Tudo bem,
Aqui vai um texto.
CPLP
Após muito tempo, uma língua neglicenciada é colocada no pedestal
Mais pessoas têm o português como sua língua nativa do que o francês, alemão, italiano ou japonês. Portanto, causa irritação aos 230 milhões de falantes do português que o resto do mundo tenha a percepção de que sua língua-mãe esteja numa categoria inferior, e que os seus escritores, poetas e músicos sejam muitas vezes ignorados.
Um esforço está sendo feito em São Paulo, Brasil, a maior cidade do maior país falante do português, para remediar a situação.
O Museu da Língua Portuguesa, com displays multimídia e tecnologia interativa, foi inaugurado recentemente na cidade, e é dedicado à proposta de que os falantes do português e sua língua possam se beneficiar de um pouco de auto-afirmação e auto-promoção.
"Esperamos que o museu seja o primeiro passo na promoção da nossa cultura e sua importância no mundo", disse Antônio Carlos Sartini, diretor do museu. "Uma estratégia para promover a língua portuguesa sempre esteve em falta, mas a partir de agora as coisas irão mudar".
O museu, inaugurado em março, já se tornou o mais visitado do Brasil, atraindo estudantes e acadêmicos, asism como turistas brasileiros e de países africanos cuja língua-mãe é o português.
No que diz respeito à união e harmonia lingüística, o museu evita uma questão essencial: se, no final das contas, o domínio da língua permanece no país onde nasceu ou em sua ex-colônia, onde o português é falado pelo maior número de pessoas.
Em 1996, Brasil e Portugal se juntaram à cinco nações africanas - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe - para fundar a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Recentemente, o português foi designado como língua oficial da Organização da União Africana, como resultado dos esforços da comunidade. Os líderes acreditam que há muito mais a ser feito e esperam que o Brasil tome a liderança.
"Um de nossos objetivos é disseminar o português para que tenha maior visibilidade nas organizações internacionais", disse José Tadeu Soares, vice-diretor geral do grupo, durante uma entrevista por telefone da sede em Lisboa.
Sartini, diretor do museu, disse que planeja enviar algumas exposições ao exterior, a fim de disseminar a língua e cultura portuguesas. Idealmente, disse, tais exposições visitariam não somente países cuja língua materna é o português, mas também aqueles como minoriais que falam a língua, como os EUA.
A maior e mais antiga concentração nos EUA é na região de Providence, Rhode Island, e em Fall River e New Bedford, no sudeste de Massachusetts. Existem outras, como o Vale Central da California, na região de Fresno, assim como no sul da Flórida e em Neward, Nova Jersey.
Fonte: The New York Times
Abraços,