Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Daniel

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« Responder #1470 em: Outubro 21, 2008, 02:17:35 pm »
Tanho uma questão a colocar, os nossos NPO dos dois cascos que estão feitos ouve algum lançamento a água de algum deles :?: os nosso NPO já estão a anos a tumar banho, e eu não me apercebi se ouve festa. :twisted:  c34x
 

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P44

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« Responder #1471 em: Outubro 21, 2008, 03:10:39 pm »
Se não me falha a memória houve uma "private party " qualquer :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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luis filipe silva

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« Responder #1472 em: Outubro 21, 2008, 03:36:58 pm »
Daniel escreveu:
Citar
Tanho uma questão a colocar, os nossos NPO dos dois cascos que estão feitos ouve algum lançamento a água de algum deles  normal quando saiem da doca seca, fazem o lançamento oficial, e depois se da continuação aos trabalhos como por exemplo, o que passou com o navio patrulha para a Venezuela, ou não é assim  os nosso NPO já estão a anos a tumar banho, e eu não me apercebi se ouve festa


Caro Daniel:
Se fizesse como eu, e gastasse meia hora a vasculhar este mesmo tópico, tinha a sua pergunta respondida. Mas pronto... Achei!...



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OS NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICOS C238 e C239 CERIMÓNIA DE FLUTUAÇÃO

2005-09-30


No próximo sábado, dia 1 de Outubro, pelas 1415 horas terá lugar, nas instalações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a cerimónia de flutuação dos Navios de Patrulha Oceânicos, construções n.º C238 e C239 destes Estaleiros.

Estes navios foram concebidos, garantindo que, durante a sua utilização, possuirão características que lhes permitam uma permanência prolongada no mar, boas qualidades náuticas, boa habitabilidade e uma operação continuamente eficaz com um mínimo de guarnição e um máximo de automação, para a realização das seguintes operações:
. Exercer a autoridade do Estado e realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional;
. Apoiar, proteger e controlar as actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao fundo e subsolo marinhos;
. Colaborar na defesa do ambiente;
. Colaborar com o serviço Nacional de Protecção Civil em situações de catástrofe e com as autoridades civis na melhoria da qualidade de vida das populações.

O contrato de construção destes dois navios, assinado em 15 de Outubro de 2002 entre o Estado Português e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, prevê um custo global do programa, incluindo o projecto dos navios, a sua construção, equipamento e aprestamento e a implantação de um sistema integrado de apoio logístico, de cerca de cem milhões de euros. Este programa é financiado maioritariamente pelo PIDDAC e, complementarmente, pela Lei de Programação Militar e pelo programa SIFICAP, programa este comparticipado pela União Europeia.
A entrega dos navios está prevista para Maio e Setembro de 2006.


Os Navios de Patrulha Oceânicos possuem as características principais seguintes:

Comprimento de Fora a Fora 83,10 m
Comprimento na Linha de Água ( de projecto) 76,80 m
Boca na Linha de Água, na Ossada (de projecto) 12,26 m
Boca Máxima, na Ossada 12,95 m
Pontal ao Convés Principal 6,90 m
Pontal ao Convés de Voo 9,60 m
Imersão Média, Carregado (de projecto) 3,69 m
Deslocamento Carregado (de projecto) 1.750 t
Velocidade Máxima Mantida > 20 nós
Potência Propulsora Instalada 7.800 kW
Guarnição
Oficiais 5
Sargentos 6
Praças 24
Capacidade de Alojamento Adicional
Oficiais 4
Sargentos 3
Praças 25

http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... s/envc.htm
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Daniel

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« Responder #1473 em: Outubro 21, 2008, 03:41:04 pm »
P44
Citar
Mas se calhar é melhor consultar os Arquivos da Torre do Tombo, são capazes de estar lá arquivadas edições dos jornais desses tempos


 :lol: , mas se ouve alguma private party, deve ter sido com medo de no  lançamento a água  eles poderem tombar. c34x
 

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Vicente de Lisboa

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« Responder #1474 em: Outubro 21, 2008, 03:42:36 pm »
Duplo masoquismo - a procura e a repostagem... :P
 

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P44

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« Responder #1475 em: Outubro 21, 2008, 03:42:58 pm »
Entretano o Luis já respondeu á sua pergunta :wink:

muito elucidativo é este parágrafo
Citar
A entrega dos navios está prevista para Maio e Setembro de 2006.


não sei se ria ou chore...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Daniel

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« Responder #1476 em: Outubro 21, 2008, 03:49:55 pm »
luis filipe silva
Citar
Caro Daniel:
Se fizesse como eu, e gastasse meia hora a vasculhar este mesmo tópico, tinha a sua pergunta respondida. Mas pronto... Achei!...


Pois mas não podemos fazer tudo igual :wink:  :shock:  360 / 361  :twisted:
 

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Upham

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« Responder #1477 em: Outubro 21, 2008, 04:42:04 pm »
Boa tarde!

Citar
luis filipe silva Colocada: Ter 21 Out, 2008 1:09 pm    Assunto:  

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Upham escreveu:
Citação:
Mas, e as "orelhas" do tipo (navio). Penso que sendo um navio de patrulha/vigilância, ai sim faria sentido o investimento em equipamento de vigilância electrónica. Ocorre-me a transformação que os Americanos fizeram em, se não estou errado, dois navios da classe Stalwart, (Navios de Vigilância Oceânica/Operações Anti-Tráfico de Droga)?  

Creio que estarão equipados com aparelhos IR. Nas operações anti- tráfico de droga, normalmente há articulação entre as polícias, a Armada e a FAP, a qual fornece meios mais efectivos de rastreio.
 


Torna-se então desnecessária uma versão tão especializada de NPO (vigilância electrónica) uma vez que esta missão pode ser executada por outros meios: P-3 Orion, Casa C-212/C-295, EH-101, meios de supeficie e/ou submarinos e então sim o NPO actuar em articulação com estes meios, evitado a dispersão de recursos e a redundância. Será correcta esta conclusão?

Cumprimentos!
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.
 

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luis filipe silva

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« Responder #1478 em: Outubro 21, 2008, 06:14:02 pm »
Upham escreveu:
Citar
Torna-se então desnecessária uma versão tão especializada de NPO (vigilância electrónica) uma vez que esta missão pode ser executada por outros meios: P-3 Orion, Casa C-212/C-295, EH-101, meios de supeficie e/ou submarinos e então sim o NPO actuar em articulação com estes meios, evitado a dispersão de recursos e a redundância. Será correcta esta conclusão?

Sim, porque apreensões em alto-mar são esporádicas, e fruto de meses de investigações por polícias de diversos países. O navio só actua mesmo na fase da apreensão, como de resto tem visto nas ultimas vezes. Não esquecer também, que para missões pontuais eles podem operar os Lynx.
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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aguadoce1

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« Responder #1479 em: Outubro 21, 2008, 06:15:33 pm »
Uma pergunta estupida ou não.
A partir dum texto colocado emhttp://www.areamilitar.net/opiniao/opiniao.aspx?nrnot=124 em relação aos piratas da somalia e aos ataques efectuados contra navios civis ,que"
Enquanto os armamentos ficaram pelo tradicional uso das AK-47 de fabrico soviético, a situação era complicada, mas um navio poderia em caso de alerta tentar fugir.

Mas a situação alterou-se dramaticamente, quando muitos destes grupos perceberam que perante a ameaça de um LGF do tipo RPG-7, até um grande navio poderia ser forçado a parar.

Embora muitos dos navios sejam compartimentados, os cascos não têm qualquer possibilidade de resistir ao efeito de um explosivo de carga oca, pelo que a partir desse momento, os piratas passaram a dispor de armamento «pesado».".
Visto que os NPO são:
1- O seu conceito é baseado em plataforma civil.
2- Não foi mínimamente pensado para absorver choques resultantes de combate, minas, absorsão do "coice" de armamento mais pesado.
3- Toda a subdivisão interna foi concebida para um meio não combatente:
A pergunta e a seguinte:O que aconteceria se um NPO fosse atingido por um LGF do tipo RPG-7 ?
 

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luis filipe silva

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« Responder #1480 em: Outubro 21, 2008, 07:17:30 pm »
aguadoce1 escreveu:

Citar
Embora muitos dos navios sejam compartimentados, os cascos não têm qualquer possibilidade de resistir ao efeito de um explosivo de carga oca, pelo que a partir desse momento, os piratas passaram a dispor de armamento «pesado».".

O que pode acontecer com uma fragata, ou um contratorpedeiro, como aconteceu com o USS Cole.

Citar
Visto que os NPO são:

1- O seu conceito é baseado em plataforma civil.
2- Não foi mínimamente pensado para absorver choques resultantes de combate, minas, absorsão do "coice" de armamento mais pesado.
3- Toda a subdivisão interna foi concebida para um meio não combatente:
A pergunta e a seguinte:O que aconteceria se um NPO fosse atingido por um LGF do tipo RPG-7 ?

Claro que a Armada não espera que os pescadores espanhóis usem RPG 7 :shock:
No seu ponto 3 já disse tudo. O NPO é um navio não combatente, só que teve o azar de ter nascido grande.
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Feinwerkbau

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« Responder #1481 em: Outubro 21, 2008, 07:59:18 pm »
vocês estão a confundir um carro da BT com uma chaimite, parece-me.....

a principal missão deste navio será fiscalização e mais importante, a busca e salvamento, conduzido pelas "orelhas" P3 Orion e U209N!! não é suposto andar muito aos tiros, digo eu....

nasceu grande porque tem algum sentido, com uma ZEE do tamanho da nossa, ter muita autonomia, 5000 milhas em 14 dias a 15 nós (margem 20%) e capacidade de alojamento,  Guarnição (oficiais sargentos e praças) 35 pessoas e MUITO IMPORTANTE, Alojamento adicional, 32 pessoas... afinal onde se metem as pessoas feridas em caso de salvamento..

e olha que para os piratas da Somália, devem chegar bem, ou esquecem-se que chegámos à India em Naus, não em PortaAviões?
 

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aguadoce1

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« Responder #1482 em: Outubro 21, 2008, 08:07:51 pm »
A pergunta foi ipotetica ,mas ja ficai a ter uma ideia melhor deste projecto,ideia essa um pouco diferente da apresentada em alguns meios de comunicação social logo no inicio do projecto .
Ja agora os NPO não irão substituir as Baptista de Andrade as mesmas inviadas para Cabo Verde em 2006 para participar numa missão europeia de combate à imigração ilegal oriunda da África sub-saarina.
Quanto ao projecto para apanhar Barcos de pesca é o ideal.
 

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luis filipe silva

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« Responder #1483 em: Outubro 21, 2008, 08:48:20 pm »
Quando estiverem prontas irão para onde fôr preciso, mas apenas em missões de fiscalização, humanitárias ou salvamento. Para fazer voltar imigrantes para tráz ou recolhê-los, são o suficiente. A Espanha participou com lanchas da Guardia Civil.
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Luis Filipe Silva
 

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ShadIntel

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« Responder #1484 em: Outubro 21, 2008, 08:58:31 pm »
Citação de: "Daniel"
Citar
OS NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICOS C238 e C239 CERIMÓNIA DE FLUTUAÇÃO

 c34x

Daniel, os ENVC não usam o número de amura da Marinha, mas o seu próprio código, neste caso correspondente às construções navais número 238 e 239, seguindo uma ordem cronológica.

Com o ritmo actual, os mega-iates (construções 260 e 261) ainda são entregues antes dos primeiros NPO.  :roll: