Sou do concelho de Bragança (apesar de ter nascido em França)
Tinha uma ideia que França pertencia ao concelho de Bragança!
Agora a sério...os transmontanos em geral e os brigantinos em especial tem razões de queixa do poder central, desde sempre.No que respeita a estruturas de acesso algo já se foi fazendo, e o que estará previsto pode vir a responder às necessidades nesse sentido.Mas há um problema de 'timing', as coisas já deveriam estar feitas hà muito tempo, e entretanto possívelmente perderam-se algumas oportunidades, pessoas e vontades com capacidades geradoras de emprego (problema crónico no interior português). No Minho,... aparentemente...está a privilegiar-se uma cooperação económica com a Galiza, e talvez essa via seja interessante não só para actividades económicas comuns como para a intensificação do trabalho transfonteiriço que, goste-se ou não, deverá ser incontornável no futuro.
Mas reconheço que não estou a par da realidade económica do outro lado dessa fronteira, e se haverá complementaridade...
Não sei se se justificaria a criação de mais Universidades, mas certamente cursos profissionais de nível Superior ou médio são muito importantes.
O 'problema do Hospital' é corrente em todo o país, mesmo no litoral devido a racionalização administrativa e hospitalar pretendida pelo Governo (vejam-se os casos recentes de encerramento de Maternidades).
Depende do que está em falta e o que o Governo quer fazer aí nesse sector.Espero que não se acabe como 'pescadinha de rabo na boca' ...nao se investe ou renovam estruturas públicas por falta de população, e nao aumenta ou se fixa população por falta de estruturas...
qual a função do Estado nisto tudo?... difícil entender.
Eu diria que isto está tudo 'ligado'...a partir da existência de bons acessos, ... de escolas profissionais competentes e de um quadro regional de objectivos económicos bem definidos (condições de investimento facilitadas etc.) poderemos ter as bases para um desenvolvimento económico e humano satisfatório... e a região de Bragança bem merece.
Cumprimentos