CM: Dia das forças armadas conquista novos recrutas

  • 0 Respostas
  • 1995 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
CM: Dia das forças armadas conquista novos recrutas
« em: Junho 11, 2006, 03:29:45 am »
Citar
Política  
 
2006-06-10 - 00:00:00

Defesa: Dia das forças armadas conquista novos recrutas
9620 jovens querem emprego na tropa
As Forças Armadas surgem cada vez mais como uma saída para muitos jovens que não conseguem concluir o ensino secundário ou não têm perspectivas de emprego.

 
Prova disso são os 9620 jovens que já formalizaram a sua pré-candidatura para ingressar na instituição militar em regime de contrato ou de voluntariado.

Foi o Exército que conquistou a maioria dos inscritos, com 5291 jovens a optarem de imediato por se candidatar a este ramo. Esta representa mesmo a maior novidade, já que no ano passado os 9676 mancebos que realizaram pré-candidaturas preferiram a Força Aérea e a Marinha. Desta vez, apenas 14 por cento optaram pela Marinha, enquanto 10 por cento pela Força Aérea.

Os bons ‘resultados’ do Exército foram recebidos com satisfação pelo ramo, com o porta-voz, tenente-coronel Pimenta Couto, a considerar que estes são fruto da “promoção da imagem do Exército e do seu processo de modernização”.

As remunerações e o regime de incentivos nas Forças Armadas constituem na verdade a principal atracção. Nas primeiras cinco semanas, os jovens recrutas começam por receber apenas 180 euros, mas depois o vencimento sobe para 470 euros. Após as 12 semanas de instrução os jovens passam a ganhar 520 euros.

Os dados a que o CM teve acesso revelam que a profissionalização das Forças Armadas não está em risco, ao contrário dos receios iniciais. Actualmente, o Exército tem 16 658 militares contratados, a Marinha cerca de 2800 e a Força Aérea 2558, e tudo indica que a substituição daqueles que saíram no ano passado está assegurada.

INCENTIVOS

ENSINO SUPERIOR

Os militares que tenham prestado pelo menos dois anos de serviço em regime de contrato têm prioridade no acesso a 2,5% das vagas fixadas anualmente para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior público.

FORMAÇÃO

As Forças Armadas garantem aos militares em regime de contrato ou de voluntariado formação e certificação para o mercado de trabalho através dos próprios ramos ou organismos especializados.

SUBSÍDIO

Após o termo da prestação de serviço efectivo (seis anos), os militares em regime de contrato têm direito a um subsídio de reintegração correspondente a dois salários por cada ano completo de serviço efectivo.

FUNÇÃO PÚBLICA

Os militares contratados que cumpriram pelo menos cinco anos de serviço têm direito a candidatar-se aos concursos internos de ingresso nos serviços e organismos da administração central, regional e local.

FORÇAS DE SEGURANÇA

No mínimo com dois anos de serviço, os militares contratados beneficiam de exclusividade na admissão aos concursos para ingresso nos quadros da GNR.

CRÉDITO À HABITAÇÃO

Os contratados que tenham prestado no mínimo dois anos de serviço têm direito de acesso preferencial aos regimes de crédito bonificado ou de jovem bonificado para aquisição de habitação própria permanente.

Ana Patrícia Dias

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=90&p=200