Bem...
Como é que hei-de começar!!!!!!!?

?
Caro Typhonman.
Por acaso entende o conceito de quadro orgânico?

?
40 M119 LG???
32 Pzh2000?

?
Bem é assim. Passo a explicar o caso da Artilharia, para que estas confusões dos numeros de material possam parar de uma vez por todas.
Explico o caso da Artilharia, mas a analogia aplica-se para as unidades de manobra.
Na nossa Artilharia, uma Bateria de Bocas de Fogo (BBF) (seja AP ou Reb) tem 6 secções de Bocas de Fogo (= 1 arma o como é conhecido 1 Óbus), isto entre outras secções (Adm, Mun, OAv, PCT, Man)
Uma Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) tem 3 BBF (normalmente porque uma Brigada tem 3 unidades de manobra [temos uma estrutura trenária], por isso se punha a questão do GAC/BAI ter apenas 2 BBF, se a BAI perde 1 BIPara)
Feitas as contas: 6 Secções x 3 BBF = 18 Obuses para 1 GAC. E apenas existe 1 GAC orgânico por Brigada Independente. (podia falar na Artilharia Divisionária, para o caso das Brigadas Indivisionadas, mas não vou dar aulas de Táctica)
Tacticamente a Artilharia deve ter no minimo, a mesma ou maior mobilidade do que a unidade de manobra que apoia. Logo na BMI apenas devem existir unidades mecanizadas, nunca de rodas (por isso M113 por Piranha III

) senão não consegue acompanhar a manobra da Brigada.
É claro que devem ser adquiridas unidades suplementares (instrução nas Escolas Práticas e para o VPO [Volante de Prontidão Operacional] das Brigadas).
O mesmo se passa para a AAA (Artilharia Anti-Aérea) que usa sistemas canhão e missil para a defesa aérea SHORAD/VSHORAD.
JNSA, ao contrário do que diz, a AAA sistema canhão é muito útil. E cada vez mais volta a ter valor. Os aviões voam baixo para se protegerem da detecção pelos radares, com estes sistemas, são obrigados a subir mais alto, logo perdem precisão e ficam expostos à defesa aérea MEAD/HIMAD, ou aos nossos caças. Também ninguém vai empenhar um missil Stinger contra um UAVzito. Sai mais barato e eficaz usar um sistema canhão.
O GEPARD alemão de 35mm é excelente e com a munição AHEAD da Ruag (creio eu) faz muitos estragos, mesmo contra misseis de médio porte (tipo Cruise).
Bem o post já vai longo, espero não ter sido chato com esta mini-aula de Táctica.
Dúvidas ?? Questões?

(ups, é do hábito dos métodos de instrução)
Um abraço