A emprensa francesa aproveitou-se dos tabloïdes ingleses para montar uma campanha contra a seleção portuguesa antes e depois do jogo, o que é vergonhoso da parte dum jornal especialisado como "L'Equipe" por exemplo.
Vi o jogo em casa dum amigo em Paris, era eu o unico a torcer por Portugal entre umas oito pessoas. Não havia nenhum sentimento anti-português apesar de duas pessoas presentes mercerem alguma lapada nas trombas. De regresso a casa, notei que a multidão a festejar era sobretudo constituida por franceses de origem magrebina e africana. O que demonstra que em França, a crise dos bairros é devida a problemas sociais, mas não raciais e religiosos.
Quando voltei ao trabalho hoje, os colegas chatearam me bastante, mas admitiram que Portugal esteve bem melhor em campo. O arbitro "esqueceu" um penalty a favor de Portugal mas tambem, no jogo todo não fomos capaz de marcar, afinal a França foi a justa vencedora, e sem jogar nada, apenas defendendo. Falta-nos um ponta de lança da classe do Thierry Henri.
Acho tambem que é exagerado falar dum sentimento anti-português em França.
Cumprimentos
Rogério