O dinheiro fala sempre mais alto.
Já agora, quanto custariam 2 Marlin para os 2 NPOs que não as têm? Se calhar estes 5 milhões para "gestão", davam para pelo menos equipar um dos navios decentemente. 
É impressionante como aproveitam tudo, para financiar os amigos. Depois fazer o paralelismo com o recurso a NSPA nos concursos internacionais, é uma autêntica comédia, pois recorre-se a este organismo, mesmo para prevenir desvios destes. E pois claro, que o financiamento, vem directamente da LPM, que já é curto para os programas reais.
Seis milhões, era quanto iam custar as duas Marlin e dois EO Medusa, previstos para equipar a segunda série de NPO. Logo no fim da construção do NRP Setúbal e depois da desculpa do atraso das verbas do OE desse ano, para estrem já cá os equipamentos para os montarem no fim da construção.
Para isso nunca foram gastos, até hoje, passados mais de 3 anos e depois de várias conversas de treta e dizer que iam ser compradas. Só há verbas para alimentar carteiras e mordomias de Bonecos. Porque a Marinha é mesmo bonecada de fatinhos com brilhantes em sintonia com políticos.
Isto nem é traição nem nada, foi esquecimento. Num País a sério dava "mar bravo" nas fileiras. Mas era se não estivessem todos ao mesmo nível de postura de ninguém fazer ondas e ir aproveitando as marés.
Bora lá apanhar boleias em navios dos outros e, ir a Sul com NPO reles fazer turismo protocolar, com os tais não combatentes mas cargueiros de conveniência.