Bom, prometo que quando tiver os varios dados os coloco no site e aqui. No entanto alguns são complicados de obter, como por exemplo o consumo em estrada e em terreno aberto.
Só uns comentários, que posso fazer depois de ter já andado a compilar dados:
blindagem do AMV é de base contra calibre 7.62mm podendo ir até 30mm ( presume-se que só em algumas secções), enquanto que o Pandur a base é também 7.62mm e pode ir até 14.5mm ( referidos, pode ainda ser superior).
Neste caso, considerei a blindagem do veículo mais numeroso, que é o veículo para transporte de pessoal com metralhadora 12.7. Portanto nestes dois casos as blindagens são iguais.
O PANDUR II é um desenho 6x6 com uma torre c/ peça 25mm para o Exército Austríaco. Ao mesmo tempo apareceu a variante 8x8. O AMV foi desde o início desenhado como 8x8, e parece que agora apareceu uma versão 6x6.
Eu também pensava que era assim. No entanto depois de consultar varios sites onde são descritas as caracteristicas do PANDUR-II, conclui-se que não se trata de um PANDUR-I 6x6 aumentado. O PANDUR-II é feito praticamente de raiz, utilizando no entanto, muitos dos componentes do PANDUR-I (70%) mas colocando-os de forma diferente. É na realidade um design novo, com enfase dada ao interior que ficou mais espaçoso, e por isso leva mais infantes que o AMV na sua versão base.
O AMV ganhou ao Pandur a competição de 600 veículos para a Polónia, alguns em versão IFV, outros APC como os nossos. A Finlândia perpara-se para encomendar uns quantos também. Por outro lado o Pandur apenas tem garantida a encomenda austríaca, de veículos com uma especificação bastante diferente da nossa.
Verdade: No entanto tratou-se de uma compra de equipamentos em que o PANDUR, por causa da configuração dos Polacos, que pediram muito mais carros de combate de infantaria com torre, era de facto bastante mais caro que o AMV. Creio que aqui a diferença de preço da torre alemã MAUSER do PANDUR para a torre italiana OTO-MELARA do AMV pode fazer a diferença. Além do mais as contrapartidas dos finlandeses são da maior importância para a industria e economia polacas, porque se trata de um vizinho, para onde mais facilmente se podem escoar produtos. A questão das economias foi muito importante e neste caso (ao contrario dos F-16) não havia concorrente americano.
O AMV está completamente pronto para produção ( vão agora sair da fábrica no Verão os primeiros veículos para a Polónia). Não sei quanto ao Pandur.
Na realidade, cada caso é um caso, dado cada exército ter as suas exigências, isso implica estudos especificos para cada carro. Além do mais, no caso do PANDUR, sendo fabricado em Portugal, essa questão não se colocaria, porque os "nossos" PANDUR não viriam da fabrica de origem.
Em termos de perfomances, dimensões, etc, os veículos parecem equivaler-se. Presumo que todos eles estejam equipados com enchimento autómático de pneus, suspensões avançadas, etc...
É verdade, embora haja em cada caso, algumas vantagens para cada modelo, como por exemplo no PANDUR a transmissão integral automatica (que se liga conforme o tipo de terreno) e a blindagem reforçada da transmissão.
o Pandur II tem atraído menos atenções, talvez por a ênfase estar a ser dada numa versão 6x6, o que já saiu de moda. Parte das minhas objecções ao Pandur II, vinham da sua possível relação com Pandur I
Antes de ter começado a ver, eu também tinha essa ideia. No entanto, como referi antes, o PANDUR-II foi na prática redesenhado, embora exteriormente não pareça.

Aqui o PANDUR-I 6x6

e aqui o PANDUR-II tambem 6x6 para se comparar melhor.
Repare na parte da frente com mais angulos.
As laterais do PANDUR-II são mais direitas
As laterais do PANDUR-II não têm "seteiras" que são um conceito ultrapassado, essencialmente porque prejudicam de sobremaneira a rigidez estrutural do veículo e reduzem drasticamente a sua segurança em ambientes NBQ.
As laterais são mais direitas, eventualmente com menos protecção balistica, contrabalançada com maior espessura e maior facilidade na aplicação de blindagem adicional.
Em termos gerais (do meu ponto de vista), perde o Piranha, para os outros dois conceitos porque está um pouco ultrapassado quer relativamente ao PANDUR-II quer ao AMV. Isto não aconteceria se se tratasse do PIRANHA-IV. No computo geral, pelo que até agora consegui entender, a ideia com que tenho, vem sendo reforçada, de que o PANDUR, parece (pelas suas origens germânicas Steyr-Daimler-Puch embora tambem tenha sido comprada pela General Dynamics, tal como a Mowag que fabrica o Piranha) ser um producto mais resistente e mais adequado á nossa realidade.
Além do mais, o simples facto de poder ser em grande medida fabricado em Portugal (ou mesmo até só montado) é de tal forma importante, que mesmo que o PANDUR fosse técnicamente inferior ao AMV, essa vantagem, seria sempre de um enorme peso. A eventual possibilidade de produzir, mesmo que em menor escala, versões especializadas ou melhoradas, que poderiam fornecer a Força Aérea e a GNR (veículo de policiamento - anti-motim, veículo anti-aéreo, ou outras)
Mas claro, só vendo o produto e analisando-o directamente e observando in-loco as performances é possível ter uma ideia concreta que não é apenas baseada nas informações de terceiros, na análise das características técnicas e na observação de fotografias.
Cumprimentos
PS: Não, não senhor
não me mandaram fazer propaganda do PANDUR...
