Como queixar-se da repartição pública ?

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Doctor Z

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Como queixar-se da repartição pública ?
« em: Março 29, 2007, 01:40:18 pm »
Boas,

O que se pode fazer quando uma pessoa é mal recebida numa
repartição pública ? (nada ?)

Agradecia que me respondessem.

Cumprimentos.
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patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

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ricardonunes

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Re: Como queixar-se da repartição pública ?
« Responder #1 em: Março 29, 2007, 01:57:10 pm »
Citação de: "Doctor Z"
Boas,

O que se pode fazer quando uma pessoa é mal recebida numa
repartição pública ? (nada ?)

Agradecia que me respondessem.

Cumprimentos.


Nada como pedir o livro de reclamações, o certo é que vai receber pressões para não o fazer, e vai ouvir mais ou menos isto:
"pense no que vai fazer, pode estar a acabar com a carreira de um funcionário que está á 20 anos na função publica"

Ignore e insista que lhe tragam o dito livro.

Entretanto vai aparecer o chefe do serviço com o mesmo choradinho, ignore o tipo e pessa novamente o livro, ameasse o tipo que vai chamar as autoridades.

Digo isto porque existem ordens internas nos serviços para fazer os possíveis para não se entregar o livro de reclamações.

Também sei que foi criado um livro de reclamações on-line, de momento não encontro o link, assim que conseguir eu digo :wink:
Potius mori quam foedari
 

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Doctor Z

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« Responder #2 em: Março 29, 2007, 02:11:06 pm »
ricardonunes, antes de mais, obrigado pela a tua resposta rápida !

Citar
"pense no que vai fazer, pode estar a acabar com a carreira de um funcionário que está á 20 anos na função publica"


Se for uma pessoa antipática, apenas estaremos a prestar serviço a sociedade,
há jovens (que estão no desemprego) que poderão dar cabo do recado
bem melhor !

Também pensei nisso, mas será que resulta mesmo, o livro de reclamações ?
Além disso, se estiver a espera dum processo (tipo a isenção do IMI no meu
caso, portanto a repartição das finanças) será que depois vão considerar os
meus pedidos ou vão pensar : aquele foi que nos lixou, deixo andar ... ?
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ricardonunes

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« Responder #3 em: Março 29, 2007, 02:20:49 pm »
Citação de: "Doctor Z"
Também pensei nisso, mas será que resulta mesmo, o livro de reclamações ?
Além disso, se estiver a espera dum processo (tipo a isenção do IMI no meu
caso, portanto a repartição das finanças) será que depois vão considerar os
meus pedidos ou vão pensar : aquele foi que nos lixou, deixo andar ... ?


Eu trabalho numa empresa pública, e já reclamei de uma repartição de finanças, isto no decorrer das minhas funções.
Garanto que se a reclamação tiver fundamento é investigada, e o funcionário sancionado.

Quanto a retaliações, nada como voltar a pedir o livro.
Também lhe posso dizer que após uma reclamação o atendimento passa a ser personalizado  :lol:
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JoseMFernandes

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« Responder #4 em: Março 29, 2007, 02:26:34 pm »
A meu ver, julgando compreender o seu problema, deveria existir dentro de cada Repartiçao um Livro de Reclamaçoes, que , tal como acontece nalguns estabelecimentos privados ( no turismo e restauraçao por ex.) tornasse compulsiva  a imediata  apresentaçao a uma autoridade fiscalizadora (independente), questionamento do problema, dando conhecimento da respectiva sequencia ao 'queixoso'.Eu proprio ao longo dos anos acumulei um largo ressentimento contra o funcionalismo portugues exactamente por nao sendo de  caracter conflituoso e extrovertido, acabar por ter de  'engolir em seco' as 'prepotencias' de alguns  funcionarios publicos ( infelizmente mais numerosos ou pelo menos mais visiveis que o desejavel ).Realmente desconheço o seguimento que o Governo deu ao Decreto a seguir referido, e se no que se refere aos seus proprios serviços aos cidadaos,  eles sejam considerados consumidores  :?


Citar
Do Portal do Governo 29/7/2005
Citar
1. Decreto-Lei que estabelece a obrigatoriedade de disponibilização do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços que tenham contacto com o público em geral

Com este Decreto-Lei alarga-se a obrigação de dispor de livro de reclamações a outros sectores de actividade para além dos já existentes, reforçando-se, desta forma, os procedimentos de defesa dos direitos dos consumidores.

Assim, passam a estar sujeitos à obrigatoriedade de existência e disponibilização do livro de reclamações, nomeadamente, postos de abastecimento de combustíveis, lavandarias, salões de cabeleireiro, institutos de beleza, estabelecimentos de tatuagens e colocação de piercings, estabelecimentos de venda e de reparação de automóveis novos e usados, estabelecimentos de manutenção física, recintos de espectáculos de natureza artística, parques de estacionamento, farmácias, prestadores de serviços de transporte rodoviários, ferroviários, marítimos, fluviais, aéreos, de comunicações electrónicas e postais, estabelecimentos das instituições particulares de segurança social em relação aos quais existam acordos de cooperação celebrados com os centros regionais de segurança social, como creches e lares para idosos, sucursais das empresas de seguros, instituições de crédito e estabelecimentos de ensinos básico, secundário e superior, particular e cooperativo.

Por outro lado, o diploma, que cria um regime comum a todos os livros de reclamações, estabelece que o dever de remeter a queixa recai sobre o prestador de serviços ou o fornecedor do bem. No entanto, com o objectivo de assegurar que a reclamação chegue, de facto, à entidade competente, permite-se que o consumidor envie ele próprio a reclamação. Para tanto, é reforçado o direito à informação do consumidor, quer através da identificação no letreiro da entidade competente quer na própria folha.
 

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Doctor Z

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« Responder #5 em: Março 29, 2007, 02:30:31 pm »
Obrigado novamente pela a resposta !

Pois, mas como pode isso funcionar ? Eu vou dizer que fui muito mal recebido
por um funcionário, ele vai dizer que é mentira, depois vai ser a minha
palavra contra a dele ...

O que achas ?
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Cabeça de Martelo

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« Responder #6 em: Março 29, 2007, 02:42:54 pm »
Reclama e pede o livro!  :wink:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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Doctor Z

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« Responder #7 em: Março 29, 2007, 02:56:30 pm »
OK, obrigado pelos os esclarecimentos, é o que vou fazer.

Se alguém tiver algo mais a acrescentar ao assunto, agradecia-lhe imenso !
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papatango

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« Responder #8 em: Março 29, 2007, 05:30:54 pm »
Da última vez que me deram uma informação sobre funcionamento de repartições públicas, foi num caso de pedido de Bilhete de Identidade.

Na repartição, a senhora afirmava que só poderiam entregar o BI depois de 50 dias.

As pessoas iradas, com o facto pediram o livro de reclamações, e quando pediram, por portas e travessas, o BI, passou a poder ser emitido dentro de três (repito três) dias.

A senhora da repartição agarrou-se ao Livro de Reclamações e argumentou de todas as maneiras para que se não fizesse reclamação nenhuma.

Para que se não reclamasse, passaram o prazo do BI de 50 para 3 dias...

Claro que isso deve variar muito de repartição para repartição...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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« Responder #9 em: Março 29, 2007, 06:22:56 pm »
É uma tristeza ter que recorrer as ameaças para ser servido em condições ... :evil:
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Luso

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« Responder #10 em: Março 29, 2007, 06:33:39 pm »
Uma garrafa de vidro vazia.
Gasolina
Corn flakes
Mais...
 :twisted:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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fgomes

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« Responder #11 em: Março 29, 2007, 10:31:36 pm »
Todos os serviços onde existe atendimento ao público são obrigados a ter livro de reclamações! O resto é conversa!
No serviço onde trabalho têm sido feitas algumas reclamações, indo os processos ao nível de secretaria de estado, que toma as decisões finais.
Felizmente para o meu serviço nenhuma foi considerada, porque se tratava  de casos em que os utentes queriam apresentar candidaturas fora de prazo!
 

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« Responder #12 em: Março 30, 2007, 03:01:13 am »
Citar
Para que se não reclamasse, passaram o prazo do BI de 50 para 3 dias...


Também devia ser criado o livro de reclamações contra clientes, podia ser que em vez de ferrarem valentes cães começassem a pagar em 50 dias (já nem digo 3!). :roll:


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

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Sintra

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« Responder #13 em: Março 30, 2007, 04:49:29 pm »
Doctor Z

 Pede o Livro de reclamações e reclama.  :roll: ) e posso confirmar que uma linha lá escrita dá direito, a pelo menos, uma chamadazita ao gabinete do Chefe da Repartição. Isto se o que lá estiver escrito for "light", se for um pouco mais "agressivo" aquilo pode dar direito a um processo disciplinar.

 Cumprimentos
 

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Doctor Z

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« Responder #14 em: Abril 02, 2007, 10:07:42 am »
Citação de: "Sintra"
Doctor Z

 Pede o Livro de reclamações e reclama.  :roll: ) e posso confirmar que uma linha lá escrita dá direito, a pelo menos, uma chamadazita ao gabinete do Chefe da Repartição. Isto se o que lá estiver escrito for "light", se for um pouco mais "agressivo" aquilo pode dar direito a um processo disciplinar.

 Cumprimentos


Bom dia,

Obrigado pelo o esclarecimento Sintra, pensei que apesar de a gente "preencher"
o livro de reclamações ficasse tudo em "águas de bacalhau" ...
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