Alguem sabe mais sobre essa visita a Italia?
Cumprimentos
Defesa: Ministros de Portugal e Itália decidem encontro anual de cooperação
Pedro Figueiredo, enviado da Agência Lusa
Roma, 13 Dez (Lusa) - Os ministros da Defesa de Portugal e Itália vão p assar a reunir-se anualmente para "fazer a concertação" da cooperação entre os d ois países no domínio da Defesa.
A decisão foi tomada hoje, em Roma num encontro do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, com o seu homólogo italiano, Arturo Parisi.
"Foi verificada a falta de um instrumento de coordenação dos vários pro gramas ao nível das Forças Armadas", justificou o titular da pasta da Defesa, au tor da proposta.
Este novo "instrumento político-institucional" vai passar a concentrar toda a cooperação entre Roma e Lisboa no domínio da Defesa, tratando igualmente da sua concertação.
"Este instrumento político e institucional é criado para que ao nível p olítico haja um lugar onde se possa fazer a coordenação das várias acções de coo peração que existem no plano militar e fazer uma programação estratégica para o futuro", acrescentou o ministro da Defesa.
Os dois governantes acordaram como "modelo de trabalho" a realização de duas reuniões anuais de nível técnico, "para preparação dos planos de acção par a o futuro", bem como de uma reunião por ano a nível ministerial como acontece c om Espanha e outros países.
Após o trabalho preparatório, que ficará a cargo das direcções gerais d os respectivos ministérios, a comissão será oficialmente criada durante a visita do ministro da Defesa italiano a Lisboa, na sequência do convite transmitido ho je por Severiano Teixeira.
No encontro com Arturo Parisi foi ainda feito um balanço das várias ope rações de paz em que participam forças portuguesas e italianas, nomeadamente no Líbano, Balcãs e Afeganistão, bem como a articulação entre a Política Europeia d e Segurança Defesa (PESD) e a Aliança Atlântica.
"Portugal e Itália têm posições muito concordantes no que diz respeito à NATO e à evolução da PESD, no sentido do reforço desta e da complementaridade entre a UE e a NATO", disse Severiano Teixeira.
Mais um almoços...
Ou seja, eles falam, falam, falam mas não fazem nada! É claro que o pessoal vai ficar chateado!
