Eu acho que somos um povo bem nacionalista, e devemos ter orgulho de o ser.
O que me irrita é ouvir os portugueses fazendo o jogo do vizinho aqui do lado, ou seja a lamentar-nos que somos pequeninos, que somos isto que somos aquilo, que tudo está mal.
Estas lamentações de auto menosprezo quanto mim são muito negativas, em Portugal há muitas coisas boas e também muitas más, devemos fazer um critica construtiva dos problemas do país, precisamos de aumentar a nossa auto estima.
Somos um país pequeno?
Só para dar alguns exemplos, temos 92 000 Km2 de superfície, algumas regiões espanholas (Ilhas Baleares 5 000 Km2, Canárias 7 200 Km2, Galiza 29 400 Km2, País Basco 7 200 Km2, Navarra 10 400 Km2, Catalunha 32 000 Km2) somam em área o total de 91 000 Km2 portanto ligeiramente inferior a Portugal, imaginem se estas regiões se separassem de Espanha, seria uma catástrofe para esse país.
Temos ainda muitos países na Europa de alguma dimensão com áreas inferiores a Portugal, como Bélgica que tem uma grande economia (que é um terço de Portugal e está divididas em duas comunidade), Holanda que é uma das maiores economias do mundo (34 000 Km2 mais 7 000 Km2 de águas interiores), R. Checa, Áustria, Dinamarca, Suiça, R. Irlanda, Escócia, etc., etc.
Israel que é um país com uma boa economia, e uma grande potência mundial em termos militares 22 000 Km2 Cabia perfeitamente dentro da nossa província do Alentejo (31 152 Km2).
Em dimensão o país mais parecido connosco é a Hungria (93 000 Km2), Grécia não é muito maior que nós (132 000 Km2) e finalmente a grande Inglaterra que também não é muito maior que nós (130 000 Km2).
Uma situação curiosa aconteceu-me na Expo98, gosto muito de geografia, e fiz colecção de documentação turística dos mais diversos países, entrei no pavilhão da Croácia, deram-me um livrinho, que tinha a seguinte nota introdutória, “Croácia país de dimensão média situado no sudeste da Europa” ora a Croácia tem 56 000 Km2 acho que se chama a isto auto estima, auto estima meus senhores.
Além disto temos mais de 1 600 000 Km2 de ZEE, sendo a maior da Europa e décima do mundo (coisa que eu só há pouco tempo soube), portanto temos muito potencial para crescer, temos todos de trabalhar para isso e ter esperanças que venhamos a ter políticos que saibam orientar o país no caminho do sucesso.