Se o nosso exército fosse metade do espanhol, já era muito bom.
Infelizmente!
Está-se a referir ao equipamento, certo?!
Não só ao equipamento.
E que tal deixar o orgulho de parte?
O exército português na sua grande maioria, não tem equipamento de qualidade, nem pessoal qualificado.
Fale por si, na minha, apesar do desprezo a que foi relegada pelo Exército, tem lá muito militar altamente qualificado. Já agora, o que é para si pessoal qualificado? O atirador que sabe progredir no terreno, o quê exactamente?
Supostamente não podem deixar entrar ninguém sem ter o 6º (havia de ser o 9º), mas a verdade é que entra pessoal com o 5º e 4ªclasse. É triste!
E? Os melhores camaradas que eu tive eram o pessoal do interior que tinham o 9º ano e que mal sabiam escrever, não o alfacinha ou o tripeiro todo "manhoso".
Depois andam lá os "zés soldados" armados que mandam no pessoal que vai prestar provas e do pessoal da recruta. São as unicas alturas é que podem mandar em alguém. Quando ainda vão a abrir a boca, já se sabe que só dizem m*r*a. Vêm do desemprego com um contrato carimbado na testa de 7 ou 8 anos e rua.
Ainda bem que nas outras tropas isso não existe, nem existe situações tristes de se embebedar com vinho MM (que ér autêntico vinagre), nem chegarem a tempo às messes, nem...
Os cursos, especializações ou qualificações que se tiram no exército são só uma: Javardice e mais nada.
Epá isso depende da unidade e da classe, já foi melhor mas também já foi pior, agora eles até vão tendo umas aulas engraçadas de informática, socorrismo...pelo menos foi o que um miúdo disse-me.
Só se safa quem tem qualificações para concorrer à ESE e AM, os outros são "carne para canhão".
ETP, CTOE, CTC, EPI, etc?
Toda a gente sabe que a marinha e a força aérea estão a anos luz, não é preciso ser um qualquer exército estrangeiro.
Sem dúvida, uma das coisas que o meu pai refere do seu tempo de tropa é exactamente essa diferença que ele encontrou na FAP em relação ao Exército (ele esteve nos dois ramos).
Quanto às chefias do exército, podem dizer, que mataram pretos com os dentes, que fizeram trinta por uma linha no Ultramar. Para mim e para muita gente, o exército está mal gerido. Os pequenos pormenores é que fazem toda a diferença, mas no Exérctio Português os pormenores são mariquices.
É minha ideia!
Deve haver uma mão cheia de militares no activo que passaram pelo ultramar, agora é mais Bósnia, Kosovo, Timor-Leste, Afeganistão, etc.
Eu tambem acho que o Exército podia ser melhor gerido, mas antes de dizer que a nível qualitativo os nossos militares são infereiores aos militares espanhóis devia informar-se dos estrangeiros que são aceites em Espanha, de militares espanhóis que foram agredidos por não pertencerem a gangs constituidos por sul-americanos (aconteceu na Força Aérea), no mal estar generalizado por estas e outras decisões politicas. Depois...eu não vejo o Exército Espanhol melhor gerido ou os militares espanhóis melhor qualificados...pelo menos não na unidade congénere à minha.
Sei que eles têm simuladores que nós não temos, de equipamento que eles têm que para nós é ficção cientifica, mas ao nível da qualidade geral dos militares em si, não vejo qualquer melhoria, são ambos Exércitos profissionais com o que de mau e bom acarreta.