Mas ...
A imagem que eu vi nem sequer era um esquema ou desenho, era apenas um fotografia, em que se apontavam possibilidades para fazer acrescentos nos navios da classe Viana do Castelo.
E fico sem perceber ... Mas afinal, o NPO pode levar um glorioso hangar em cima, e um imponente helicoptero - como vimos demonstrado em tantas fotos de outras tantas classes de navios que não valem nada mas possuem hangar, mas não pode levar mísseis Harpoon ?
Falamos nas capacidades dos patrulhas de classe Tejo, e como estavam armados antes de virem para Portugal, mas os NPO não podem ter sistemas parecidos ?
A critica pela critica, não leva a lado nenhum. Um fórum de discussão devia servir para discutir, e não para atacar tudo e todos, atacar todas as ideias, atacar todas as possibilidades, apenas porque sim.
Isto em vez de um forum de discussão, virou a noite da Má Lingua, o Eixo do mal, ou aqueles programas de manhã, que só servem para lavar a roupa suja ...

Em vez de criticar por criticar, seria melhor ver o que é que as pessoas acham que se deve fazer, e já agora com preços e custos, que é uma coisa chata, mas sem dinheiro não se faz nada.
A mim pessoalmente, acredito que o caminho que faz mais sentido aponta realmente para a marinha ficar reduzida a apenas duas fragatas.
O que conta depois, é qual o navio que vai ocupar o espaço entre patrulha e fragata.
Eu, como já disse não acredito que a classe Viana do Castelo se adeque a essa função, mas as coisas estão a andar num sentido em que os politicos se aproveitam mais e mais da situação para justificar cortes militares.
O Serviço Nacional de Saude em ruptura, torna impossível a qualquer governo aumentar gastos militares, a não ser que os russos ocupem as berlengas, e mesmo assim, iriamos ter os malucos soviéticos do costume, a afirmar que eles ocuparam as berlengas apenas para fazer turismo, e que trouxeram armas para desporto...
E com o camarada Jeronimo a apelar à Paz e a dizer que é preciso negociar com os russos para conseguir a Paz...
A somar a tudo isto - e vamos ver isso provavelmente em Madrid na reunião da NATO - vai haver uma pressão para que as forças militares reforcem a sua componente terrestre e eventualmente aérea...
Os navios vão provavelmente ser relegados para segundo plano, porque neste momento as prioridades são outras ...