, 04:46:07 pm »
mas será assim tão necessária a substituição dos F-16 para breve??

não poderão aguentar mais uns anitos???

e adquirir uns F-35 não eria possivel???

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #93 em: Maio 20, 2008, 05:09:16 pm »
Caro major, até nem poderiamos quer ver substituidos os F-16 para breve caso estes ja estivesses todos nos mesmo padrao MLU tirando partidos do grande investimento neles feitos, agora repare numa coisa, os F-16 chegaram a Portugal no ano de 1993 a primeira esquadra de F-16 vieram novos, a segunda esquadra de F-16 provenientes dos EUA vieram em 1999 ja com muitos anos de vida, são estes F-16 mais antigos que estao a sofrer a modernização MLU, mas somente estao operacionais 7 avioes, a este ritmo e para termos as duas esquadras de F-16 MLU operacionais só lá para 2015, ora sejamos sensatos, voces acham que vamos só ter cerca de 5 anos as duas esquadras a 100% durante 5 anos?? Até 2020 altura em que se esta a pensar estudar a substituição dos F-16?? Na minha opinião não faz sentido nenhum, é muito dinheiro gasto neste programa de modernização para nao termos nenhum ou quase nenhum proveito dele, desta forma cancelavamos este programa e o dinheiro gasto nele compravamos entao cerca de 24 aeronaves GRIPEN com a vertende de combate ar - ar e ar - solo.
Desta forma poderiamos vender os F-16, e com o dinheiro ganho com a sua venda e com a poupança no programa MLU dos F-16 compravamos cerca de 24 aeronaves JAS 39D Gripen. Esta aeronave é muito mais moderna do que um caça F-16 MLU e a sua manutenção também muito mais barata. Sejamos realistas quando os F-16 estiverem todos operacionais com o programa MLU os computadores atem podem ser novos, mas a carcaça ja tem mais de 23 anos.... Acho que poderiamos vender os F-16 agora ainda com algum valor de mercado e pensar seriamente no Gripen.
Ja agora e pessoalmente, vejam na pagina www.areamilitar.com e procurem caças de superioridade aérea, na fotografia do Gripen cliquem e procurem a fotografia do JAS 39 D GRIPEN da Força Aérea Sul Africana, para mim o mais bonito avião alguma vez construído pelo Homem, e muito mais moderno que um F-16 MLU.

PS: Meus senhores, uma coisa que nos estamos a esquecer, o défice, se para o ano de 2010 o défice portugues vai derrapar com a compra de 2 sub por um preço de 980 milhoes de euros, que ira a susseder para o ano 2020 e tal com as seguintes compras caso o governo não haja ja em conformidade.
Se nada for feito agora e podendo comprar ja novos caças Gripen vejamos as comprar que serao feitas depois do ano 2020:
- Substituição das 3 Fragatas VdG na altura com mais de 30 anos;
- Substituição das 2 Fragatas BD com cerca com mais de 30 anos;
- Substituição de 38 caças F-16 MLU com mais de 30 anos;
- Substituição dos 5 P3PC com mais de 20 anos;
.... Em quanto irá derrapar do défice nesta altura???
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 472
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #94 em: Maio 20, 2008, 11:04:07 pm »
Instrutor

 Não é com toda a certeza com o valor que obteriamos com a venda de um par de dezenas de Vipers em segunda mão que conseguiriamos adquirir 24 Gripens novos. Os Holandeses venderam Vipers MLU M2 aos
 Chilenos por cerca de 10 milhões de dolares a unidade, uma pequenina parte do que custa um Gripen novo...
 Além do mais, o que menos falta no mercado são Vipers em segunda mão à venda, eles são Holandeses, Belgas, Israelitas, Norte Americanos, ou seja é maior a oferta que a procura.
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #95 em: Maio 21, 2008, 10:09:46 am »
Temos de procurar soluçoes, ou vamos andar sempre a perder dinheiro com modernizações que nunca mais acabam? Mesmo se vendermos os 38 F-16 por 10 milhoes de euros a unidade prefaz cerca de 380 milhoes de euros, mais o dinheiro gasto nas modernizações dos F-16 MLU, poderiamos juntar cerca de 600 milhoes de euros, será que não poderiamos obter ajuda financeira por parte dos aliados? Poderiamos juntar cerca de 700 milhoes de euros para comprar 24 JAS 39D GRIPEN´s.
Marrocos, Brasil, Angola, países de leste, Uruguai, Venezuela este podiamos dar petróleo para mais de 10 anos :lol:  nem que fosse necessário dar formação aos pilotos, agora uma coisa é certa, se a substituição dos F-16 esta prevista para 2020 e se o programa MLU esta previsto para 2015 andamos a gastar tanto dinheiro para que? só os usarms durante 5 ou 6 anos? Acho que desta forma não compensa os gastos. Além do  mais como ja referi à o problema do défice, se com a compra do seguinte material o défice já é um problema (2 Sub, NPO/NPC, ...) o que vamos fazer quando para o ano 2020 tivermos de substituir 2 esquadras de F-16, 5 Fragatas entre outro equipamento. Só se andarmos como sempre andamos juntamos tudo para o fim e depois é o que se vê hoje em dia, somos os coitadinhos da NATO, com submarinos com mais de 40 anos, corvetas com mais de 40 anos, helicopteros com mais de 30 anos, carros de combate com mais de 30 anos os M60, M113 de 1978 e G3 dos tempos dos afonsinhos.
Não sei se este forum é visto ou visitados por senhores políticos com alguma influencia governamentativa, mas como ex-militar que fui e sempre militar um dos problemas graves também da falta de voluntarismo das nossas Forças Armadas são os materiais oferecidos para o combatente, e eu falo mesmo em voluntarios com amor á patria, nada de alguns que vao a procura de um emprego para fugirem ao desemprego, eu queria ver se a procura não era mais se Portugal tivesse umas Forças Armadas condignas de um país da NATO, não era preciso muito, bastava haver querer em apostar na segurança dos Portugueses, neste caso da Força Aérea, bastava desde ja duas compras, trocar os 38 F-16 por 24 GRIPEN´s e trocar os 16 Allouette III por cerca de 12 Helis EC-635.
No Exérctito previa a substituição da G-3 pela G-36; A compra em vez de 37 CC Leo´s por cerca de 50; o Pandur foi uma óptima escolha, mas apostava também na substituição da artilharia anti-aérea por meios mais modernos.
Na marinha foi uma muito boa compra os Sub da classe Tridente e as Fragatas da classe BD, os Pandur II para os Fuzus, as unicas coisas que eu apostava era no apressamento dos NPO/NPC para substituir as Corvetas e a compra ou construção nacional do NAVpol.
É a minha opinião pessoal cerca de 1500 milhoes de euros bastavam repartidos por cerca de 5 anos para modernizar as nossas Forças Armadas convenientemente.
PS. A compra mais cara ja foi feita, os Sub (980 milhoes de euros)
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 3099
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +133/-32
(sem assunto)
« Responder #96 em: Maio 21, 2008, 03:12:22 pm »
Lá para 2030 vem o F-35...
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 

*

ruben lopes

  • Membro
  • *
  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #97 em: Maio 21, 2008, 04:10:29 pm »
na minha opinião, com o programa MLU que é um atraso do caraças.
devemos entrar no programa joint strike force e aquirir 15 f-35, que chegam muito bem e comprar mais uns vinte f-16 (dos mais modernos que houver) mas isto só devia ser feito lá para 2016!
ruben lopes
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 15311
  • Recebeu: 1100 vez(es)
  • Enviou: 1041 vez(es)
  • +183/-172
(sem assunto)
« Responder #98 em: Maio 21, 2008, 04:17:37 pm »
Ah, ok, pensei que estavamos a debater sobre possibilidades reais, pelos vistos enganei-me.

Sabes quanto é que custa um F-35 A? Se temos F-16 encaixotados para quê adquirir mais?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #99 em: Maio 21, 2008, 04:23:12 pm »
Thyphooman não me acredito nisso, ate poderá ser o F-35 mas la para 2020, voce quer a Força Aérea com avioes no qual a carcaça dos F-16 tenham mais de 40 anos?? O programa MLU só contempla a aviónica e computadores de bordo, de tiro e potencia do motor, nao comtempla a modificação ou substituição da carcaça :lol: , vamos ter no ar material mais velho que as corvetas no mar.
Quem se lembra dos A7 P-Corsair  chegaram 50 a Portugal em segunda mao, no início dos anos 80, e só estiveram 17 anos ao serviço da FAP em 1999 com a chegada da segunda esqudra de F-16 despacharam-nos logo. Muito se fala aqui que Portugal não deveria ter mais do que um aparelho de combate devido ao custo de sustentação. Actualmente avioes a jacto e relativamente de combate Portugal tem dois tipos o F-16 e o Alpha Jett na vertente de caça bombardeiro ligeiro. Nos anos 80 Portugal chegou a ter os seguintes avioes de combate e ja não estavamos em guerra nem tinhamos um governo militarista:
- F-86 Sabre
- A7 P Corsair substituto do Sabre;
- Fiat G-91 R
- T-38 Tallon aviao de caça destinado à instrução avançada de pilotos como o nosso actual Alpha Jett.
Nesta altura não se falava muito em dinheiros com a logistica para suportar estas aeronaves todas. Não percebo porque é que agora se fala tando que Portugal não tem condiçoes de suportar mais do que um tipo de aeronave de combate, estará isso na moda??
Na minha opinião e aquela que mais cria seria:
Esquadra 301 equipada para ataque ao solo com 12 F-16MLU;
Esqudra 201 equipada com 20 JAS 39D Gripen, existinto um destacamento de 4 aeronaves nos Açores e mais 4 aeronaves em Porto Santo;
Isto sim era qualidade com um verdadeiro poder aéreo.
Enquanto uns se armam até aos dentes outros anda impávios e serenos ao bom sabor da brisa marítima do Atlantico depois acontece como aconteceu no a Guerra Colonial, ja sabiamos da hipotética intenção de independencia das nossas ex-colónias, mas nada fizemos depois quando rebentou a guerra ai ai ai foi apressar a fuga em massa dos nossos compatriótas foi comprar material de guerra ja existente á pressa e nem da melhor qualidade enfim.
Hoje em dia até temos umas razoávies relaçoes diplonaticas com os nossos queridos vizinhos do Norte de Africa, o problema é se algum cai num governo fundamentalista e instável. Depois é novamente ai ai ai quem nos acode venha la a NATO ai ai ai. È a miséria que se vive em Portugal, o principal é encher bem os bolsos de alguns senhores, em segundo é encher bem os bolsos de alguns senhores, em terceiro é encher bem os bolsos de alguns senhores e depois la mesmo para o fim alguma migalha para o zé povinho?, como a sua saúde educação e segurança????
« Última modificação: Maio 21, 2008, 04:46:51 pm por Instrutor »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #100 em: Maio 21, 2008, 04:45:40 pm »
Citar
É a minha opinião pessoal cerca de 1500 milhoes de euros bastavam repartidos por cerca de 5 anos para modernizar as nossas Forças Armadas convenientemente.
Citar
e aquirir 15 f-35, que chegam muito bem e comprar mais uns vinte f-16 (dos mais modernos que houver)


Meus Senhores:

Será que neste fórum se crê que para obter euros basta mandar folhas de papel branco para a Imprensa Nacional, no Carregado?

Alguém aqui, individualmente,  não gostaria de ter um Porsche, dois Ferraris, mansão na Quinta da Marinha, iate na Marina de Cascais e jacto particular em Tires e jogar no casino de Monte-Carlo? e não têm porquê? porque para tanto é preciso milhões de euros e, tanto quanto me ponho a advinhar, não os temos. É muita areia para a nossa camioneta.

É importante que as pessoas pensem que para se gastar estas massas, elas terão que vir dos bolsos de todos nós e todos nós já estamos " esganados " por este Estado que chegou a este estado.

Com esta forma de pensar, atrevo-me a a deduzir, sem ofender ninguém, que há por aqui quem a primeira prioridade de vida seja comprar um vistoso Mercedes, anualmente gozar uma quinzena de férias nas caraíbas e, depois, almoçar e jantar sandes de fiambre ao longo do ano, reclamar por habitação social e, em caso de infelicidade com doença, esperar meses por uma consulta no posto da caixa e não comprar os medicamentos porque não há pilim.

Temos o país que temos e este modelo já faliu. Quanto mais se for buscar ao bolso dos portugueses para saciar o " monstro ", mais o país anda para trás e mais os mesmos ( os tais que já estão esganados ) não têm costas para aguentar tanto peso fiscal. Quando estes " arrearem ", entregamos isto à UE, a Espanha, aos americas ou aos marroquinos.

Cumprimentos,
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 15311
  • Recebeu: 1100 vez(es)
  • Enviou: 1041 vez(es)
  • +183/-172
(sem assunto)
« Responder #101 em: Maio 21, 2008, 04:49:09 pm »
Citação de: "Instrutor"
O programa MLU só contempla a aviónica e computadores de bordo, de tiro e potencia do motor, nao comtempla a modificação ou substituição da carcaça :lol: , vamos ter no ar material mais velho que as corvetas no mar.


Por acaso o programa MLU prevê o reforço estrutural.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #102 em: Maio 21, 2008, 04:50:20 pm »
Caro João Silva
"É importante que as pessoas pensem que para se gastar estas massas, elas terão que vir dos bolsos de todos nós e todos nós já estamos " esganados " por este Estado que chegou a este estado."
Citar

Prefiro mil vezes que aumentassem os impostos para pagar a nossa educação saúde e defesa do que pagar para encher os bolsos de alguns boys do poleiro nacional.

Já agora deixava aqui outra questão, algum dos caros camaradas sabe quantos avioes F-16 ja foram até há data de hoje moficados para o padrao MLU e qual o grau de desenvolvimento?? M2; M3; M4 e até ja se fala de M5??????
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 15311
  • Recebeu: 1100 vez(es)
  • Enviou: 1041 vez(es)
  • +183/-172
(sem assunto)
« Responder #103 em: Maio 21, 2008, 05:01:11 pm »
M4 e acho que neste momento são uns 8.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #104 em: Maio 21, 2008, 05:09:30 pm »
Nem tudo é mau ao menos o grau de desenvivento é do melhor que há, vamos apressar o numero de aeronaves. Existem ainda alguns F-16 empacotados em caixas?? Mas são estes que estão a sofre as modernizaçoes?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por Maginot

Respostas: 10
Visualizações: 5411
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 37
Visualizações: 14210
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 11653
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição dos Allouette III

Iniciado por JNSA

Respostas: 800
Visualizações: 160752
Última mensagem Abril 28, 2019, 05:37:08 pm
por dc
Programa de substituição do C-130

Iniciado por Boina_Verde

Respostas: 1934
Visualizações: 298505
Última mensagem Janeiro 22, 2020, 10:25:24 pm
por dc