OS GRANDES PORTUGUESES (CANAL-1)

• 229 Respostas
  • 75390 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 20985
  • Recebeu: 7106 vez(es)
  • Enviou: 8111 vez(es)
  • +8129/-13153
(sem assunto)
« Responder #105 em: Janeiro 17, 2007, 01:35:35 pm »
Citação de: "Miguel"
Nenhum problema para min

Considero que eu pelo menos tive a lucidez, de mudar algumas ideias que estavem erradas.

Agora algums podem dizer porque eu mudei lgumas ideias, simplesmente porque estudei, ouvi, falei para ter o maximo de informaçoes sobre esse periodo dramatico da nossa historia.

Ainda Bem! Assim é que é falar! :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #106 em: Janeiro 17, 2007, 04:40:48 pm »
Citação de: "P44"
E achas que isso se deve á "Herança de Salazar"?

é claro que se deve,então deve-se a quem?

Olha que grande motivo de orgulho...uma guerra estúpida de 13 anos, lançada por um retrógado de todo o tamanho que se recusava a ver os ventos de mudança da História...milhares de portugueses mortos, aleijados , estropiados...
pois então assim temos que criticar tantas batalhas feitos pelos portugueses lá fora,enfim se os nossos antepassados pensassem como voce o unico país a falar portugues seria portugal e toda a nossa história de decobrir povos e terras nunca teria sido feito,porque isso foi sempre a custa quer de riscos quer de guerras.Salazar apenas tentou manter um império que projectou portugal no mundo e que fez de nós aquilo que somos hoje,caso contrário seriamos uma nova zelandia.

e não me venhas com a treta de que a culpa é do 25 de Abril, pois se o Salazar tivesse 2 palmos de testa tinha feito uma descolonização como os Ingleses fizeram e hoeje se calhar tinhas uma "commonwealth" á portuguesa com a qual poderias contyribuir para o desemvolvimento deste "País"

o desenvolvimento deste país no passado,deveu-se em parte às colónias.Jamais terias o desenvolvimente se não expropria-se bens daquelas terras,além do mais compara o desenvolvimento das colonias no tempo de salazar com agora.E já agora a bendita descolonização pelo seu idolo soares e tantos outros tirou-nos uma parcela no do nosso territorio que era cabo verde.Deveria ter o mesmo estatuto que a madeira ou açores,aquilo nao era colonia nenhuma,fomos nos que a descobrimos e nao a tiramos a niguem,no entanto o bendito soares deu-a simplesmente.

E que contribuiu para o ATRASO de Portugal (ainda mais do que já estava)?

cada vez mais te afastas de europa,agora quando acabar a mama dos fundos voce vai ver o que é atraso.

Já agora, se o Teu Adorado Salazar estivesse ainda a mandar nem este Forum existia para o louvares :!:  nem tu nem o Luso por ex.

isso nao sabes tu,podia censurar o forum se pessoas como voce escrevessem cá.E já agora com Salazar para que este forum servia?Não tinhas mais quantidade de armamento e de homens do que agora?Ainda tens muito material do tempo de salazar,que deve ter sido comprado com os fundos comunitarios,só pode.hoje em dia para comparar uma metralhadora tens de pedir um emprestimo ao banco

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #107 em: Janeiro 17, 2007, 04:45:35 pm »
mais uma coisita ao p44 que achei piada:

como os Ingleses fizeram e hoeje se calhar tinhas uma "commonwealth" á portuguesa com a qual poderias contyribuir para o desemvolvimento deste "País"

Exacto,olha para o Reino Unido e vê a miséria que lá impera.
Deve ter a mesma percentagem de pobres que Portugal.
Além do mais o reino unido dos países desenvolvidos é dos mais violentos do mundo.De facto é mesmo só saúde lá.

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #108 em: Janeiro 17, 2007, 04:54:11 pm »
Pantera

No tempo de Salazar nem podiamos falar como o fazemos aqui.
E no tempo de afonso henriques?e no tempo de D. João II ? E no tempo de D. Sancho???E num tempo de todos os governantes portugueses??Podias falar???Os tempos mudam e as mentalidades tambem.A pensar assim tenho que condenar todos os governantes portugueses porque nunca vivemos em democracia.

E o que ele queria fazer era uma provincia da Africa do Sul no Mozambique uma Grande Rhodésia em Angola um deserto na Guiné e um ENORME CEMITERIO EM PORTUGAL !!!!!

Vai ao monumento aos mortos em Lisboa e vé pelos teus olhos.
bem esta nao percebi

Salazar era o "Pol Pot" portugués, queria transformar Portugal numa naçao agricola e atrasada e controlada pela PIDE etc... etc....
ó Miguel por amor de Deus,pol pot matou cerca de 10% da sua população-cambodja(cerca de 1 milhão de mortos),como podes comparar com meia dúzia de comunistas mortos??
Todos os regimes portugueses tinha a sua "policia" secreta.nao podes condenar apenas salazar

Qual é o nivél de alfebetizaçao hoje em Portugal?
Qual é a percentagem de proprietarios do seu apartamento hoje?
muito feito pelo dinheiro da união europeia nao pelo esforço ou trabalho dos portugueses.Mais uma vez são duas épocas distintas penso que não é bom comparar.Já agora para que servir um curso superior naquela altura?para trabalhar na NASA?para trabalhar em computadores?PAra que estudar depois da 4 classe naquela altura???Sinceramente gostava que alguem me explicasse isso.

Claro que podemos sempre criticar os governos, mas dizer que o Estado Novo era melhor é uma loucura.

Eu acredito que se Humberto Delgado tivesse sido Presidente talvez as coisas tinham levado outro rumo, e sim até salazar podia ter nomes de ruas.

O Humberto mudava de posições como quem muda de calças.Nunca percebi se era nacionalista, comunista, ou sei lá o que era?

Abraços Miguel

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10745
(sem assunto)
« Responder #109 em: Janeiro 17, 2007, 05:08:39 pm »
Não alimentem "trolls".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #110 em: Janeiro 17, 2007, 05:12:31 pm »
Nenhum problema para min

Considero que eu pelo menos tive a lucidez, de mudar algumas ideias que estavem erradas.

Agora algums podem dizer porque eu mudei lgumas ideias, simplesmente porque estudei, ouvi, falei para ter o maximo de informaçoes sobre esse periodo dramatico da nossa historia.

Nada mais e resta os nomes daqueles que estao no monumento aos mortos e toda a geraçao que vive com o stress post traumatico dessa guerra, como o meu pai e tios.
Que nem sequer o estado lhes reconhece isso.

Tiro o meu chapéu...

"Velhos são aqueles que já não conseguem aprender e reconhecer os erros feitos". O Miguel tornou-se jovem outra vez..

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #111 em: Janeiro 17, 2007, 05:28:04 pm »
Pantera...se possível, deverias fazer uma viagem ao passado para viveres em tal período.

Hás-de experimentar em criança não teres quase nada para meter no pão..com muita sorte um pouco de manteiga. E depois vem falar....com a minha mãe.

Quem diz em casa de minha mãe diz no Alentejo, quem diz Alentejo diz muitas outras regiões de Portugal.

Recomendo que penses seriamente nas coisas. Nas eleições do Saddam 99% da população votou nele, em Portugal de Salazar não havia fome ou pobreza. Não é por ela não ser visível que não a há..aliás..devia-se até desconfiar. Afinal...não era o Estado Novo que controlava as notícias que se circulava, como podes tu saber que não havia fome. Eu também não te posso dar muitas garantias, mas uma coisa te digo, no Alentejo existe muito mais qualidade de vida..e mais comida à mesa.

Não mistures alhos com bugalhos. Salazar foi sem dúvida um bom ou grande ministro das finanças...fez um trabalho impecável quando ocupou esse cargo em 1928, sarou as borradas das repúblicas que o antecedeu. E muita obra fez pelo pais, mas pensa...olhando à sua herança...será que fez o suficiente?
CLARAMENTE QUE NÃO..

e agora te digo que durante a guerra, metade do orçamento de estado foi sugado por esta. Agora tira as tuas ilações.

Eu já nem falo do atraso na legislação a favor da criação de indústria em Portugal, planeada em em 33 e implementada mal e porcamente lá para finais de anos 50.

Ponderação...que cegos já basta os que andam no metro, sem ofensa a estes infelizes é claro.

Cumprimentos

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #112 em: Janeiro 17, 2007, 05:36:31 pm »
eu nunca disse que não havia fome ou miséria,é um engano seu.
disse que não havia praticamente desemprego,é diferente.

pensa...olhando à sua herança...será que fez o suficiente?
fez muito mais que do muita gente que cá anda.E fe-lo com o nosso dinheiro e não com o dinheiro dos outros.

agora te digo que durante a guerra, metade do orçamento de estado foi sugado por esta. Agora tira as tuas ilações.

Hum..as minhas ilações,deixa ver....Que poucos países conseguiriam fazer isso?É essa a ilação?

abraços

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #113 em: Janeiro 17, 2007, 05:50:56 pm »
Citação de: "Pantera"
eu nunca disse que não havia fome ou miséria,é um engano seu.
disse que não havia praticamente desemprego,é diferente.
É normal, o sector agrícola não modernizado usa muita mão de obra. Basta somente analisar os movimentos demográficos, as suas causas e os períodos em questão para perceber. Isto associa-se à indecisão de Salazar em modernizar o país..decisão que veio tarde, mas veio.

fez muito mais que do muita gente que cá anda.
É verdade, mas e então? Isso não apaga os outros erros.

E fe-lo com o nosso dinheiro e não com o dinheiro dos outros.
Secalhar se tivesse usado o "nosso dinheiro" para o "nosso" desenvolvimento e não a "nossa" guerra, não seria necessário receber tanto dinheiro dos outros.

Hum..as minhas ilações,deixa ver....Que poucos países conseguiriam fazer isso?É essa a ilação?

Não, se te queixas do que falta hoje e nos últimos 30 anos, pensa nesse dinheiro que foi para um saco sem fundo. E a coisa ainda fica mais preta se tu agarrares nessa quantia e actualizares para o valor de hoje...realmente uma fortuna..

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #114 em: Janeiro 17, 2007, 07:13:35 pm »
Não, se te queixas do que falta hoje e nos últimos 30 anos, pensa nesse dinheiro que foi para um saco sem fundo. E a coisa ainda fica mais preta se tu agarrares nessa quantia e actualizares para o valor de hoje...realmente uma fortuna..

Exatamente!!

Ainda por cima teriamos poupado a vida de milhares de jovems.

Teriamos evitado o autentico Exodo dos Portugueses para o estrangeiro.

E hoje podiamos ser uma grande naçao da Europa com 15 milhoes de habitantes e um PIB superior.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5388
  • Recebeu: 558 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +636/-9872
(sem assunto)
« Responder #115 em: Janeiro 17, 2007, 07:58:47 pm »

Exatamente!!

Ainda por cima teriamos poupado a vida de milhares de jovems.

Teriamos evitado o autentico Exodo dos Portugueses para o estrangeiro.

E hoje podiamos ser uma grande naçao da Europa com 15 milhoes de habitantes e um PIB superior.

Ter investido a defender o que nós Portugueses criámos, foi deitar dinheiro à rua :?:
A meu ver faz mais sentido o dinheiro investido nos conflitos de África a defender o nosso investimento, do que o dinheiro que se despende neste momento a enviar tropas para conflitos que não têm nada a ver conosco.

Mas se têm dúvidas vão perguntar a quem deixou uma vida de trabalho para trás.
Potius mori quam foedari

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #116 em: Janeiro 17, 2007, 08:12:36 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Ter investido a defender o que nós Portugueses criámos, foi deitar dinheiro à rua :?:
A meu ver faz mais sentido o dinheiro investido nos conflitos de África a defender o nosso investimento, do que o dinheiro que se despende neste momento a enviar tropas para conflitos que não têm nada a ver conosco.

Mas se têm dúvidas vão perguntar a quem deixou uma vida de trabalho para trás.

Não é por termos criado lá infraestruturas, etc que nos fazem ganhar a razão. Os povos tem direito à sua auto-determinação..tal como teve o povo português no tempo de D. Afonso Henriques.

Relativamente a quem deixou uma vida de trabalho por lá, são situações a lamentar.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5388
  • Recebeu: 558 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +636/-9872
(sem assunto)
« Responder #117 em: Janeiro 17, 2007, 09:24:51 pm »
Citação de: "Marauder"
Os povos tem direito à sua auto-determinação...

E acabaram por a ter, e o resultado é o que se vê.
Continuamos, nós e o resto dos países civilizados, a sustenta-los.

Em relação ás infra-estruturas... é como o que o meu avô diz (foi de visita a Angola o ano passado e veio doente), ocupassem mas não destruíssem.

Não tenho nenhum rancor para com os "ocupas", mas sim para com quem lhes minou a cabeça.
Potius mori quam foedari

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #118 em: Janeiro 17, 2007, 09:40:48 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "Marauder"
Os povos tem direito à sua auto-determinação...

E acabaram por a ter, e o resultado é o que se vê.
Continuamos, nós e o resto dos países civilizados, a sustenta-los.

Em relação ás infra-estruturas... é como o que o meu avô diz (foi de visita a Angola o ano passado e veio doente), ocupassem mas não destruíssem.

Não tenho nenhum rancor para com os "ocupas", mas sim para com quem lhes minou a cabeça.

Nem mais Ricardo  :wink:

É normal, o sector agrícola não modernizado usa muita mão de obra. Basta somente analisar os movimentos demográficos, as suas causas e os períodos em questão para perceber. Isto associa-se à indecisão de Salazar em modernizar o país..decisão que veio tarde, mas veio.

Pois mas será que isso tambem se passou nos outros países?Ou será que era mesmo a politica de Salazar.É que pelo menos era um emprego,antes empregado e ganhar pouco do que desempregado.

Secalhar se tivesse usado o "nosso dinheiro" para o "nosso" desenvolvimento e não a "nossa" guerra, não seria necessário receber tanto dinheiro dos outros.

Se calhar se os nossos navegadores como o Vasco da Gama e outros tantos não tivessem gasto dinheiro em viagens e barcos e porcarias hoje seriamos mais evoluidos,não?Lembra-te que foi as colonias que nos deram desenvolvimentos,tal como as colonias era desenvolvidas,

pois mas se pensares naquela altura até poderia ir para um saco com fundo.Se tivessemos ganho a guerra certamente as colonias eram bem mais desenvolvidas e se calhar Portugal também.Penso que ninguem esperava que a guerra tomasse outro rumo do que não a vitória.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #119 em: Janeiro 17, 2007, 10:36:07 pm »
Podemos criar uns tópicos para discutir as questões Salazar ou Cunhal, que parecem ser os mais controversos.

Já agora a minha pequena análise (ninguém me pediu mas eu dou na mesma) :mrgreen:

Dois Primeiros Ministros
Marquês de Pombal e Salazar

Dois Monarcas
Afonso Henriques o Fundador e D. João II, o Rei do Império

Dois Poetas
Fernando Pessoa e Camões

Dois Navegadores

Vasco da Gama e o Infante D. Henrique (que nunca navegou mas não deixa de estar ligado às navegações)

Um Humanista
Aristides Souza Mendes (não sei que outra coisa lhe chamar)

Um político da oposição
Álvaro Cunhal

Confesso que não entendo a opção por Álvaro Cunhal, porque ele não se destacou por coisa nenhuma.
Se consideramos que se trata de escolher os Grandes Portugueses, então teremos que escolher aquelas pessoas que pelas suas acções condicionaram o futuro do país.

De Cunhal a Cristovão de Moura, de Carlos Lopes a Amália Rodrigues, encontramos muitas pessoas que são importantes, sem dúvida, mas que são importantes apenas num determinado contexto e num determinado periodo da História.

Hoje, podemos dizer com segurança, que a Democracia em Portugal acabaria por triunfar e que o Comunismo acabaria sempre por ser derrotado.
É por isto, que aquelas pessoas, sendo importantes, não podem ser consideradas (do meu ponto de vista) para O Maior dos Portugueses.

= = =

Logo, eu pessoalmente continuo a "botar" pelo D. João II.
Todos os outros foram importantes.

Afonso Henriques, foi o primeiro rei, mas Portugal não existe porque D. Afonso Henriques criou o país como Estado independente, mas porque interpretou bem os desejos do povo. Portugal existiria de qualquer maneira, mais tarde ou mais cedo, seria inevitável.

Os navegadores foram muito importantes, mas nunca teriam navegado e as suas navegações nunca seriam importantes se não tivesse havido quem os mandou navegar e descobrir.

Os poetas são importantes e é engraçado que dos dez dois sejam poetas, mas cantaram em verso o que os navegadores fizeram.

Souza Mendes foi sem dúvida um grande Homem, de que todos os portugueses se deveriam orgulhar (e já agora lembro que Salazar o deixou morrer na miséria) mas ele não condicionou de nenhuma maneira a História e o futuro de Portugal.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk