Rússia impede acesso às estatísticas da população a meio do quarto ano de guerraAntónio Guimarães
Deixou de ser feita a publicação que revelava o número de mortes. Em 2024 esse número aumentou 3,3%.
Quantas pessoas vivem na Rússia? E que efeito está a guerra na Ucrânia a ter na demografia? São duas boas perguntas, mas às quais é cada vez mais difícil obter resposta.
O Serviço Federal de Estatísticas da Rússia (Rosstat) voltou a publicar o seu boletim socioeconómico, analisando os primeiros cinco meses no país. Só que, ao contrário do que é habitual, cortou a referência à demografia.
Há muito que o presidente russo, Vladimir Putin, tenta reverter o envelhecimento da população russa e um declínio na pirâmide demográfica. Mas a guerra na Ucrânia, onde a maioria dos soldados que morrem são jovens, está a trazer um acrescento de dificuldade a esse desígnio.
Os últimos dados disponíveis são do primeiro trimestre deste ano, quando o número de mortes em todo o país excedia o de nascimentos.
“A partir de março de 2025 quase não há estatísticas demográficas públicas”, lamenta Alexey Raksha, demógrafo independente que falou à Bloomberg e que confirma que só quem faz parte do aparelho do Estado pode consultar os dados.
A Rússia nunca revelou o número de mortes relacionadas com a guerra da Ucrânia, mas os dados que iam sendo publicados davam uma noção do impacto que o conflito iniciado em fevereiro de 2022 tem. Enquanto o Ocidente estima que o número de baixas possa rondar o milhão, as fontes russas apontam que não vai além dos 200 mil.
De acordo com os últimos dados disponíveis de um ano, 2024 teve o valor mais baixo de nascimentos desde 1999. Foram 1,22 milhões. Já as mortes aumentaram 3,3%, para 1,82 milhões.
Esta não é a primeira vez que a Rosstat se fecha sobre si mesma em relação a estatísticas que podem ser problemáticas. Em 2020, e em plena crise de covid-19, fez o mesmo, parando de publicar dados relacionados com a taxa de mortalidade.
https://cnnportugal.iol.pt/ucrania/quantos-mortos-russia/russia-impede-acesso-as-estatisticas-da-populacao-a-meio-do-quarto-ano-de-guerra/20250708/686cd303d34ef72ee4481142