A espanha e' um estado... e todos os seus cidadaos sao livres e iguais... nao vejo qual o drama. Nunca percebi que problema e' que o Bascos tem em ter um passaport a dizer "Espanha"...
Não deves ter visto as notícias acerca da Catalunha...a Catalunha, por constituição própria, é uma nação a partir de agora. Está é englobada dentro de Espanha.
Nao tou a ver o que tem uma coisa a ver com a outra... a catalunha por ter uma constituicao regional onde se apelida de nacao altera o facto de a espanha ser um estado soberano onde todos os cidadaos sao livres e iguais?
Eu também não disse que a Espanha era uma federação. Disse que é constituida por nações, umas mais reconhecidas que outras.
Olha, agora me lembrei de uma coisa. O caso de Montenegro deve ter criado jurisprudencia a nível mundial, e era uma federação. Logo é possivel também a "saida" pacífica de federações

[/quote]Porque o Patriot Act, nalguns casos, vai um pouco mais longe do que as pessoas esperavam... mas como disse, muitas leis nao passam do papel. E, especialmente nos EUA, os tribunais tem sempre uma palavra a dizer acerca da aplicacao das leis (como se viu recentemente no caso de guantanamo). E, acredita, que devido ao facto de ser estrangeiro, e trabalhar onde trabalho, sou um "alvo" do Patriot Act/vigilancia/o diabo a quatro, muito mais visivel do que o comum dos americanos.[/quote] Lamento. Mas muita gente já sabia que isso ia a acontecer antes de a lei passar, por isso é que quando primeiro fez manchete nos jornais o Patriot Act ainda estava a ser apresentado. [Até na Alemanha houve uns que viram o verdadeiro terror que poderia ser Hitler

]
Pensava era que compreendias que, uma federação americana, australiana ou alemã não é a mesma coisa que uma federação europeia.
Ambos os casos sao unioes administrativas e politicas... qual a diferenca?
Em termos legais e administrativos é igual sim. Em termos culturais é completamente diferente. Estamos a falar de imensos países e diferentes culturas, que se batalharam durante muitos anos, não é assim tão simples como o EUA e a Austrália. Isto não quer dizer que não resulte, simplesmente que torna provavelmente muito mais difícil resultar. Se até os EUA tiveram uma guerra civil, e a Alemanha também no início quando era uma confederação...imaginar povos tão distintos como os da Europa, todos juntos...é um pouco arriscado. Mas como te disse, não quer dizer que não seja possivel a criação da federação. A minha ideia pessoal é que não irá acontecer, nos tempos mais próximos, e se acontecer, eventualmente se quebrará..
Pelo contrario... diria que sao as diferencas que a tornarao forte...
Ou que levarão à sua divisão. Exemplo: Tratado Constitucional (que eu até defendo, simplesmente defendo outro nome), Euro no RU. Aliás, a organização e processo de decisão de uma federação é diferente do actual. Penso que será um passo demasiado grande para nações tão velhas na Europa decidirem se fundir, e começarem a decidir a sua política de forma conjunta.
Relembro que a UE não foi criada para seguir a ideia de Churchill, apenas que, a origem das guerras estava nos recursos, e que a partilha destes, isto é, uma união económica traria paz e prosperidade. A integração política penso que traria tudo menos tranquilidade, mas isto é a minha opinião pessoal.