TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #720 em: Julho 23, 2022, 09:48:09 am »
Não me digam que não tem aviões suficientes  :o

É mais falta de flight crews para as diversas frotas.
Os E190 que vieram estão como ACMI.

Abraços

« Última modificação: Julho 23, 2022, 09:49:47 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #721 em: Julho 23, 2022, 05:37:17 pm »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #722 em: Julho 29, 2022, 03:12:34 pm »


TAP, Galp e ANA juntos no primeiro voo com SAF em Portugal

A TAP, a Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal celebraram uma parceria estratégica para o desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF - Sustainable Aviation Fuel) em larga escala, a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas sustentáveis.

Inaugura-se assim uma nova era da aviação em Portugal com combustíveis mais sustentáveis fornecidos pela Galp, alinhada com o enquadramento europeu em matéria de obrigatoriedade de incorporação SAF na aviação.

O primeiro voo em Portugal abastecido com SAF fez a ligação Lisboa-Ponta Delgada num Airbus 321neo, pintado com as cores retro da TAP e chamado “Portugal”.

O combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado com a alternativa fóssil. A redução de emissões neste voo foi de 7,1 ton CO2eq, o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.

Esta parceria, formalmente assinada numa cerimónia que contou com a presença da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, está em linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa 'RefuelEU Aviation' que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.

A TAP é signatária da resolução da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que, em outubro de 2021, se comprometeu a atingir emissões de carbono zero até 2050. A IATA congratula-se assim com mais este importante passo que contribui para alcançar as metas propostas.
« Última modificação: Julho 29, 2022, 03:13:08 pm por HSMW »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #723 em: Agosto 11, 2022, 04:44:14 pm »
Técnicos de manutenção de aeronaves têm níveis elevados de fadiga e sonolência

Os técnicos de manutenção de aeronaves apresentam níveis acima do normal para a população portuguesa de sonolência e fadiga, sobretudo os que trabalham por turnos, com sinais sugestivos de ‘burnout’ face aos que não trabalham por turnos.

As conclusões são do estudo “Saúde e Sono dos Técnicos Portugueses de Manutenção de Aeronaves”, levado a cabo pelo Centro de Medicina do Sono (CENC), a pedido do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema), coordenado pela neurologista e especialista do sono Teresa Paiva e que teve como investigadora principal Cátia Reis.

O estudo contou com a colaboração de 348 técnicos de manutenção de aeronaves, dos quais a maioria (85,1%) trabalha por turnos.

A análise concluiu que 60% dos inquiridos sofria de sonolência diurna e 70,3% referia sonolência durante o horário de trabalho.

Adicionalmente, 60,9% dos inquiridos reconheceu ter dificuldades em adormecer, enquanto 61,1% reportou dificuldades em acordar e também fadiga ao acordar (75,9%).

Do total de inquiridos, 77,9% revelou não dormir o suficiente.

“No cômputo geral, os indicadores deles estão um bocadinho acima do que é reportado para a população geral, temos valores elevados para a nossa população, mas os deles são maiores, apesar de serem uma população relativamente jovem”, disse à Lusa a investigadora Cátia Reis, que também já desenvolveu estudos do mesmo género com pilotos da aviação.

Para a investigadora, isto está associado ao trabalho por turnos.

“O facto de trabalhar por turnos tem esta condicionante, é muito mais difícil conseguirmos suprir as necessidades de sono, pelas condicionantes do próprio trabalho, e depois temos de pensar noutra questão: um trabalhador não é uma máquina, tem uma família por trás, têm filhos, eles são relativamente jovens e grande maioria tem filhos pequenos e isto faz com que, se calhar, saiam do turno da noite e em vez de ir dormir, que era o que deveriam fazer, querem estar com os filhos aquele bocadinho antes de entrarem para a escola”, explicou Cátia Reis.

O estudo observou também níveis sugestivos de ‘burnout’ (esgotamento profissional) nos técnicos de manutenção de aeronaves.

“Vimos que, efetivamente, havia sinais sugestivos de ‘burnout’ no grupo de trabalho por turnos e não no grupo de trabalho dos que não faziam turnos”, apontou a investigadora.

Em comunicado, o presidente da direção do Sitema, Paulo Manso, referiu que “o desgaste fruto de uma profissão por turnos é natural, mas este estudo revela que há um elevado risco de ‘burnout’ nos TMA [técnicos de manutenção de aeronaves], fruto de um descanso de fraca qualidade”.

“A maioria sente que faz o seu trabalho sozinho, sem apoio de colegas ou chefias, o que demonstra que há cada vez mais falta de pessoal”, acrescentou o dirigente sindical.

O estudo concluiu também que 14,1% dos inquiridos já teve acidentes ao voltar para casa no final de um turno, sendo que 9,5% reportou que os acidentes ocorreram após o turno da noite.

Dos participantes, 61% disse sofrer de doenças crónicas, sendo a patologia músculo-esquelética a mais reportada (48,6%), seguida por doenças respiratórias (14,2%) e por doenças neurológicas (11,5%).

A doença cardiovascular surge em quinto lugar (6,5%), a seguir às doenças dermatológicas (7.7%).

Para melhorar estes valores, são deixadas algumas recomendações, como a rotatividade para a frente dos turnos (manhã-tarde-noite), o que não estava a acontecer no caso dos inquiridos, e formações aos profissionais, para que consigam lidar com o trabalho por turnos.

Foram convidados a participar neste estudo 600 trabalhadores associados do Sitema, tendo-se obtido 348 respostas válidas, com uma taxa de resposta de 60%.

A colheita de dados foi realizada entre maio e junho de 2019, ‘online’, numa amostra com média de idade de 40,3 anos, a maioria homens (96,3%), casados (75,9%) e com filhos (70,1%).

Fonte aviação TV
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Re: TAP: Notícias
« Responder #724 em: Agosto 25, 2022, 10:56:42 am »
TAP espera que nova injeção de 990 milhões chegue no final do ano

https://eco.sapo.pt/2022/08/23/tap-espera-que-nova-injecao-de-990-milhoes-chegue-no-final-do-ano/

Ó Medina, prepara já o cheque que é para entregar ainda este ano!

Agora percebo a manifestação dos pilotos, sabem que vai chover até ao fim do ano, e em algum lado o dinheiro tem de ser gasto!

Sugiro uma coisa, como os pilotos afirmam que fizeram um sacrifício maior que o Estado (todos nós), ofereçam-lhes a empresa a custo zero! O Medina cancela o cheque e depois de serem os donos, podem aumentar o salário para um valor que lhes aprouver!!!!!  :mrgreen:
« Última modificação: Agosto 25, 2022, 10:57:23 am por Viajante »
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #725 em: Agosto 25, 2022, 12:53:20 pm »
Só? Tão pouco?
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Re: TAP: Notícias
« Responder #726 em: Agosto 30, 2022, 11:17:42 pm »


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Re: TAP: Notícias
« Responder #727 em: Setembro 04, 2022, 10:36:39 pm »
Dois mortos em acidente entre avião da TAP e moto durante aterragem no aeroporto da Guiné Conacri. Vítimas terão sido sugadas pelos motores do avião



Dois seguranças do aeroporto tentaram atravessar a pista no momento em que o avião tentava aterragem

Um avião da TAP colidiu com uma motorizada durante a aterragem no aeroporto da Guiné Conacri, provocando a morte do ocupante do veículo, informou este sábado a companhia aérea, garantindo que “foram cumpridos todos os procedimentos de segurança”.

Num comunicado divulgado esta madrugada, a TAP refere que “o voo TP1492 registou um acidente na aterragem no aeroporto da Guiné Conacri, quando uma moto tentou atravessar a pista nesse momento, tendo o ocupante do veículo perdido a vida”.

“Passageiros e tripulantes estão todos bem”, assegura. Fonte do Aeroporto Internacional Ahmed Sékou Touré revelou entretanto que o acidente fez dois mortos, dois seguranças que se deslocavam na motorizada e que terão sido sugados pelos motores da aeronave.

O comunicado da TAP não precisa o dia e hora do acidente, mas o portal NewsAvia refere que ocorreu na noite de sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Conacri, na Guiné, envolvendo um Airbus A320neo da TAP que tinha descolado de Lisboa pelas 20:32.

Segundo a companhia, “foram cumpridos todos os procedimentos de segurança, mas, ainda assim, não foi possível evitar o referido acidente”.

“A TAP está naturalmente a colaborar com as autoridades locais para se apurarem as circunstâncias que levaram a esta lamentável situação”, afirma, lamentando “profundamente o sucedido” e apresentando “as suas sentidas condolências à família da vítima mortal”.

Autoridade Civil investiga

A Autoridade Guineense de Aviação Civil está a investigar o acidente ocorrido na sexta-feira à noite: “Uma investigação conduzida pela Autoridade de Aviação Civil da Guiné (AGAC), com o apoio do Departamento de Segurança e Proteção (SOGEAC), está em curso para averiguar as causas e as responsabilidades das partes envolvidas”, lê-se uma nota do Aeroporto Internacional Ahmed Sékou Touré publicada na rede social Twitter.

Segundo esta mensagem, o acidente ocorreu pelas 23:40 (hora local) de sexta-feira, quando “o voo TP1492 da companhia TAP Portugal, com origem em Lisboa, atingiu dois indivíduos que circulavam numa motorizada na pista de aterragem”.

“O condutor identificado era um agente de segurança, funcionário de uma empresa encarregada de proteger as instalações do aeroporto”, precisa o texto, expressando “sinceras condolências às famílias enlutadas”.

O portal de notícias Guineenews.org avança que os dois seguranças que circulavam na motorizada “tentavam atravessar a pista quando foram sugados por um dos motores da aeronave que acabara de aterrar”.

Segundo refere, “a tragédia e a abertura de um inquérito impediram a companhia portuguesa de embarcar os passageiros que deveriam partir para Lisboa”.

https://cnnportugal.iol.pt/aviao/tap/aviao-da-tap-colide-com-moto-durante-aterragem-no-aeroporto-da-guine-conacri/20220903/631304b40cf2ea4f0a5a8996

 :o :o

https://aviationsourcenews.com/news/tap-air-portugal-a320-hits-motorcycle-on-landing-killing-two/
« Última modificação: Setembro 04, 2022, 10:44:15 pm por Viajante »
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #728 em: Setembro 09, 2022, 03:41:03 pm »
https://eco.sapo.pt/2022/09/09/privatizacao-da-tap-acelera-com-disputa-entre-franceses-e-alemaes/
Privatização da TAP acelera, com disputa entre franceses e alemães
Citar
Entre as favoritas à compra da companhia aérea encontram-se a alemã Lufthansa e o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM.

O Governo quer avançar com a privatização da TAP ainda este ano, tendo em vista concluir o processo nos primeiros meses de 2023, avança o Expresso (acesso pago). Entre as favoritas à compra da companhia aérea encontram-se a alemã Lufthansa e o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM.

Já a IAG, liderada pela britânica British Airways e a espanhola Iberia, chegou a sinalizar interesse, mas deverá ser descartada por ser uma ameaça para o hub de Lisboa. O Governo tem tido conversas com os assessores financeiros e as companhias candidatas nos últimos meses com alguma regularidade e discrição.

A principal hipótese seria a privatização de pelo menos metade da TAP, mas algumas pessoas dentro do Governo sinalizam que pode não haver resistência em vender uma percentagem perto dos 100%, segundo o jornal. A decisão ainda não está tomada, mas os vários cenários estão a ser estudados e equacionados pelo gabinete do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

+ de 3.000 Milhões € depois voltamos onde estávamos em 2015

Só para recordar: ( 2016-02-06 às 11h31 )
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=20160206-pm-tap
Citar
O Estado recuperou o controlo estratégico da TAP após a assinatura do memorando de entendimento entre o Estado e a Atlantic Gateway que decorreu em Lisboa. O Primeiro-Ministro afirmou que «era essencial garantir a perenidade da visão estratégica da empresa e do seu papel ao serviço de Portugal e da economia nacional».

«Já tive oportunidade de dizer que os aviões da TAP são as nossas caravelas de há 500 anos e, por isso, é preciso garantir que aquilo que era provisório a dez anos e a 30 anos seja perene», acrescentou António Costa.

As negociações entre o Governo e o consórcio Gateway sobre a TAP «não foram fáceis», mas resultaram «numa boa parceria», afirmou o Primeiro-Ministro, acrescentando que por terem sido difíceis «significa que na fase de negociações se enfrentaram e se resolveram os problemas» e «não há nada pior do que deixar problemas por resolver».

«É com muita satisfação que iremos ser sócios», disse também, ressalvando que o Estado não pretende intervir na gestão diária da empresa, que manterá o estatuto de empresa privada.

Respeito pelo investimento

António Costa sublinhou que «nunca houve um conflito entre este Governo e quem comprou a TAP no processo de privatização». «Houve uma discussão sobre opções políticas tomadas em Portugal, mas que são estranhas naturalmente aos privados que adquiriram a TAP, um assunto que está resolvido democraticamente». Esta questão foi resolvido com a garantia dos direitos dos acionistas privados e o cumprimento da lei.

O Primeiro-Ministro afirmou a sua confiança no futuro da empresa porque os sócios têm um «interesse comum», porque «o que é bom para a TAP é bom para o País». Os direitos dos compradores foram «foram garantidos», mostrando que «Portugal é um Estado de direito que respeita e procura o investimento direto estrangeiro».

Recorde-se que o Programa do Governo definia como objetivo o retorno da maioria do capital da transportadora aéra nacional à posse do Estado.

Acordo

O Governo de António Costa vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34%), resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, ficando 5% para aquisição pelos trabalhadores ou, se estes não o fizeram pela Gateway.

O Estado compromete-se a não deter uma participação superior a 50% na TAP, passando a nomear o presidente do conselho de administração da empresa, composto por 12 elementos - seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado. A comissão executiva terá três membros, nomeados pelos acionistas privados.

O empresário Humberto Pedrosa, que lidera o consórcio Gateway, afirmou que «boa vontade e diálogo permitiram o casamento». «De braço dado com o Governo, estou certo que há uma garantia de estabilidade para TAP e para os seus trabalhadores. O que importa é que está assegurada a gestão privada e o nosso plano estratégico e que este acordo irá contribuir para o fortalecimento da TAP», acrescentou.

Na cerimónia estiveram ainda presentes os Ministros que assinaram o acordo - das Finanças, Mário Centeno, e das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques, que também conduziu a negociação.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #729 em: Setembro 09, 2022, 07:01:31 pm »
1.Comprar TAP falida quando não pode haver voos, prometendo estourar €3,200,000,000 dos contribuintes

2.Invocar interesse estratégico dizendo quando a TAP nunca devia ter sido privatizada

3.Ter prejuízos recorde

4.Privatizá-la quando ela nunca valeu tão pouco e ignorar o ponto 2.



https://twitter.com/glevycordeiro/status/1568220951766093829

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Re: TAP: Notícias
« Responder #730 em: Setembro 10, 2022, 12:18:00 am »
Simplesmente criminoso!!!!!

Então nacionalizam a empresa porque é estratégica para o país, injectam 3,2 mil milhões de euros para a seguir voltarem a vender, provavelmente a custo zero!?!?!?!

Isto é gozar com os nossos impostos!
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #731 em: Outubro 05, 2022, 08:03:21 am »
E, para uma empresa que está financeiramente muito mal, na qual o POVO já comparticipou com alguns milhares de milhões, está certo, comprarem os BM's para a administração. :snip:

https://www.noticiasaominuto.com/economia/2086297/tap-encomenda-dezenas-de-bmw-para-chefias-e-diz-que-gastara-menos

Abraços
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« Responder #732 em: Outubro 05, 2022, 10:41:38 am »
E, para uma empresa que está financeiramente muito mal, na qual o POVO já comparticipou com alguns milhares de milhões, está certo, comprarem os BM's para a administração. :snip:

https://www.noticiasaominuto.com/economia/2086297/tap-encomenda-dezenas-de-bmw-para-chefias-e-diz-que-gastara-menos

Abraços

Caro Tenente! É para piscarem o olho aos alemães  :mrgreen:
(Lufthansa)

Já que os Peugeot e uma francesa como CEO não impressionaram a Air France-KLM  :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 05, 2022, 10:49:02 am por Viajante »
 

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« Responder #734 em: Outubro 05, 2022, 11:56:26 am »
Isto em Portugal é sempre assim. Pode estar tudo a passar fome, ou as empresas sem dinheiro, mas as regalias dos altos funcionários nunca vão faltar.

Mas temos que compreender, os cargos mais elevados da TAP, não recebem salários suficientemente altos para comprar os seus carrinhos, é preciso esta ajuda de custo, senão teriam de ir a pé para o trabalho, coitados...  ::)

Se precisam de comprar carros (coisa que nem precisam), comprem citadinos eléctricos, que além de ser mais baratos, poluem menos (zero) e a empresa deixa de ter o fardo de pagar o combustível (caro) das viaturas.

Já chega destas regalias da tanga para os altos cargos, quando há famílias a contar os cêntimos ao fim do mês e as empresas não dão mais nada além do salário mínimo.