Só para dar um exemplo: Nos estados Unidos é comum haver crianças que residem a 20 ou 30Km da escola. Em Portugal há manifestações porque os meninos vão ficar numa escola a 10Km de casa, e não podem viver debaixo das saias da mamã.
Nao so isso, como tambem ha' muito boa gente que faz, diariamente, 100 ou 150 km para ir (e vir) trabalhar. Acrescente-se ainda a enorme capacidade de mobilidade: todos os dias ha' gente que se muda de estado, com a familia inteira atras, porque arranjou um emprego melhor — e nao so' pessoas individualmente mas, por vezes, companhias iteiras. Sera' que alguem esta' a imaginar o belo do tuga a mudar-se de Lx para a Guarda, por exemplo, por que arranjou em emprego melhor? Claro que nao, eu proprio nao o faria. Mas esta capacidade de mobilidade e' um dos grandes triunfos da economia americana.
Bem, também não se pode atribuír tudo à mentalidade. Primeiro porque si, conheço muita gente que muda de cidade para ir atrás de um emprego.
Depois, porque se deve analisar um bocado a situação. Digamos que eu vivo a 100km do emprego: ou me mudo de uma vez (o que pode não ser possível em caso de ter família), ou arranjo onde ficar durante os dias de trabalho (também não muito praticável para que tem família), ou vou e venho todos os dias. Optando pela terceira opção, vou fazer todos os dias 200km. Ou em transportes públicos, se existir algum horário minimamente praticável, ou de carro. Ou seja, de carro. Digamos, diesel relativamente recente e com uns consumos mais ou menos? 12l de gasóleo por dia (se for quase tudo estrada sem trânsito) a 1€ por litro (para simplificar). Se não houver portagens, a 22 dias/mês, são 264€. Só no combustível para chegar ao trabalho. E se isso nos EUA até podem parecer uns trocos, em Portugal é uma "pantufada" jeitosa, e para a maior parte das pessoas é uma excelente razão para não procurar emprego a 100km de casa.
-------------
Quanto ao tópico, Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, fora disso é bastante difícil encontrar empregador. Além disso, também esta não será talvez a melhor altura, porque em algumas universidades os alunos fazem estágio no segundo semestre do 5º ano, e muitas empresas estarão inundadas de CV dessa "carne para canhão".