Relativamente às questões sobre o Brasil eu faço sempre uma ressalva.
Eu sou familiar de pessoas com atividade na Policia Militar de um estado brasileiro e relativamente longe das ideias politicas do atual presidente brasileiro.
No entanto, levantaria algumas questões, porque também me foram apresentadas nas condições acima descritas ...
O Lula, cidadão Luis Inacio da Silva, cometeu alguns ilicitos que podem ser apresentados como corrupção, nomeadamente o caso do prédio no Guarujá.
Mas no global, o Lula não é um politico corrupto, no sentido de obter vantagens pecuniarias para si proprio.
O problema é mais complicado e está relacionado com as caracteristicas do sistema politico brasileiro e com a não existência de partidos dominantes ou de um sistema de alternancia de poder ao nivel partidário.
O Lula da Silva e a bulgara Ivana Rousseva governaram o país, mas o PT nunca teve maioria na camara (ou seja, o equivalente ao parlamento) nem no senado (que em Portugal como sabemos não existe)
Para conseguir fazer passar leis, existem dispositivos - alguns deles secretos ou semi-secretos - que facilitam a compra de favores ou a compra de votos, nas decisões sobre grandes obras que podem favorecer ou os estados ou empresas dos estados.
Logo...
O principal "crime" do Lula, não foi ter roubado, foi ter entrado em negociatas sem fim, para conseguir o apoio do número de deputados necessário para fazer passar leis e assim conseguir governar o país.
Dessas negociatas terão resultado danos graves para a economia brasileira, e de entre os principais negociadores, destacam-se pessoas do Partido dos Trabalhadores, mas não só.
Praticamente toda a gente entra no negocio e esse tipo de ajustes, "conversas" como os brasileiros lhe chamam, resultam num sistema de acomodações e pagamentos de favores.
Neste caso, há um problema complicado de resolver porque ele tem origem no sistema politico brasileiro, onde poucos partidos têm realmente implantação a nivel nacional, com capacidade para conseguir uma maioria na câmara.
O maior partido brasileiro, na câmara dos deputados é o partido do Tiririca e do Bolsonaro, mas com 99 deputados, não chega a ter 20% do parlamento na mão.

Imaginem como seria governar Portugal, com o maior partido do parlamento português a conseguir 44 deputados.
Presentemente, o maior tem 120 deputados e o segundo maior tem 77.
Portanto:
Há problemas com o sistema politico brasileiro, que não decorrem do Lula, do Bolsonaro, ou de qualquer outro candidato ou politico.
A somar a isto, há o fenomeno do extremismo fanático dos evangélicos pentecostais, que se transformaram num problema com solução dificil.
Muitos dos fanáticos que atacaram a praça dos três poderes, acham que estavam numa espécie de cruzada divina e que o próprio Deus, vestido com a camisa da seleção brasileira, lhes abriu a porta do planalto.
Depois, evidentemente, existe a extrema direita brasileira, que não sabe bem o que direita é, e que um conservador por natureza não é um revolucionário.
Tudo junto, dá nisto ...
E tudo isto, num país em que as pessoas têm medo de andar à noite na rua, não augura um futuro muito radioso...
É uma pena