Luso vi o vídeo e não vi nenhuma “pimbalhada”, vejo um BIPara a marchar à Pára-quedista equipados a cantar o “Ò pátria mãe”. Tudo isso faz parte das muitas tradições das Tropas Pára-quedistas e como tal eu defendo-as.
Que há muita pimbalhada nas Forças Armadas, há…e de que maneira, mas não é por este vídeo que lá chegas. Pimbalhada é “profissionalizarem” a tropa e reduzirem o tempo máximo de contractos, reduzirem as regalias, continuar-se com as guerras de quintas, etc. Vai a uma unidade operacional e vais ficar aparvalhado com a falta de pessoal, é que pura e simplesmente não há voluntários em quantidade e em qualidade suficiente. A razão disso é óbvia, a péssima política de selecção, formação e gestão dos recursos humanos e ainda por cima a impossibilidade de a maior parte dos militares contratados acederem ao QP. Não duvides que há um sangramento nas fileiras e que em breve a pouca operacionalidade que ainda temos (graças aos nossos militares e não aos meios que eles dispõem), vai à vida.
Depois é vê-los a ganharem louvores e medalhas só porque fizeram o seu trabalho e não porque fizeram algo de excepcional, é ver pessoal que se esforça a ser preterido em relação aos lambe botas (amigos de bebedeiras), é ver as tradições atacadas por pessoas que deviam saber que essa é daquelas coisas que NUNCA se deve tocar (e eu não estou a falar de ti, mas sim de quem tem poder), é ver tanta e tanta coisa que está mal não só nas Forças Armadas como em todo o país…
Escrevi este texto e não vou editá-lo, por isso vão vê-lo tal e qual eu escrevi do inicio.