Igor,
para fazer as actividades de policiamento do mar e de busca e salvamento o navio não tem de ser furtivo.
Os possíveis adversários destes navios (traficantes de droga, contrabamdistas, piratas), que se saiba não tem mísseis.
De facto parece-se com um navio da pesca do arrasto, mas eu não acho isso mal - muito pelo contrário.
É sinal que é um desenho testado e provado, para funcionar em mares tempestuosos como os da terre nova.
E já dabemos que o navio aguets-se bem nessas condiçoes, pois há vieos que o comprovam.
Mais este navio foi concebido para estar longos periodos no mar e para isso tem de ser confortável e seguro para a tripulação e isso o navio faz. Quanto ao resto - armamento e electrónica pode-se mudar quando se quiser (ou quando houver dinheiro). Como base de trabalho parece-me bom e ainda vai ser a espinha dorsal da marinha seguramente...vai ser neste navio que a Marinha vai executar a maioria das suas missões!...e chega bem!...uma fragata carregada de mísseis para andar atrás de traficantes de droga é que não é razoável de todo!...
Completamente de acordo contigo !
Afinal de que navios a MdG necessita ?
De Navios Bonitos ou de Navios que, mesmo que se pareçam com arrastões, cumpram as suas missões ?
Se compararmos os Classe Viana do Castelo, com a classe River batch I ou mesmo a batch II, que missões os navios Britânicos conseguem executar que os nossos não conseguem

?
Que podem achar que os Bifes são muito mais bonitos, lá isso são, mas de que lhes vale a beleza
E se falarmos do custo/unidade, os nossos ficam mesmo a milhas de todas as restantes classes de NPO/OPV, basta a MdG querer e haver dinheiro que, os NPO's poderão ser melhorados, ser melhor armados e possuir sensores muito mais avançados.
De uma coisa tenho a certeza, os VdC serão os cavalos de batalha da Marinha nos próximos trinta/quarenta anos, serão os " Paus para toda a Obra " !
Abraços