Eu, pessoalmente, acho a estatística e a sondagem correcta. Concordo com o resultado demonstrado por ambas.
Baseio-me na minha experiência pessoal. Quando terminei o meu curso, estive quase um ano nos EUA e, depois disso, também já estive um ano na Holanda. Por estas experiências, ou o que vi e o sentimento que tive foi azar e não corresponde à realidade, ou então Portugal está mesmo numa área de poucos crimes.
Relativamente a Espanha: tenho um sentimento de segurança, igual ao que sinto em portugal. Sempre que posso, sempre que arranjo uns dias, e há umas pellas no bolso, lá vou eu para sul ou norte e depois lá passo a fronteira, às vezes bastantes dias. Sinto-me bem, aqui e lá, até mesmo no país basco me sinto bem. Insegurança em Espanha, quase medo, só tenho sentido na zona de Sevilla ( e isso já vem desde a expo 92 ).
Em viagens mais longas não dá para se ter a percepção da insegurança. Contudo, Paris, que adoro, sobretudo a região envolvente assusta-me.
Já agora, em amena cavaqueira, gostava de saber qual é o sentimento dos amigos foristas nos locais que visitaram?
Cumprimentos,