Qui in Italia il nickname Gina era per l'aereo Fiat-Aeritalia G91Y de le Frecce Tricolori...
A “Pero Escobar” era uma fragata ligeira (1250 ton), cedida pela NATO a Portugal. Foi construída nos Estaleiros de Castellamar di Stábia em Itália e aumentada ao Efectivo dos Navios da Armada em 30 de Junho de 1957. Era um navio sob o ponto de vista bélico deficientemente equipado, mas possuía uma instalação propulsora poderosa constituída por 2 turbinas ansaldo de 2x12000 shp e 2 caldeiras aquitubulares de alta pressão fosterwheeler que lhe proporcionavam uma velocidade máxima muito significativa de 33 nós. Face às suas características era utilizada normalmente em missões de fiscalização e controlo do mar, viagens de instrução e soberania. Talvez por ser um navio muito bonito designadamente na convergência das linhas de proa e do convés, assim como na forma da chaminé e sua inserção nas superestruturas, desde muito cedo, na gíria naval a fragata passou a ser conhecida por “Gina”, e era muito vulgar nas conversas entre marinheiros quando se abordava a fragata, esta ser tratada apenas por aquela designação. Obviamente que a comparação tinha a sua lógica na harmonia entre as linhas do navio e as da artista de cinema Gina Lollobrigida e ainda porque ambos eram originários de Itália. Efectivamente Lollobrigida era na época uma actriz italiana de grande popularidade, muito conhecida pela sua beleza. Interpretou diversos filmes tendo ficado célebre a sua actuação na película “O Trapézio”. Certo dia em Março de 1962, o navio depois de escalar o Porto Grande de S. Vicente de Cabo Verde e Bissau, em viagem de instrução de cadetes, chega ao Funchal, porto onde é oferecida uma recepção às autoridades locais. Entre os convidados encontrava-se o Consul Geral da Itália, Senhor Emanuele Valle, pessoa muito popular no meio local, que em conversa amena com os oficiais e cadetes ficou a saber que a fragata era conhecida por “Gina” e das razões que a tal levaram. Apesar de não conhecer pessoalmente a célebre actriz, talvez por razões de nacionalidade ou até pelas funções que desempenhava, mas principalmente pela sua maneira de ser, o Sr. Emanuele Valle escreveu a Gina Lollobrigida contando-lhe o caso. O tempo foi passando e um dia em Agosto com o navio atracado na Base Naval de Lisboa, o Comandante entra a bordo trazendo um grande envelope, devidamente cartonado e dirigindo-se para a Câmara de Oficiais, estava-se perto da hora do almoço, abre a encomenda, e qual não foi o nosso espanto quando com uma carta do Consul surge uma enorme fotografia da actriz italiana com a seguinte dedicatória: Al Comandante e agli Ufficiali della NRP “Pero Escobar” con l’augurio sincero che la lorobella nave esca sempre vittoriosa da qualunque cimento. Roma 1962 Gina Lollobrigida — Ao Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” com o voto sincero de que o seu belo navio saia sempre vitorioso de todos os perigos. Roma 1962 Gina Lollobrigida Tratava-se de um belíssimo retrato de Gina, de perfil, ostentando um lindissímo diadema de brilhantes. Surgiu então uma questão complicada. A Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” era relativamente pequena, estando as anteparas quase completamente ocupadas com armários e vigias, excepto num local onde já se encontrava a fotografia do Presidente da República. A colocação da fotografia de Gina na Câmara como era vontade de todos constituía o problema. Mas eis que um dos oficiais presentes teve um vislumbre e em tom muito respeitador dirigiu-se ao Comandante afirmando que – uma vez que o Comandante tinha na sua Camarinha o estandarte nacional e era ali que tratava dos assuntos oficiais, seria natural que também lá tivesse a fotografia do Presidente da República. A ideia a todos convenceu, incluindo o Comandante e assim a fotografia de Gina Lollobrigida pôde ser colocada na Câmara de Oficiais. Mais tarde o Comandante e os Oficiais num gesto de reconhecimento e agradecimento,enviaram para Gina Lollobrigida uma grande fotografia do navio com as seguintes palavras: À grande actriz Gina Lollobrigida, o Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” na homenagem à eterna beleza e harmonia de linhas. Lisboa – 1962. Na Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” o retrato era o orgulho da sua guarnição e motivo de visita de muitas pessoas que o queriam admirar. Quando o navio foi abatido em 1976, a sua última guarnição, num gesto digno de louvor, não se esqueceu de remeter a já famosa fotografia para o Museu de Marinha. E, é pois no Museu de Marinha, que se encontra o retrato de Gina Lollobrigida, que perpetua não só a famosa actriz, mas recorda também a fragata “Pero Escobar” e as suas guarnições, no terceiro quartel do século XX. Museu de Marinha (Texto de Luís Roque Martins, CALM EMQ – – Director da Revista da Armada)
:shock: Storia incredibile.Portogallo aveva aerei di produzione italiana e un'attrice italiana era conosciuta anche in Portogallo.Davvero curioso
CitarI believe it is a fregate built in the shipyards of Castellamare di Stabia in the early '60s. It seems similar to the italian destroyers of the time. Essas fragatas eram similares no projecto à classe Cigno, e foram construídas duas para a Indonésia, uma para Portugal e seis para a Venezuela.You can see two fotos of a venezuelan navie ship, the GC 12 of the same class.Aqui pode ver duas fotos da fragata venezuelana GC 12. http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5920
I believe it is a fregate built in the shipyards of Castellamare di Stabia in the early '60s. It seems similar to the italian destroyers of the time.