Podemos criar uns tópicos para discutir as questões Salazar ou Cunhal, que parecem ser os mais controversos.
Já agora a minha pequena análise (ninguém me pediu mas eu dou na mesma)
Dois Primeiros MinistrosMarquês de Pombal e Salazar
Dois MonarcasAfonso Henriques o Fundador e D. João II, o Rei do Império
Dois PoetasFernando Pessoa e Camões
Dois NavegadoresVasco da Gama e o Infante D. Henrique (que nunca navegou mas não deixa de estar ligado às navegações)
Um HumanistaAristides Souza Mendes (não sei que outra coisa lhe chamar)
Um político da oposiçãoÁlvaro Cunhal
Confesso que não entendo a opção por Álvaro Cunhal, porque ele não se destacou por coisa nenhuma.
Se consideramos que se trata de escolher os Grandes Portugueses, então teremos que escolher aquelas pessoas que pelas suas acções condicionaram o futuro do país.
De Cunhal a Cristovão de Moura, de Carlos Lopes a Amália Rodrigues, encontramos muitas pessoas que são importantes, sem dúvida, mas que são importantes apenas num determinado contexto e num determinado periodo da História.
Hoje, podemos dizer com segurança, que a Democracia em Portugal acabaria por triunfar e que o Comunismo acabaria sempre por ser derrotado.
É por isto, que aquelas pessoas, sendo importantes, não podem ser consideradas (do meu ponto de vista) para O Maior dos Portugueses.
= = =
Logo, eu pessoalmente continuo a "botar" pelo D. João II.
Todos os outros foram importantes.
Afonso Henriques, foi o primeiro rei, mas Portugal não existe porque D. Afonso Henriques criou o país como Estado independente, mas porque interpretou bem os desejos do povo. Portugal existiria de qualquer maneira, mais tarde ou mais cedo, seria inevitável.
Os navegadores foram muito importantes, mas nunca teriam navegado e as suas navegações nunca seriam importantes se não tivesse havido quem os mandou navegar e descobrir.
Os poetas são importantes e é engraçado que dos dez dois sejam poetas, mas cantaram em verso o que os navegadores fizeram.
Souza Mendes foi sem dúvida um grande Homem, de que todos os portugueses se deveriam orgulhar (e já agora lembro que Salazar o deixou morrer na miséria) mas ele não condicionou de nenhuma maneira a História e o futuro de Portugal.
Cumprimentos