A questão é, com um supra-orçamento e o facto de a criação do estado israelita ser aquela que se sabe, eles foram obrigados simplesmente a ter o melhor equipamento com a melhor formação. Somente isto salvou os primeiros colonos, e somente isto levou à criação do estado de Israel.
Como é obvio, a situação ainda não alterou muito, os ataques/assédios de forças hostis em países fronteiriços ainda não terminou, logo é lógico que, agora num cenário mais estável, é até Israel que vai à frente em inumeras tecnologias. Não só é importante para a defesa nacional como é um negócio importante para a sua economia.
( Não me querendo perder muito em off-topics, eu nem acho que as forças armadas portuguesas em certos materiais estivessem tão maus na guerra colonial, afinal, a sucata que temos hoje há 30 anos atrás era material de ponta. Se não houve investimento noutro material que sim, fazia falta, provavelmente deveu-se também ao embargo de armas que Portugal sofreu. E mais, a situação económica tem limites também. Nessa altura, mais de metade dos orçamentos de estado eram para a guerra colonial. Dinheiro que teria feito falta noutros sectores, mas pronto.).
-------------------
Se naquela frase escrevi pouco. Para bom entendedor meia palavra basta. Simplesmente fiz a "ponte" entre o tema e a situação de Israel. Se fores a analizar os comentários do resto dos membros vais ver não é assim tão anormal escrever pouco