Admiram-se? A vulgarização do ensino superior traz obviamente isto, a partir do momento que qualquer mentecapto pode entrar num qualquer curso superior sem grande esforço (se não entra em ciências entra em línguas), é natural que isso terá reflexos. E pior, durante todo o tempo lectivo seja no ensino normal ou superior, caso sejam apanhados a copiar nos testes ou entreguem trabalhos que são cópias de outros anos, nunca há consequência, quando muito são expulsos do teste mas podem realizar futuramente outro, já nos países a sério são expulsos da escola ou faculdade, sem qualquer problema, fraude = expulsão. Em Portugal são todos meninos de colo e coitadinhos.
O discurso do moralistazeto dorido. Então a culpa é dos alunos?!! Olha.... e eu a pensar que era das "elites" formadas quando as Universidades eram só para os filhos dos "douetoures", tempos esses em que filho de rico tinha de sair "Douetoure" mesmo que tivesse um bloco de granito entre as orelhas.
Olha, já que falas da outras Nações da Europa, convinha dar uma olhada no Eurostat, só para perceber que ainda somos, infelizmente, uma das Nações dessa mesma Europa com menos população com nível universitário. O que se reflete em tudo o resto, seja no mercado de trabalho, seja a nível cultural, seja a nível politico.
Esse tipo de discurso com que brindaste quem lê este fórum, é o discurso tipico que nos levou ao atraso de décadas em relação ao resto da Europa pois caso não saibas, digo-te eu: a responsabilidade é de quem cria as regras, é de quem tem interesse no "negócio" (universidades, governos, patronato) e não de quem vai para lá porque lhe dizem que sem tirar um "canudo" não tem hipotese no "mundo moderno". E quanto a tadinhos e meninos de colo só se forem os filhinhos do papá que nunca fizeram mais nada a não ser "ser filhos" e que vêm o filho do serralheiro ou do pedreiro, muitas vezes tendo de trabalhar para ajudar os pais a pagar os custos da Universidade, passar à frente. O que é lixado, afinal anda a deixar-se toda a gente entrar no ensino superior.
Halibut ou bepanthene.