Na minha opinião, a resposta a este problema não é muito complicada...
Nós não precisamos de carros de combate "state of the art" porque:
- na esmagadora maioria das missões que executamos eles não são precisos
- mesmo quando são precisos, pouca capacidade temos de os transportar
- fora de forças de coligação, a nossa capacidade de os sustentar no terreno é quase nula ( digo quase porque acho que ainda os conseguíamos levar até Olivença se fosse preciso

)
Mas a verdade é que, no estado em que estão, os M60 de pouco servem...
Assim, o critério de escolha deve ser sobretudo o económico - se um Leopard 2 A4 for mais barato do que um M60 com upgrade ( o upgrade que prefiro é o do Sabra ), então ele que venha...
Outro critério pode ser ainda o das capacidades operacionais... e para mim, o Leo 2 continua a ganhar ao Sabra, mas por pouca margem. Isto porque, embora sendo os dois bastante bons ( pelo menos para o uso que nós lhes damos... ), a sua doutrina de emprego é/deverá ser bastante diferente. Li já não sei onde que os Israelitas usam o Sabra sobretudo no acompanhamento dos APC mais lentos ( como o Achzarit ), e também em unidades com uma maior percentagem de infantaria mecanizada, e portanto, mais vocacionadas para guerra urbana ou defensiva, ao passo que o Merkava é atribuído às unidades que em tempo de guerra teriam uma missão mais ofensiva... E creio que o mesmo paralelismo pode ser estabelecido com o Leo 2 e o Sabra. Este último é mais, como o Luso disse, uma espécie de monitor terrestre, ao passo que o Leo2 é mais polivalente, e mais capaz em missões ofensivas
Finalmente, creio ainda que o Leo2 tem uma maior margem para upgrades, embora no nosso caso eles não sejam absolutamente essenciais...
Assim, volto a dizê-lo, o que é determinante é o custo ( até porque há aquisições mais prioritárias no exército )...
- Se o mais barato for o Leo 2, então devemos escolhê-lo
- Se tiverem um preço semelhante , então o Leo 2 deve ainda ser o escolhido, porque operacionalmente é melhor/mais adequado
- O Sabra ( ou a versão com a torre do M1A1 ) só deverá ser adquirido se se revelar consideravelmente mais barato do que o Leopard ( muito pouco provável, mas... )