Sim..mas enquanto uns emprestram e outros gastam, os asiáticos vão reconhendo títulos de tesouro, acções de empresas americanas, dolares.
Só para teres uma ideia, se o Japão e a China num momento decidissem vender os seus titulos de tesouro, o dolar iria ter uma grande queda, e muita gente afirma talvez iniciar uma recessão na economia.
Ter um balanço desequlibrado é prejudicial, para aparentemente para os economistas americanos, desde que o povo gaste dinheiro e incentive a economia, é bom....entretanto só se vê o dinheiro a sair do país para a Ásia...que troca por títutlos de tesouro ou acções americanas, visto a excedentissima liquidez que eles tem relativamente aos EUA.
Uma parte do consumo americano vai para o real state...que é...impressionante....quantos anos já passaram com os preços das casas a aumentar?
E a percentagem de poupanças dos americanos? 1% (ou algo entre 1 e 3%) né?...não muito saudável não dirias?
Sem dúvidas, nunca é bom ter um Balanço de Pagamentos deficitário, principalmente na atual magnitude que ele ocorre na Economia Americana.
Contudo, o Déficit FIscal Americano não é hoje Estrutural, mas sim Conjuntural, principalmente em função dos gastos com a Guerra. Portanto, o Déficit Fiscal é razoavelmente de fácil solução...
Agora, de fato, é nesse equilíbrio, tênue eu diria, que se encontra o futuro dos EUA, à permaneceram os atuais desequilíbrios internos. China, Japão e os Tigres Asiáticos não tem em absoluto nenhuma causa que os incentive à vender os Papéis do Tesouro Americano ora em seu poder! Se isso significasse a recessão nos EUA, então significaria queda das Exportações destes países para lá...
Enquanto este equilíbrio tênue se mantiver, e irá durar por longo período ainda, os futuros Gov. poderão adequar-se e fazer reformas que promovam melhorias nesse sentido.
Quanto às Taxas de Poupança, de fato nunca é bom tê-las baixas nestes níveis, mas é bom indicar também o porque disto. É como a Mulher de César, "não basta SER honesta, tem de PARECER honesta"! A confiança do americano na pujança e solidez da sua economia, algo nada pretensioso, faz com que ele gaste, o que ajudou à impulsionar a Economia Americana por vezes para fora de recessões. São questões de Expectativas, mesmo quando a coisa anda mal, sabe-se que na próxima esquina a coisa melhorará.
Quanto ao Boom Imobiliário, tenha certeza que ele está próximo do fim, e isso não é ruim, é excelente para os EUA, pois nenhuma perspectiva indica a explosão da bolha, mas sim que ela irá esvasiar.
Comentando sobre a compra da Euronext pela NYSE, particularmente não me agrada este protecionismo-nacionalista, que faz com que uma "Bolsa Européia" seja melhor do que a mesma controlada pela NYSE. As bolsas de Lisboa e Paris, por exemplo, já são dominadas por "extrangeiros". Empresários não agem por patriotismo, agem por busca dos lucros. Portanto, pouco importa de onde vem o Capital, contanto que ele faça sua parte na Economia.